Lição 10: Milênio – Um tempo Glorioso para a Terra

Quem deseja ter uma visão clara sobre o milênio, certamente se depara com perguntas tais quais:
O que é o milênio? Quando será o milênio? Quem estará no milênio?
Nesta oportunidade buscaremos respostas para essas e outras perguntas relativas ao milênio.
I. O QUE É O MILÊNIO

O termo “Milênio” não consta do texto bíblico, mas a expressão correspondente (“mil anos”), sim.

Não obstante, a doutrina do Milênio é essencialmente bíblica e consistentemente teológica.

Um dos trechos mais interessantes do Apocalipse é a promessa, no capítulo 20, de que Satanás será preso e amarrado no abismo por mil anos. Não mais ele será capaz de enganar as nações, como fazia através do Anticristo e de seu falso profeta, Esse período .de mil anos é chamado Milênio, termo composto do latim mille, "mil", e do latim moderno enium, derivado do latim annus, "ano". (Assim como "biénio" significa um período de dois anos, "milénio" diz respeito a um período de mil anos).

1. Definição.
O Milênio é um período de mil anos durante o qual Cristo há de reinar plenamente sobre o mundo, de acordo com o que explicita João no Apocalipse (20.1-5).
Trata-se de um reino literal, cujo principal objetivo é a exaltação de Jesus não somente como o Messias de Israel, mas como o Desejado de todas as nações (Ag 2.7).

2. O Milênio e o Reino de Deus.
O Milênio pode ser considerado ainda a manifestação plena do Reino de Deus na terra. E isto nada tem a ver com a doutrina de algumas seitas que, renegando as verdades bíblicas acerca do arrebatamento da Igreja, ensinam que este mundo haverá de melhorar, pouco a pouco, até transformar-se num paraíso.

3. O milenismo na igreja primitiva.

A Bíblia é muito clara ao afirmar que nosso Senhor Jesus retornará para reinar na terra como Rei dos reis e Senhor dos senhores. A Igreja Primitiva aguardou ansiosamente que Ele voltasse para estabelecer o seu Reino e para reinar em Jerusalém como o herdeiro do trono de Davi.
Os primitivos crentes interpretaram de modo literal a promessa de Jesus de que os 12 apóstolos se assentariam sobre 12 tronos para julgar e governar as 12 tribos de um Israel restaurado (Mt 19.28).

Ao longo do primeiro século, muitos foram perseguidos, mas, ao mesmo tempo, criam que "se sofrermos, também com ele reinaremos" (2 Tm 2.12).
O quadro da vitória final de Jesus descrito no Apocalipse acrescentou a certeza dos mil anos do Reino milenial antes do último julgamento e da vinda dos novos céus e da nova terra profetizados por Isaías (Is 65.17; 66.22).

Então, provenientes da Ásia Menor, conceitos da interpretação pré-milenista rapidamente começaram a se alastrar. Vemo-los refletidos nos escritos de Papias (00-130), de Justino Mártir (100-165), de Irineu (130-202), de Tertuliano (160-230) e de outros. Justino Mártir esperava o cumprimento literal de Isaías 65.18-24. Irineu interpretava os capítulos 11 e 65 de Isaías literalmente e insurgia-se contra aqueles que espiritualizavam essas passagens.

II. QUANDO SERÁ O MILÊNIO
O Milênio terá início logo após a Grande Tribulação, quando Nosso Senhor Jesus Cristo, na companhia de todos os seus santos, houver aniquilado o dragão, o falso profeta e a besta (Ap 19.11-21). O Milênio, por conseguinte, dar-se-á, logicamente, depois do arrebatamento da Igreja.
Neste período, Satanás estará amarrado até que se completem os mil anos. Em seguida, importa que ele seja solto por um pouco de tempo, até que seja definitivamente lançado no lago de fogo (Ap 20.2,7,10). Ver também Mt 25.41.

III. QUEM ESTARÁ NA TERRA DURANTE O MILÊNIO
Estarão na terra, durante o Milênio, o povo de Israel e os gentios que houverem sobrevivido à Grande Tribulação e ao juízo das nações (Mt 25.31-41). A Igreja, como já o dissemos, estará, juntamente com Cristo, regendo o mundo. Afinal, dele recebemos esta promessa (Ap 2.26,27).
Não sabemos exatamente em que lugar encontrar-se-á a Igreja durante o Milênio: se no céu ou se entre a terra e o céu. De uma coisa temos absoluta certeza: com os nossos corpos já glorificados, estaremos reinando juntamente com Jesus. Aleluia! Onde estará o rei, aí também estará o seu reino e os seus súditos. Os maravilhosos detalhes desse evento encontram-se de posse do Rei dos reis.

IV. OBJETIVOS DO MILÊNIO

O Milênio será implantado, tendo vários objetivos bem definidos:

1. Exaltar a Cristo.
Todos os povos, principalmente Israel, terão de se curvar ante Jesus Cristo, cujo nome será sublime e soberanamente exaltado como o Rei dos reis e Senhor dos senhores (Fp 2.5-11; Ap 19.16). Ler também 1 Co 15.24-26.

2. Manifestar o Reino de Deus na sua plenitude.
Na Oração Dominical, o Senhor Jesus ensinou-nos a orar: “Venha o teu reino” (Mt 6.10). Esta petição será plenamente respondida quando vier o Senhor Jesus, juntamente com a sua Igreja, inaugurar o Milênio — a exposição mais visível do Reino de Deus na terra.

3. Mostrar que este mundo pode ser administrado com justiça e equidade.
Em consequência da corrupção e dos desmandos administrativos dos governantes, a população da terra é assolada pela fome, pela falta de habitação e por muitas outras necessidades básicas. Todavia, quando Cristo instaurar o seu governo, mostrará que todos esses problemas podem ser rápida e perfeitamente solucionados.

4. Deixar bem claro que os reinos deste mundo pertencem a Cristo.
No deserto, Satanás tentou a Cristo, alegando serem dele todos os reinos deste mundo. Na verdade, tudo pertence a Jesus: “Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre” (Ap 11.15). Desta forma, cumprir-se-á a aliança que Deus estabeleceu com a casa de Davi, da qual veio, legalmente, o Senhor Jesus (Is 9.7; Dn 7.14).
Atenção!

A continuação deste Subsídio você encontra em nossa Revista E-book: Subsídios EBD. Clique aqui e peça a sua.
Compartilhar:

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !