Lição 2: Sinais que Antecedem a Volta de Cristo - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

Lição 2: Sinais que Antecedem a Volta de Cristo

10 de Janeiro de 2016
Obs. Escola Dominical  - CPAD / Revista de Mestre – Adultos – 1° trim. de 2016 / Divulgação: Subsídios ebd
Texto Áureo
“ E, estando assentado no monte da Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos, em particular, dizendo: Dize- nos quando serão essas coisas (Mt 24.3).
Verdade Prática


Para que a Igreja não seja apanhada de surpresa, Jesus revelou alguns sinais que devem anteceder a sua vinda.
LEITURA DIÁRIA
Segunda – Jo 14.3: Jesus prometeu vir outra vez e nos levar para vivermos junto dEle
Terça – Mt 24.27: A segunda vinda do Senhor Jesus será rápida
Quarta — 1Tm 4.1: Nos últimos dias surgirão espíritos enganadores
Quinta – M25.1-13: Jesus ensinou como devemos viver até que Ele venha
Sexta – Mt 24.9: Os crentes fiéis ao Senhor serão odiados e sofrerão perseguição
Sábado – Lc 21.11: Antes da segunda vinda de Jesus e do fim haverá catástrofes naturais

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Mateus 24.3-8,11-14
1 E, QUANDO Jesus ia saindo do templo, aproximaram-se dele os seus discípulos para lhe mostrarem a estrutura do templo.
2 Jesus, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada.
3 E, estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?
4 E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane;
5 Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.
6 E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.
7 Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.
8 Mas todas estas coisas são o princípio de dores.
11 E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.
12 E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.
13 Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.
14 E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.
HINOS SUGERIDOS: 240, 483, 514 da Harpa Cristã
OBJETIVO GERAL
Mostrar os sinais que antecedem a volta de Jesus.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
I. Apresentar os sinais relacionados à vida da Igreja;
II. Relacionar os sinais do céu da vinda de Cristo;
III. Explicar que as guerras, conflitos e terremotos são sinais que acontecerão na Terra antes da vinda de Cristo.

INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Não sabem os a hora em que Jesus voltará para arrebatar a sua Igreja. Som ente o Pai sabe quando se dará tal acontecimento. Porém, Jesus falou a respeito dos sinais que antecederiam a sua volta. Estes sinais são um alerta para nós. Precisam os estar atentos, mas para isso é necessário saber o que são realmente os sinais escatológicos. Um dos sinais é o surgimento dos falsos cristos e falsos profetas. Para não sermos enganados precisam os de discernimento e conhecimento das Escrituras Sagradas.
Não descuide do estudo bíblico sistemático, pois ele poderá livrar você e seus alunos do engano.
Atualmente, os falsos profetas e falsos cristos disseminam suas mentiras e tramóias através da internet e das redes sociais, alcançando um número incalculável de pessoas. Estejam os alertas, vigilantes, nos dedicando ao estudo da Palavra de Deus para não sermos enganados.

INTRODUÇÃO

Na lição de hoje estudaremos acerca dos sinais que antecedem a volta do Senhor Jesus. A segunda vinda de Cristo, e o fim de todas as coisas, parece algo fictício e inconcebível para aqueles que não creem em Deus. Mas, seguramente se cumprirá, pois Jesus assegurou que os céus e a terra passarão, mas suas palavras não hão de passar (Mt 24.35).

A Igreja deve estar alerta, pois o retorno de Cristo está mais perto do que podemos imaginar. Como afirmar que sua volta é iminente? Mediante os sinais que evidenciam esse grande acontecimento escatológico. Estejamos atentos a cada sinal.

PONTO CENTRAL
Jesus falou a respeito dos sinais que antecederiam a sua segunda vinda.

I - SINAIS NA VIDA DA IGREJA

Jesus virá buscar todos os que amam a sua vinda (2 Tm 4.8), porém é preciso cuidado para não confundir o arrebatamento da Igreja com a sua vinda em glória (segunda fase), quando Ele virá com os santos e com os anjos trazendo juízo contra todos os ímpios (Jd vv. 14-16; 2 Ts 1.7; Ap 19.14).

1. Os falsos cristos e os falsos profetas.
O crente deve estar vigilante, pois um dos sinais da vinda de Jesus
são os falsos cristos e os falsos profetas. Para não sermos enganados, precisamos conhecer a Palavra de Deus. Não negligencie o estudo bíblico, leia e medite na Palavra de Deus, pois ela é um escudo protetor contra os falsos ensinos e contra tudo que não procede de Deus.

Os falsos cristos e falsos profetas costumam ter grande eloquência,
carisma e boa argumentação, por isso, Jesus alertou a respeito da vigilância e do discernimento: "E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane, porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos" (Mt 24.4,5).

2. Apostasia.
Você sabe o que significa apostasia? Apostasia significa “desvio", "afastamento". Quer dizer "abandono premeditado e consciente da fé cristã". O aumento da apostasia é um sinal que evidencia a segunda vinda de Jesus (2 Ts 2.3).
O apóstolo Paulo alertou a Igreja quanto ao perigo da apostasia: "Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios," (1 Tm 4.1).
No Antigo Testamento vemos que por muitas vezes os israelitas apostataram-se abandonando ao Senhor e a sua Lei, mas eles receberam a recompensa por se desviarem do Senhor. Jesus voltará e julgará os apóstatas, dando lhes a recompensa que merecem. Para Deus a apostasia é sempre vista como um
"adultério espiritual".

3. "Doutrinas de demônios" (1Tm 4-1).
Os falsos mestres e os seus ensinos eram e ainda continuam sendo uma ameaça para Igreja e para a fé cristã. Atualmente muitos estão se deixando seduzir por doutrinas de demônios. Estes deturpam as Escrituras Sagradas e acabam por aceitar o erro, como por exemplo, a "Confissão Positiva", a "Teologia da Prosperidade", o
"Culto aos Anjos" e muitas crendices e misticismos que corrompem a sã doutrina. Sabem os que Satanás é enganador. Ele procura, de todas as formas, iludir os crentes a fim de que abandonem a fé verdadeira, por isso, precisamos estar vigilantes.

Muitos que se dizem crentes já estão aceitando e até legislando em favor do aborto, da homossexualidade, da disfunção familiar, etc. Deus abomina o pecado e sem santificação ninguém poderá ver
o Senhor (Hb 12.14). Atualmente temos visto o "evangelho do entretenimento", que agrada a muitos, levando-os a uma vida sem compromisso com Jesus e sem santificação (1 Pe 1.15). Por não
conhecerem a Palavra de Deus e não viverem segundo ela, muitos acabam sendo levados pela apostasia moral.

4. Perseguição aos crentes.
Ao falar a respeito dos tempos do fim, Jesus previu grandes perseguições aos seus discípulos (Mt 24.9). Os cristãos do primeiro século foram perseguidos e muitos perderam a sua vida por amor a Cristo. Atualmente, em muitas nações, há uma perseguição mais velada, mas os cristãos continuam sendo alvo de perseguições.

Quantos nas universidades não são perseguidos e se tornam alvo de chacota por declararem sua fé em Cristo? Nenhuma outra religião tem tantos fiéis mortos quanto o cristianismo.

Mas há uma promessa para os que forem fiéis na tribulação (Mt 5.11,12). Em algumas nações a perseguição não é velada, mas torna-se bem explícita, como por exemplo, na Síria, na Coreia do Norte, na China e em países do norte da África. Segundo a missão Portas Abertas, que trabalha com a Igreja Perseguida, recentemente na Síria "dezenas de cristãos foram sequestrados por combatentes do Estado Islâmico".

SÍNTESE DO TÓPICO I
Um dos principais sinais da vinda de Jesus na vida religiosa é o surgimento de falsos cristos, falsos profetas, a apostasia e as doutrinas de demônios.

II-SINAIS NOS CÉUS DA VINDA DE CRISTO

1. Sinais do céu.
Jesus alertou que antes de sua vinda haveria vários sinais, como por exemplo, "grandes terremotos e fomes, pestilências, coisas espantosas e grandes sinais do céu" (Lc 21.11). Notemos que o texto diz "sinais do céu" e não sinais “no céu".
Não devemos especular e muito menos ensinar sobre assuntos que não estão revelados na Palavra de Deus. Não sabemos que sinais serão estes nos céus, pois as Escrituras não revelam, porém sabemos que eles trarão espanto a todos que o virem, mostrando que serão algo jamais visto pelo homem.

2. Jesus fala de sinais e não de datas.
Jesus fala de sinais que antecedem a sua volta, mas em momento algum Ele fala a respeito de datas. O Mestre também deixou claro que estes sinais são parte do plano de Deus, todavia quando eles acontecerem, o fim não será logo.

SÍNTESE DO TÓPICO II
Haverá sinais da vinda de Jesus também nos céus.


SUBSÍDIO DIDÁTICO
As Dores de Um Parto Difícil
"Cristo começa o seu sermão com uma longa lista de calamidades que Ele compara com as dores de parto que precedem o nascimento de uma criança (Mt 24.4-8).

A palavra 'dores' no versículo 8 é do grego Ùdin, que fala do trabalho e da dor de parto. As aflições que Cristo relaciona aqui são como as dores de parto. A principio, são relativamente moderadas
e não frequentes, porém à medida que a hora se aproxima, elas vêm em ondas implacáveis, mais rápidas e mais severas.

A ilustração de dores de parto é bastante comum na literatura apocalíptica judaica. O apóstolo Paulo usou uma figura similar para descrever o dia do Senhor (1 Ts 5-3).

O contexto indica que esses sinais se aplicam de um modo particular à era da Tribulação. No entanto, esses próprios males (guerras e rumores de guerras, falsos cristos, desastres naturais
e perseguição) são aflições que têm caracterizado a totalidade da era cristã.
Características similares estão presentes neste exato momento em diversos graus, e coletivamente parecem estar piorando de modo grosseiro e mais preponderante, exatamente como dores de parto.
Isso não significa que a era em que estamos vivendo seja a que Cristo descreve.

Mas realmente sublima a iminência da volta de Cristo para a Igreja. O mundo no qual vivemos já está maduro para a Tribulação. Elementos como os sinais das dores de parto já estão sendo sentidos.
As aflições atuais podem meramente ser como as contrações Braxton-Hicks — dores de parto prematuras; entretanto, significam que a hora do trabalho difícil, e então o parto em si, é inevitável e se
aproxima rapidamente" (MACARTHUR, John. A Segunda Vinda.4.ed. Rio de janeiro; CPAD, 2013, pp. 89-90).

III-GUERRAS, CONFLITOS E TERREMOTOS

1. Guerras e conflitos.
Jesus falou a respeito de guerras e conflitos entre as nações como um dos sinais de sua volta. O Mestre alertou que se levantará nação contra nação, e reino contra reino (Mt 24.7). Não é o que temos visto ao longo do tempo? O mundo já sofreu com duas grandes guerras (a Primeira e a Segunda Guerra Mundial). Milhares de pessoas inocentes foram mortas. As guerras e os conflitos continuam sendo constantes em nosso planeta. Atualmente
temos visto também a ameaça do terrorismo, que é também um tipo de guerra.

Os vários atentados terroristas ao redor do mundo têm causado a morte de vários inocentes. Há pouco tempo vimos a Europa, em especial a França, sendo palco de ataques de extremistas islâmicos. Estes espalham o medo e a violência ao redor do mundo. Recentemente, alguns que pertencem a ala dos extremistas efetuaram atentados terroristas, na França, na Tunísia e no Kuwait, matando dezenas de pessoas.
O grupo extremista que atua no norte da Nigéria, o Boko Haran, tem como um dos seus alvos a destruição da fé cristã.

2. Terremotos.
Segundo alguns geólogos, o número de terremotos tem aumentado assustadoramente nos últimos 20 anos. De acordo com a United States Geological Survey, dos EUA, "entre 2000 e 2010, aconteceram mais de 200.000 terremotos". Destes, somente 100.000 são percebidos. A maior parte dos tremores ocorre em
escalas imperceptíveis ao ser humano.

SÍNTESE DO TÓPICO III
Os sinais da vinda de Jesus na Terra são as guerras e os terremotos.

SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
"Assim como a terra reagiu quando Jesus morreu (cf. Mt 27.51), também ocorrerão sinais 'em baixo na terra' (cf. At 2.19) antes da segunda vinda de Jesus.

• Terremotos.
Esse sinal continua a manifestar-se em várias partes do mundo. Se compararmos estatisticamente o número de terremotos ocorrido, veremos que do nascimento de Jesus até o ano de 1900, aconteceram menos terremotos do que entre 1901 e 1908. Torna-se real, em nossos dias, a profecia de Isaías 24.19.

• Fome (cf. Lc 21.11; Ap 6.8).
Secas, catástrofes e outras causas, têm motivado a fome em várias partes do mundo. Desde o início do século, o mundo tem presenciado períodos de fome, onde dezenas de milhares de vidas têm sido ceifadas. Carestia e escassez de víveres fazem parte da fotografia profética dos últimos tempos (cf. Ap 6.5,6).

• Pestilência (cf. Lc 21.11).
Os jornais mostram que doenças incuráveis têm ceifado a vida de milhões de pessoas todos os anos. O câncer até o momento não tem solução clínica.

Novas bactérias letais são detectadas com uma frequência assustadora. Com relação à peste, existe uma observação interessante em Apocalipse 6.8 onde se fala das causas de mortes nos últimos tempos.
Uma delas é 'com as feras da terra'. No original grego, a palavra traduzida por 'fera' é qhriwn. Essa palavra é um substantivo genitivo, neutro, plural e encontra-se no diminutivo — ’pequenas feras'. Isso certamente se refere aos ratos que são causadores da
peste bubônica". (BERGSTÉN, Eurico. Introdução à Teologia Sistemática, l.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1999, p. 304).

CONCLUSÃO
Os sinais que prenunciam a volta de Jesus estão se cumprindo a cada dia. A apostasia tem se evidenciado, no meio de igrejas evangélicas, a ponto de a Bíblia não ser mais referência para a conduta de muitos que se dizem CRISTÃOS. Na natureza, há fenômenos que indicam o cumprimento das previsões apocalípticas. Na vida moral, certamente, há o maior grau de fatos que comprovam o aumento da iniquidade humana. Mas a Igreja de Jesus Cristo deve continuar em oração e vigilância como  “coluna e firmeza da verdade” (1Tm 3.15), aguardando em santificação a volta de Jesus.

PARA REFLETIR
A respeito da Escatologia Bíblica, responda:
• Segundo a lição, quais sinais vão anteceder a volta de Jesus?
Falsos cristos, falsos profetas, apostasia.
• O que significa apostasia?
Apostasia significa "desvio", "afastamento". Quer dizer "abandono premeditado e consciente da fé cristã".
• O aumento da apostasia é um dos sinais da volta de ]esus?
Sim. O aumento da apostasia é um sinal que evidencia a segunda vinda de Jesus (2 Ts 2.3). O apóstolo Paulo alertou a Igreja quanto ao perigo da apostasia: "Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios," (1 Tm 4.1).

• Os cristãos continuam sendo alvo de perseguição? Por quê?
Sim. Porque os cristãos não têm medo de declarar a sua fé.
• Cite alguns sinais que vão anteceder a volta de Jesus.
Guerras, conflitos, terremotos.

CONSULTE
Revista Ensinador Cristão - CPAD, n° 65 – Acesse aqui


Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad