Ajudando os Adolescentes a viver em sociedade

O adolescente tem um período de oito a dez anos para fazer escolhas, estabelecer o princípio de sua autonomia pessoal, adquirir o senso de responsabilidade por suas decisões, escolher uma profissão, selecionar amizades, preparar-se para um relacionamento amoroso, firmar sua autoestima, lidar com as mudanças do próprio corpo, fazer escolhas políticas, conhecer mais a Deus, descobrir seus dons e vocação, aprender a lidar com as perdas e frustrações, estudar, etc.


Tudo isso acontece junto. E em concomitância com dilemas externos que podem ocorrer na igreja, na escola (bullying), na família (desavença com pais e/ou irmãos), nas redes sociais (distorção da autoimagem, dupla identidade); - Vamos combinar que com tudo isso, viver em sociedade pode não ser nada fácil!
I. Como ajudar o adolescente?
Para ajudá-lo é preciso amá-lo, antes de tudo. Amá-lo como Jesus o ama. Amá-lo com sinceridade. (Porque o adolescente sabe reconhecer quando um sentimento é autêntico.) "Com o amor fica fácil ouvir, compreender e respeitar. Assim, se ganha confiança. E com a confiança, consegue-se o diálogo. No diálogo, fica fácil repreender (para edificar) e orientar".

De todos os dilemas e desafios da puberdade, o maior e mais importante deles é conhecer a Deus. A missão de líderes e professores de adolescentes é ajudá-los a descobrir-se em Deus, é ensiná-los a pôr Deus no centro de suas vidas, é fazê-los entender que tudo depende e vem dEle: "Pois todas as coisas foram criadas por ele, e tudo existe por meio dele e para ele. Glória a Deus para sempre! Amém!" (Rm 11:36).


O maior sucesso que um adolescente pode ter na vida é tornar-se um servo do Senhor. É achar-se fiel e santificado. É tornar-se um adulto consciente, responsável e temente a Deus. A maior realização que uma pessoa pode conseguir é transformar a sua vida em uma expressão de louvor a Deus!

Cursos e Estudos Bíblicos

Compartilhar:

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !