A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA DOMINICAL PARA A VIDA DA IGREJA, parte 1 - Subsídios Dominical

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A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA DOMINICAL PARA A VIDA DA IGREJA, parte 1

INTRODUÇÃO
Atenção! Este conteúdo faz parte do curso 1 para professores da Escola Dominical. Acesse aqui o curso Completo.
A Escola Dominical, instituição surgida no século XVIII na Inglaterra e presente nas igrejas evangélicas em todo o mundo, e particularmente nas Assembleias de Deus no Brasil, vem colaborando com a formação de novos crentes e obreiros. 



Em muitas localidades, vemos uma efervescência na transmissão da Palavra de Deus por meio do ensino da Escola Dominical, mas em outros locais, infelizmente, a Escola Dominical parece mais uma programação à qual os crentes não precisam ir.

Esta série de dois artigos do novo curso da revista Ensinador Cristão, que damos início nesta edição, tem por objetivo fazer uma breve análise da importância da Escola Dominical para o crescimento da igreja, tanto no que diz respeito à transmissão do ensino bíblico de forma sistematizada quanto no que concerne à formação de ministros e obreiros leigos para o serviço cristão.
Dessa forma, busca-se não apenas fazer uma análise sobre a importância da Escola Dominical na vida da igreja local, mas igualmente motivar líderes, professores e pastores a que se envolvam com mais tenacidade em seus ministérios com o foco na formação cristã para os membros das igrejas em nossos dias.
I. A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA DOMINICAL

Atenção! Este conteúdo faz parte do curso 1 para professores da Escola Dominical. Acesse aqui o curso Completo.
Não se pode fazer uma análise séria da importância da Escola Dominical sem que examinemos o contexto em que ela se originou. Voltemos a 1780, na Inglaterra, e observemos a figura de Robert Raikes, um jornalista de 44 anos que trabalhava como redator do Gloucester Journal. De acordo com o pastor Antonio Gilberto, esse jornalista...

"...foi inspirado a fundar a Escola Dominical ao sentir compaixão pelas crianças de sua cidade, perambulando nas ruas, entregues à delinquência, pilhagem, ociosidade e ao vício, sem qualquer orientação espiritual. Ele, que já trabalhava há quinze anos trabalhava entre os detentos das prisões da cidade, pensou no futuro daquelas crianças e decidiu fazer algo em seu favor..."
Como é de conhecimento público, Raikes enfrentou oposição em seu intento, pois não se via naqueles dias a possibilidade de um santuário abrigar crianças sujas e mal-educadas para receberem ensinos. As crianças eram obrigadas a trabalhar horas ininterruptas, e não tinham o acesso à educação que poderia transformar seus hábitos e caráter. No artigo "When did Sunday Schools Start?" ("Como as Escolas Dominicais Começaram"), de Thimothy Larsen, vemos um pouco do contexto social do momento:

"A Revolução Industrial resultou em muitas crianças que passam a semana toda trabalhando em fábricas. Filantropos cristãos queriam libertar essas crianças de uma vida de analfabetismo. Ainda no século 19, o horário de trabalho era longo. As primeiras restrições legislativas modestas vieram em 1802. Isto resultou em limitar o número de horas que uma criança poderia trabalhar por dia para 121 Esse limite não foi rebaixado novamente até 1844. Além disso, o sábado era parte da semana de trabalho regular. Domingo, portanto, era o único tempo disponível para essas crianças ganharem alguma educação".
Portanto, pelo que vemos, a Escola Dominical começou como uma solução educativa para crianças que tinham de conviver entre o trabalho quase forçado e a delinquência. E foi aí que a atitude de Robert Raikes transformou a realidade daquelas crianças.

Raikes teve muito trabalho para convencer as crianças a frequentarem a igreja no seu único dia de folga, o domingo. Elas com certeza preferiam usar o seu tempo livre para brincar, pescar ou fazerem quaisquer outras atividades, mas algumas delas foram à igreja e começaram a aprender, de forma básica, a língua, aritmética, moral e civismo e também decoravam textos bíblicos, recitando-os depois.

O trabalho deu certo e foi divulgado pelo mundo. Robert Raikes, o "profanador do domingo", como foi algumas vezes chamado, deu- nos o exemplo de como a igreja pode ser uma bênção para a comunidade que a cerca, e tanto na formação espiritual quanto na formação moral de seus alunos.

Sobre a importância da Escola Dominical para a vida da igreja, escreve Michael Lawson: "A Escola Bíblica Dominical tornou-se a principal agência educacional da igreja. Ainda que muitas denominações tentem oferecer variedade de programas educacionais, a Escola Dominical mantém a melhor frequência de pessoas do que qualquer outro programa, e às vezes, mais do que todos os outros juntos. Por causa do seu tamanho e base ampla, a Escola Dominical usa mais professores do que qualquer outra agência por isso deve ser considerada separadamente".

"Pelo fato de a principal agência educacional da Igreja ter a palavra 'escola' em seu nome, as pessoas presumem que ela funciona como as demais entidades de ensino. Mas, as escolas dominicais diferem das públicas de vários modos significativos. Por exemplo, quantas classes de Escola Dominical exigem que os alunos façam dever de casa? Ou quantas escolas dominicais podem obrigar o aluno a ter frequência e envolvimento? Muitas implicações surgem da natureza voluntária da frequência à Escola Dominical".
"Além disso, as atividades básicas da Escola Dominical são diferentes da escolaridade comum. A hora de aula não pode ser dedicada exclusivamente a metas acadêmicas, porque tempo para encorajamento mútuo e formas de atenção são partes essenciais do propósito da Escola Dominical".

"Isso nos leva à diferença fundamental: as metas diferem. De modo geral, as escolas dominicais desejam a mudança de vida como resultado da informação dispensada. Mas as escolas [seculares] bem-sucedidas ainda são medidas pelas realizações acadêmicas e não pela integridade moral de seus alunos. Mas, na Escola Dominical, a mudança de vida é essencial ao processo educacional. Nós buscamos promover decisões morais baseadas em informação bíblica precisa e encorajada pelo cálido companheirismo cristão.


A Escola Dominical de sucesso é medida pela semelhança com Cristo de seus alunos e não pela realização acadêmica deles. E para atingir essa meta, três temas simultâneos precisam permear as horas de aula da Escola Dominical: companheirismo, informação e aplicação".
Acesse AQUI a parte 2 deste Curso

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