Lição 4 - Esteja Alerta e Vigilante, Jesus Voltará - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

Lição 4 - Esteja Alerta e Vigilante, Jesus Voltará

Estamos vivendo, de certa forma, os dias de Noé e Ló. Por isso não podemos descuidar de nossos principais compromissos como crentes salvos por Jesus (Mc 13.33). Nesta oportunidade discorreremos sobre esses fatos.

I. JESUS COMPARA O DIA DA SUA VOLTA COM OS DIAS DE NOÉ E DE LÓ (LUCAS 17).
Antes do dilúvio, as pessoas viviam a vida normalmente. Elas continuavam comendo, bebendo e casando-se. Não levaram a sério as palavras de julgamento que Noé apregoava. Quando chegou o dilúvio, elas estavam desprevenidas, e todo o mundo pereceu (Gn 7.11-23).
Algo semelhante aconteceu nos dias de Ló. As pessoas eram dedicadas a interesses terrenos. Elas comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e construíam. Estes indivíduos estavam preocupados com interesses próprios, não tendo consciência de que estavam a caminho do julgamento. Eles também estavam desprevenidos quando Deus fez chover do céu fogo e enxofre (Gn 19.23-25).
1. Perderam a oportunidade de salvação
A oportunidade de salvação passou por eles e o julgamento divino os colheu.
Quando Cristo voltar, essa mesma indiferença e desvanecimento predominarão (Lc 17.30). As pessoas não discernirão os tempos nos quais vivem por estarem sobrecarregadas com os cuidados da vida.
Quando o julgamento vier, será rápido e decisivo. No dia da gloriosa aparição de Cristo, os seres humanos têm de se precaver contra a devoção às próprias preocupações.
Um homem que esteja no telhado descansando ou se encontre no campo trabalhando, pode pensar que tem tempo para voltar para casa e recolher suas posses. Isso será impossível.
2. O dever de se está comprometido com Deus
Todos devem ser livres de ligações com as coisas terrenas e estar comprometidos de coração com o Reino de Deus. A vinda do Filho do Homem requer devoção sincera a Ele.
Interesses mundanos e amor às posses materiais têm consequências fatais.
A esposa de Ló serve de advertência contra apegar-se a buscas e posses materiais. Ela quase escapou da cidade condenada de Sodoma; mas ela olhou para trás, desejando os deleites que ela estava deixando do. Em consequência, ela foi pega no julgamento de Sodoma e pereceu (Gn 19.26).
Os dias de Ló eram marcados por caraterísticas tão repugnantes, que o próprio Deus fez chover do céu fogo e enxofre e destruiu a cidade e seus habitantes (Gn 19.24,25). Os sodomitas viraram cinza diante da Santidade Divina.

QUEM ERA OS SODOMITAS?

A palavra sodomita, significando homossexualidade, demonstra que o principal pecado do local era perversão moral, sexual (Dicionário Champlin, pág. 631). Tanto os velhos como os jovens estavam envolvidos com o homossexualismo (Gn 19.4. Jd. 7). Sodoma se tornou sinônimo de pecado homossexual, ou sodomia.

Em Ezequiel 16.49,50, o Senhor descreve outros pecados dos moradores de Sodoma.

VEJMOS SEIS CARACTERISTICAS DOS SODOMINTAS
1. Gente imoral (2 Pe 2.7; NTLH);
2. Libertinos e insubordinados (2Pe 2.7; ARA);
3. Praticantes de imoralidades e pecados sexuais (Jd 7; NTLH);
4. Homens apaixonados por outros homens (Jd 7; B. Viva);
5. Praticantes de relações sexuais antinaturais (Jd 7; Gn 19.4-11- NVI);
6. Gente mau e pecadora contra o Senhor (Gn 13.13).

LEMBRETE AOS HOMOSSEXUAIS, TANTO AOS PASSIVOS QUANTO AOS ATIVOS
“Lembrem-se dos moradores de Sodoma, de Gomorra e das cidades vizinhas... Eles sofreram o castigo do fogo eterno, o que é um aviso claro para todos (Judas 7; NTLH).”

A sodomia é condenada com termos severos pela lei mosaica (Deuteronômio. 23.17;Leviticos 18.22) e por Paulo (Rm 1.27; I Co 6.9), que não conseguia ver lugar para os homossexuais no reino de Deus.
ADVERTENCIAS BÍBLICAS EM RELAÇÃO O HOMOSSEXUALISMO
1Coríntios 6.9,10: Vocês não sabem que os perversos não herdarão o REINO DE DEUS?... Nem homossexuais passivos e ativos (NVI).
Levítico 18.22: As práticas homossexuais são terminantemente proibidas! O homossexualismo é um pecado terrível (B. VIVA).
Assim como qualquer outro pecador, gays e lésbicas podem ser salvos caso se arrependam de seus pecados e recebam o Senhor Jesus Cristo como Salvador pessoal.
Vejamos o que Paulo diz para os crentes em Corintio:
“ Assim fostes alguns de vós. Contudo, vós fostes lavados, santificados e justificados em o Nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito Santo do Nosso Deus (1Co 6.11 – KJ)”.
Atenção!
A continuação deste Subsídio você encontra em nossa Revista E-book: Subsídios EBD. Clique aqui e peça a sua.

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad