Quem são as duas testemunhas do apocalipse?

São pessoas que receberam poder e autoridade especiais de Deus para pregar a mensagem de juízo e salvação durante a segunda metade da tribulação.

O Antigo Testamento requeria duas ou mais testemunhas para confirmar o testemunho (cf. Dt 17.6; 19.15; Mt 18.16; Jo 8.17; Hb 10.28), e esses dois profetas serão a culminação do testemunho de Deus a Israel: a mensagem de juízo da parte de Deus e sua graciosa oferta do evangelho a todos que se arrependerão e crerão.


Deus enviará duas testemunhas para pregar o evangelho e profetizar a respeito do futuro; terão grande poder sobrenatural (Ap 11.5,6) e exercerão o seu  ministério no poder do Espírito. Serão grande ameaça ao Anticristo e a todo o mundo ímpio durante um período de 1260 dias, e neutralizarão os sinais e maravilhas dos profetas da Besta  (Ap 13.13,14).

AS VESTES DAS TESTEMUNHAS

Essas pessoas se vestirão de forma austera, como os profetas do passado, que se vestiam com roupas grosseiras, feitas de pêlos negros de bode ou camelo. Eram trajes vestidos por longo tempo, em sinal de luto ou arrependimento (2Rs 1.8; Jl 1.13; Jn 3.5,6; Mt 11.21).

Fatos que identificam as duas testemu­nhas em Apocalipse 11

1 São dois homens, e não alianças, dispensações. (v. 3,7-12).
2 São testemunhas de Cristo (v. 3).
3 Poder lhes será dado no futuro, quando elas vierem à terra (v. 3). Para isso, não é preciso ser homens que já exerceram este poder.
4 Serão profetas (v. 3,10).
5 Profetizarão nos últimos 42 meses, 1260 dias, três anos e meio desta era (w. 2,3; 12.6,14; 13.5; Dn 7.25; 12.7).
6 Estarão vestidas de saco (v. 3).
7 São simbolizadas por duas oliveiras e dois casti­çais que estão diante de Deus (v. 4; Zc 4.11-14).
8 Já estavam no céu quando Zacarias profetizou, cerca de 500 anos antes de Cristo (Zc 4.11-14).
9 João as viu no céu por volta de 96 d.C, por isso, quem quer que sejam, são dois homens trasladados para o céu, pelo menos 500 anos antes de Cristo (v. 4; Zc 4.11-14; Ml 4.5,6). Isto exclui João Batista, o apóstolo João e qualquer outro homem que viveu depois de 500 d.C..
10 Serão invencíveis durante os três anos e meio de seu ministério (v. 5-7).
11 Terão poder para destruir seus inimigos do mesmo modo que seus inimigos tentam des­truí-las (v. 5).
12 Poderão fazer sair fogo de sua boca para consumir seus inimigos (v. 5).
13 Terão poder para fazer parar de chover du­rante todos os dias de sua profecia (v. 6).
14 Terão poder para tornar a água em sangue e ferir a terra com pragas quando bem quise­rem (v. 6).
15 Quando o ministério de 1260 dias chegar ao fim, o espírito angélico sobrenatural do abismo usará o Anticristo para matá-las (v. 7).
16 Uma vez que está destinado aos homens morrer uma só vez (Hb 9.27), é certo que as duas testemunhas são dois homens que nunca morreram para que possam morrer nas mãos do Anticristo no futuro. Isto exclui, como uma das testemunhas, Moisés ou qualquer outro homem que já tenha morrido.
17 Permanecerão mortas por três dias e meio e, então, serão ressuscitadas (w. 8-11). Isto também prova que são dois homens que nunca morreram e que não serão homens imortais, ressurretos, quando descerem do céu para iniciar seu ministério.
18 Ao que parece, há somente dois homens na Bíblia que poderiam cumprir estes fatos sobre as duas testemunhas: Enoque e Elias. Está claramente prenunciado que Elias será uma das testemunhas em Malaquias 4.5,6. João Batista nunca foi Elias, cumprindo esta profecia. Ele disse que não era Elias (Jo 1.21).
Só vinha no mesmo espírito e poder de Elias para preparar o coração dos homens para o primeiro advento do Messias, assim como Elias preparará o coração dos homens para a segunda vinda do Messias (Lc 1.17).

Enoque é o outro homem trasladado que não viu a morte em sua vida na terra (Gn 5.21-24; Hb 11.5; 2 RS 2). Ambos profetizaram o juízo (Jd 14,15; 1 Rs 17-18). Ambos deverão voltar e morrer sua morte estabelecida na terra como todos os homens que vivem antes do arrebatamento (Hb 9.27; 1 Co 15.51-58).
Se Enoque ou Elias tivessem sido trasladados em um corpo imortal e glorificado, teriam sido as primícias da ressurreição, e não Cristo (1 Co 15.20-23). isto prova que estão no céu em seu corpo natural. E continuarão ali até voltarem para cumprir Apocalipse 11.
A vida de Enoque e de Elias é paralela em todos os sentidos, por isso, têm as mesmas chances de ser as duas testemunhas.

Por: †Subsídios EBD
Fontes:
- B. Dake – CPAD/ATOS
- B. Estudo Pentecostal – CPAD
- BÍBLIA DE ESTUDO JOHN MACATHUR
- Novo Testamento KJA
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