Lição 10- Milênio - Um tempo de Gloria para a Terra - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

Lição 10- Milênio - Um tempo de Gloria para a Terra

06 de Março de 2016
Obs. Escola Dominical  - CPAD / Revista de Mestre – Adultos – 1° trim. de 2016 / Divulgação: Subsídios ebd
Tento Áureo
" ...que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na testa nem na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos." (Ap 20.4)
Verdade Prática
O mundo conhecerá o reinado de Jesus durante o Milênio. Será
um tempo de paz e harmonia jamais visto.
LEITURA DIARIA
Segunda – Zc 14.9: Durante o Milênio o Reino de Deus será revelado sobre toda a Terra
Terça – 1Tm 1.17: Todos verão o Rei dos séculos e o adorarão para todo o sempre
Quarta — Dn 2.44,45: O Reino de Deus é espiritual e eterno, por isso, jamais será destruído
Quinta — Ag 2.7: Deus fará tremer a Terra e depois virá o "Desejado de todas as nações"
Sexta — Is 65.25: Durante o Milênio haverá harmonia até entre os animais ovelhas dos bodes
Sábado – Jl 2.24: Durante o Milênio haverá abundância de alimento sobre a Terra
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Apocalipse 20.1-6
1 E VI descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão.
2 Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.
3 E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo.
4 E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.
5 Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição.
6 Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.


HINOS SUGERIDOS: 185, 210, 306 da Harpa Cristã
OBJETIVO GERAL
Mostrar que o Milênio será um tempo de paz e harmonia jamais visto na Terra.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
I. Explicar o Reino Milenial de Jesus Cristo;
II. Saber como e quando se dará o governo de Jesus na Terra;
II. Relacionar os aspectos relevantes do Milênio.

PONTO CENTRAL
Jesus vai implantar seu Reino Milenial na Terra.

INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Professor, você e seus alunos têm consciência de que Jesus virá de novo à terra e que aqui vai governar durante o Milênio? Na lição de hoje, estudaremos a respeito deste reinado m ilenial de Jesus Cristo. Este será um tempo de paz e harmonia jamais visto. Durante o período de mil anos o Senhor Jesus estará governando e restaurando a harmonia do planeta que tem sido tão afetado pela ação devastadora dos homens.
A queda não afetou som ente o homem, mas até a natureza, por isso, nosso planeta também clama por uma ação restauradora de Deus. O Criador tem um plano perfeito para as nossas vidas e esse plano também inclui a natureza, o meio ambiente, tão agredido pela ganância humana.

INTRODUÇÃO
Satanás será preso por mil anos, mas em seguida será solto, para logo em seguida ser lançado no Lago de Fogo.
Neste tempo, onde estarão os salvos em Cristo? Eles estarão com Jesus Cristo e reinarão, juntamente com Ele, por um período de mil anos. Este será o tema da lição que estudaremos na aula de hoje — o Milênio.

I. O REINO MILENIAL

1. A restauração da Terra.
O Milênio será um período literal de mil anos. Este momento não é uma utopia como alguns afirmam. Deus criou tudo perfeito e outorgou ao homem autoridade e domínio para cuidar da Terra e dos animais. Mas o homem fracassou em cuidar de si mesmo e do seu habitat.
A Queda rompeu a comunhão direta do homem com Deus. Não só a humanidade, mas toda a natureza foi maculada pelo pecado e aguarda a redenção que se dará quando Cristo assumir o Reino Milenial (Rm 8.20-23).

2. A Terra será governada por Jesus.
"E o Senhor será rei sobre toda a terra; naquele dia, um será o Senhor, e um será o seu nome" (Zc 14.9). O governo de Cristo vai alcançar todas as nações. Todos os reinos deste mundo são efêmeros, mas o reino de Cristo é eterno e vai abranger todos os países. Todos terão que se prostrar, reconhecendo o senhorio do Rei dos reis. Estejamos preparados para este glorioso momento com o nosso Salvador.

3. Jerusalém será a capital do mundo.
No Reino Milenial, Jerusalém será a capital espiritual e política do mundo (Is 2.1-3; 60.3). As nações terão de reconhecer o valor de Jerusalém, sob pena de sofrerem sérias consequências (Zc 14.16,17).

SÍNTESE DO TÓPICO I
No Milênio, a Terra será restaurada das ações maléficas do homem e do Diabo.

SUBSÍDIO ESCATOLÓGICO
"A palavra 'milênio' vem dos termos latinos mille ('mil') e annum (’ano').
A palavra grega Chilias, que também significa ’mil', aparece por seis vezes em Apocalipse 20, definindo a duração do Reino de Cristo antes da destruição do velho céu e da velha terra.

O Milênio, portanto, refere-se aos mil anos do futuro Reino de Cristo sobre a terra que virá imediatamente antes da eternidade. Durante o Milênio, Cristo reinará no tempo e no espaço" (LAHAYE, Tim. Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica, 1.ed.Rio de Janeiro: CPAD, 2008, p.316).

II - O GOVERNO DE JESUS CRISTO

1. Jesus governará com os seus servos.
No Milênio, o governo de Cristo será teocrático, vindo do céu, implantado sem a mão do homem, que é corruptível.
Seu reino jamais "passará a outro povo", será eterno (Dn 2.44,45; 7,27). Tudo o que ainda restar de estruturas dos impérios, reinos e governos, será aniquilado e substituído pelo Reino de Cristo. Jesus reinará com poder pleno sobre a Terra (1 Tm 1.17). As palavras do salmista, declaradas no Salmo 96, serão cumpridas na implantação do Reino Milenial de Cristo sobre a Terra (Sl 96.7-13; Is 33.22).

2. A Igreja reinará com Cristo (Ap 20.6; 1.6, 5.10).
Todos os salvos em Jesus Cristo serão reis e sacerdotes e reinarão com Cristo com poder e autoridade (Ap 2.26,27; 2 Tm 2.12a). Além de julgar o mundo, os salvos, que fazem parte da Igreja de Cristo, hão de julgar os anjos! (1 Co 6.3).

3. A Nova Jerusalém.
É a cidade celeste e eterna, que será destinada a todos os salvos em Jesus Cristo. Segundo as Escrituras sua beleza é impar, mas somente os crentes, lavados e redimidos pelo sangue do Cordeiro, poderão desfrutar de tal preciosidade.

A Nova Jerusalém não é uma utopia, como afirmam alguns teólogos. Ela é real e os crentes devem desejar alcançá-la. Neste mundo estamos sujeitos à morte, à dor, às enfermidades e a muitos outros males, mas há uma cidade santa sendo preparada para nós.

Ali não haverá choro nem dor e todos viverão eternamente com Cristo (Ap 21.1,2,10-27).

SÍNTESE DO TÓPICO II
O Senhor Jesus governará a Terra por mil anos juntam ente com seus servos.

SUBSÍDIO ESCATOLÓGICO
As pessoas inclusas no reino milenial de Cristo serão os santos do Antigo Testamento (Dn 12.1,2,6,13), os santos da Tribulação (judeus e gentios, tanto vivos como ressurretos; Ap 20.4) e a Igreja do Senhor Jesus Cristo.

Embora somente os remidos possam entrar no reino do Messias, os santos vivos que escaparem da Tributação adentrarão o reino em seus corpos naturais e com a capacidade de procriar.

As crianças que nascerem durante o Milênio precisarão de salvação, que lhes será oferecida por intermédio de Israel. Pentecost comenta:
'Durante o reinado de Cristo no Milênio, a nação de Israel cumprirá o papel para o qual foi originalmente separada por Deus. Eles se tornarão uma nação de sacerdotes (Êx 19.6), agindo como intermediários entre aqueles que precisam ser salvos e o Rei que dá a salvação. Tornar-se-ão aquilo que estavam originalmente destinados: ser luz de Deus nesse mundo)" (LAHAYE, Tim. Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica, l.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2008, p.319).

III - ASPECTOS RELEVANTES DO MILÊNIO

1. Quem vai participar deste Reino.
Vão participar do Milênio todos os salvos em Jesus Cristo, "o remanescente" dos israelitas, salvos por Cristo, na batalha do Armagedom (Rm 9.27) e os que escaparem da Grande Tribulação.

2. Haverá um conhecimento universal de Deus.
"[...] A terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar" (Is 11.9;54.13). Haverá um derramamento pleno do Espírito Santo (Is 32.15). Será um verdadeiro avivamento mundial (Mq 4.2; Mt 24.14).

3. Haverá paz na Terra.
Jesus é o "Príncipe da Paz" (Is 9.6) e durante o Milênio o homem desfrutará da paz que só Jesus pode dar e que não depende das circunstâncias.
As famílias viverão em completa união (Is 65.23), não haverá mais guerras ou ações terroristas, durante os mil anos de paz sobre a Terra (Is 2.4).

A justiça e a verdade neste período serão plenas (Is 11.4,5), pois o Filho de Deus é quem julgará com justiça e retidão.

4. A natureza será transformada.
Animais selvagens vão perder sua ferocidade e poderão conviver harmoniosamente com o ser humano. Leia Isaías 11.6-8.

A maldição da Terra por causa do pecado desaparecerá (Gn 3.17,18). Não haverá necessidade de agrotóxicos, pois a bênção de Deus estará sobre a produção de alimentos. Não haverá pestes, enchentes, terremotos, nem falta de alimentos na Terra (Jr 31.12; Sl 67.5,6), pois terá uma produção agrícola jamais vista.
5. Haverá saúde e prosperidade para todos.
As condições ambientais serão altamente favoráveis à melhoria
da qualidade de vida no planeta.
A longevidade surpreenderá a todos pelas excelentes condições de saúde (Is 65.20-22). Além da saúde, as condições de moradia para todos serão as melhores jamais vistas.

SÍNTESE DO TÓPICO III
Vão reinar com Jesus durante o Milênio todos os salvos em Jesus Cristo.

SUBSÍDIO ESCATOLÓGICO

O Milênio será um tempo de controle tanto político como espiritual. Politicamente, ele será universal (Dn 2.35), discricionário (Is 11.4) e caracterizado pela retidão e justiça. Será zeloso para com os pobres (Is 11.3-5), mas trará recriminação e juízo para quem transgredir as ordenanças do Messias (Sl 2.10-12).

Este reino literal de Cristo sobre a terra também terá características
espirituais. Acima de tudo, será um reino de justiça, onde Cristo será o Rei e governará com absoluta retidão (Is 23.1). Será também um tempo em que se manifestarão a plenitude do Espírito e a santidade de Deus (Is 11.2-5)" (LAHAYE, Tim. Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica, l.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2008, p.318).

CONCLUSÃO
Deus tem um plano glorioso para o planeta terra, que inclui a restauração espiritual, moral, social, ecológica e institucional. E essa realidade só se concretizará, no Milênio, quando Cristo implantar o seu reino na Terra. Jesus governará o mundo com poder e grande glória, após suplantar todos os reinos e governos do mundo.


    PARA REFLETIR
A respeito da Escatologia Bíblica, responda:
• O que será o Milênio?
O Milênio será um período literal de mil anos.
• Quem governará a Terra durante o Milênio?
A Terra será governada por Jesus Cristo.
• Durante o Reino Milenial, qual será a capital do mundo?
Jerusalém será a capital do mundo.
• O que é a Nova Jerusalém ?
É a cidade celeste e eterna, que será destinada a todos os salvos em Jesus Cristo.
• Quem vai participar do Milênio?
Vão participar do Milênio todos os salvos em Jesus Cristo, "o remanescente" dos israelitas, salvos por Cristo, na batalha do Armagedom (Rm 9.27) e os que escaparem da Grande Tribulação.

CONSULTE

Revista Ensinador Cristão - CPAD, n° 65 – Acesse aqui


Blog: Subsídios ebd
A ferramenta de Pesquisas e Estudos dos Professores e Alunos da Palavra de Deus" (sub-ebd.blogspot.com.br). 
ATENÇÃO! Todos os artigos aqui postados podem ser reproduzidos, desde que a fonte seja citada com link para o site (sub-ebd.blogspot.com.br).

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad