Os nomes genéricos e específicos de Deus - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

Os nomes genéricos e específicos de Deus

O nome de Deus representa o próprio Deus, é inerente à sua natureza e revela suas obras e atributos. Não é um apelativo, nem simplesmente uma identificação pessoal ou uma distinção dos deuses das nações pagãs.
A Bíblia revela vários nomes divinos que podemos classificar em dois grupos: genéricos e específicos.
O outro nome genérico é Elyon, "Altíssimo" (Dt 32.8), às vezes acompanhado de "El", como em El-Elyon, "Deus Altíssimo" (Gn 14.19,20).
1. Nomes genéricos.
São três os nomes genéricos que o Antigo Testamento aplica além do "Deus de Israel". Na sua tradução do hebraico para a nossa língua só aparecem dois nomes, "Deus" e "Altíssimo".

Clique e acesse
O nome "Deus" em nossas bíblias é tradução do hebraico El (Nm 23.8) ou Eloah (Dt 32.15), ou seu plural, Elohim (Gn 1.1).

2. Nomes específicos.
São três os nomes específicos que o Antigo Testamento aplica somente para o Deus verdadeiro: Shadday, Adonaye e YHWH.
El-Shadday, "Deus Todo-poderoso", é o nome que Deus usou ao revelar-se a Abraão (Gn 17.1; Êx 6.3).
Adonay, "Senhor", é um nome próprio e não um pronome de tratamento (Is 6.1).
O outro nome é o tetragrama (as quatro consoantes do nome divino, YHWH, Yahweh, Iavé ou Jeová). A versão Almeida Corrigida, nas edições de 1995 e 2009, emprega "SENHOR", com todas as letras maiúsculas, onde consta o tetragrama no Antigo Testamento hebraico para distinguir de Adonay (Jz 6.22).
3. A pronúncia do nome divino.
O tetragrama é inefável no judaísmo desde o período interbíblico e permanece impronunciável pelos judeus ainda hoje. Isso para evitar a vulgarização do nome e assim não violar o terceiro mandamento.
A escrita hebraica é consonantal; as vogais são sinais diacríticos que os judeus criaram somente a partir do ano 500 d.C. Assim, a pronúncia exata das consoantes YHWH se perdeu no tempo.
Os judeus religiosos pronunciam por reverência Adonay cada vez que encontram o tetragrama no texto sagrado na leitura da sinagoga.

3. Jeová ou Iavé?
Na Idade Média, especificamente no século XIV, foram inseridas no tetragrama as vogais de Adonay (o "y" é semiconsoante no alfabeto hebraico).
O resultado é a pronúncia "YeHoWaH isso para lembrar, na leitura, que esse nome é inefável e, dessa forma, pronunciar "Adonai". Esse enxerto no tetragrama resultou na forma "Jeová", que não aparece no Antigo Testamento hebraico.
Estudos acadêmicos confirmam o que a maioria dos expositores do Antigo Testamento vinham ensinando, que a pronúncia antiga do nome é Yahweh, e na forma aportuguesada é Iavé ou Javé.

4. O significado.
Esse nome vem do verbo hebraico hayah, “ser, estar". O significado desse verbo em Êxodo 3.14, ”EU SOU 0 QUE SOU", indica que Deus é imutável e existe por si mesmo; é autoexistente, autossuficiente e que causa todas as coisas. Deus se revela pelo seu nome.

O que é usar o nome de Deus em vão(Êx 20.7; Dt 5.11)?

O termo hebraico lashaw, "em vão, inutilmente, à toa", indica algo sem valor, irreal no aspecto material e moral.
O substantivo shaw (pronuncia-se "chav") significa "vaidade, vacuidade". Corresponde a usar o nome de Deus de forma superficial, em conversas triviais, e faltar com a verdade em seu nome, como ao pronunciar um juramento falso (Lv 19.12) ou fazer um voto e não o cumprir (Ec 5.4).

USAR O NOME DE DEUS EM VAO É:
1) Fazer falsas promessas (juramentos) usando seu nome - Lv 19.12; Mt 5.33-37;
2)  Prohunciá-lo de modo hipócrita, desrespeitoso - Êx 20.7;
3) Amaldiçoar a Deus - Lv 24.10-16;
4) Mentir em nome de Deus.
5)  Utilizar o nome de Deus em conversas tolas, junto com palavrões.

Em outras palavras, tomar o nome de Deus em vão é usar seu divino nome em relação a coisas desimportantes, fúteis e insignificantes.
Conclusão

No Antigo Testamento, o nome não era empregado para simplesmente distinguir as pessoas. Eles eram colocados pelos pais com o objetivo de revelar alguma característica física ou do caráter da pessoa. Tomemos como exemplo o caso de Esaú e Jacó (Gn 25.24-26). Esaú significa "cabeludo" e Jacó, "suplantador".

Na Bíblia, Deus se revela ao Seu povo mediante vários nomes: Elohim (Is 54.5), Yahweh-Nissi (O Senhor é a minha Bandeira - Êx 17.5) etc. Esses nomes revelam Seus atributos. O nome de Deus é santo e deve ser reverenciado pelo homem.

Lições bíblicas, Adultos, 1° TRI DE 2015- CPAD

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad