Aulas dinâmicas e criativas para adolescentes na Escola Dominical - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

Aulas dinâmicas e criativas para adolescentes na Escola Dominical

O ensino da Palavra de Deus a cada dia se torna mais necessário, quando observamos as atividades e a tecnologia do mundo atual tem tomado conta do tempo que poderia ser dado em prol de uma vida espiritual mais próxima de Deus, um relacionamento de maior comunhão.
Nessa correria onde os próprios adultos se atropelam na administração do tempo e perdem o foco de uma vida cristã equilibrada, precisamos ter urgência no investimento de um ensino mais abrangente para os nossos adolescentes que são alvos constantes dos laços certeiros do diabo.
Para que aconteça o processo do ensino criativo e dinâmico nas classes de adolescentes da ED, precisamos considerar alguns pontos fundamentais:
Conhecer o aluno
Conhecer o adolescente é fator primordial no processo de ensino. Não é possível ensinar uma turma sem conhecimento de seus ideais, família, desejos, sentimentos, modo de pensar e agir.
Sabemos que o adolescente vive uma fase complexa de sua vida, onde precisamos descobrir como compreendê-lo em suas buscas e dificuldades para encontrar a melhor forma de transmitir-lhe algum ensinamento.
Quando conhecemos nosso aluno adolescente estamos buscando acertar muito mais no processo do ensino, porque sabemos quais métodos, dinâmicas, reflexões e avaliações podemos aplicar com sucesso.

O Professor
Ensinar a Palavra é uma missão cada vez mais difícil para aqueles que entendem ser este um mandamento sério da parte de Deus. Quando analisamos o conselho de Paulo em Romanos 12.7 descobrimos que "dedicação" é tão abrangente, envolve tantas ações! "Amor" o que fazemos é o primeiro e mais importante fator da nossa prática como um ensinador enviado pelo Grande Mestre Jesus.

Como professores dedicados precisamos sempre buscar um ensinamento mais eficaz! E muito mais que isso é exigido dos professores de adolescentes, porque o desafio é bem maior. A vontade de contribuir para transformar uma geração que clama por salvação precisa permanecer viva nos nossos corações de ensinadores. O desejo de aprender a ensinar também precisa brotar dentro de nós a cada manhã. E necessário que o professor queira fazer o melhor como servo voluntário para o serviço do Mestre, buscando descobrir dinâmicas e estratégias adequadas para todas as aulas.

Em muitas igrejas, é uma raridade encontrarmos professores criativos e dinâmicos nas classes de adolescentes da Igreja, pois são muitos os obstáculos que contribuem para apequenara atuação de quem está diante de um grupo de adolescentes, dentre estes o despreparo e a própria compreensão do professor de que sua missão é decisiva para a formação das próximas gerações. Diante da magnitude de nossa responsabilidade, devemos aproveitar toda oportunidade que tivermos e nos esforçarmos para que o ensino da Palavra aconteça de forma mais eficaz a cada domingo na ED.
O professor de adolescentes deve ter consciência da importante responsabilidade que pesa sobre si, de educar para a vida cristã esses frágeis seres que atravessam a fase de melhor e mais fácil aprendizagem de suas vidas. E certamente Deus nos capacitará para abraçarmos esse enorme desafio com sucesso!

O Planejamento
Planejar é determinante para o sucesso do ser humano em qualquer área da vida. No processo de ensino não seria diferente, o planejamento é que vai assegurar o bom resultado da aula.
O professor precisa calcular todas as etapas da sua aula: O que vai fazer? Como vai fazer? Quando vai fazer? E para que vai fazer? Pre- 5* ver tudo isso é fundamental para a segurança do bom  ensinador e o desenvolvimento ideal de um bom trabalho educacional.
Todo aluno gosta de receber incentivo e motivação para estudar e aprender. Com o adolescente isso se faz necessário em todas as aulas: ele gosta de observar, refletir, pesquisar, descobrir, ver, construir, escrever, responder, argumentar, opinar, etc.
Um bom planejamento começa com uma simples atitude do professor durante a semana, um convite na ED para não faltar a aula do próximo domingo, uma recepção calorosa oferecida ao aluno ao chegar na Igreja. Para isso o professor deverá pensar e repensar toda a sua prática semanalmente.
Adolescente gosta de novidades e tem facilidade de compreender e aprender mais rápido com elas. Eles são ativos e gostam de participar. Esses aspectos naturais deles que devem ser aproveitados pelo professor.

Preparo da aula
A falta de preparo da aula mata a criatividade do professor, pois a criatividade jamais substitui o preparo cuidadoso. O professor sábio tem um roteiro da aula suficientemente elaborado para saber o que fará, quando e como. O uso de métodos apropriados ao conteúdo da lição lhe auxiliará grandemente no alcance dos objetivos da aula. Prepare seu material didático com antecedência, experimente novas ideias com seus alunos e desenvolva-as com entusiasmo. Assegure no seu roteiro o tempo necessário para cada parte da aula e seja disciplinado. Metade do sucesso na aula depende do ânimo do professor que crê na ideia proposta como sendo a melhor maneira de aplicar os objetivos da lição na mente e no coração dos alunos.

O trabalho com educação cristã requer um plano de ação didática. Precisamos definir os objetivos a atingir, o tempo necessário para alcançá-los, as etapas a percorrer, os recursos a empregar e o método a seguir. Explore e aproveite ao máximo as sugestões das lições do mestre da CPAD, faça adaptações, enriqueça e crie novos recursos para tornar sua aula agradável!

Fonte: Ensinador Cristão, n° 65 – CPAD / Divulgação: Subsídios EBD

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad