Os Céus Que Agora Existem - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

Os Céus Que Agora Existem

2 Pedro 3.7: “Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro...”
E no contexto de (3.5b), lemos: “...pela palavra de Deus já desde a antiguidade existiram os céus, e a terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste”.
Devemos, portanto, ter em mente no presente argumento, as duas frases significativas:

(1?) = “existem” (presente); e
(2?) = “existiram” (passado). Os judeus em alguns dos seus escritos tinham a concepção de três universos:
a) O universo antediluviano (do mundo de então), que terminou com o Dilúvio (cf. 1 Pd 3.20; 2 Pd 2.5; 3.5,6).
b) O universo renovado, que é o nosso, mas que eventualmente também perecerá (cf. 2 Pd 3.7,10,12; Ap 21.1).
c) O novo universo, no qual reinará a justiça, quando será restaurado a harmonia original. Esse é o “mundo eterno” que não terá fim (2 Pd 3.13; Ap 21.1 e ss).
Leia também:

- LIÇÃO 12- NOVOS CÉUS E NOVA TERRA

- LIÇÃO 11- O JUÍZO FINAL

A tradição de que o mundo, antes destruído pela água, seria novamente destruído pelo fogo, era antiga tradição judaica, e segundo Josefo,(155) essa tradição era extraída de um livro de profecias, atribuídas a Adão, que continha tal declaração.

O cataclismo.
Muitos expositores renomados têm procurado encaixar em Gn 1.2: (“um = Katakleitheis”) - designação grega para nosso vocábulo moderno “cataclismo”, em lugar das palavras hebraicas (“tõhubõnhü”), traduzidas em português como (“sem forma e vazia”).
Verdade é que, em outros lugares das Escrituras tais palavras são traduzidas no sentido de: deserto ou desolação total, em termos físicos (Dt 32.10; Jó 6.18), vazio (Jó 26.7), caos (Is 24.10; 34.11; 45.18); e metaforicamente, coisas vãs ou sem valor (1 Sm 12.21; Is 29.21).
Assim, os expositores que defendem esta posição acham que, no dizer de Pedro (3.5), “...os céus e a terra” que “existiram na antiguidade”, existiram antes deste cataclismo mencionado em Gênesis 1.2, e que, a seguir, o bondoso Criador, deu início a “uma nova forma” em cada elemento mencionado.

VERDADE DOS FATOS
Ora, nas versões correntes da Bíblia nunca se lê “...e a terra tornou-se” (com exceção de Rode) e, sim, “...e a terra era” (Gn 1.2 etc).
Sem procurar polemizar, mas esclarecer, lendo Gênesis 1.8,31 e 2.1-3; Is 45.18; Mc 10.6, cai por terra uma “recriação da terra” e uma “queda no mundo espiritual” em Gênesis 1.2. A Bíblia defende uma criação contínua sem interrupção (Êx 20.11; 31.17) e, sem sombra de dúvida, Pedro se refere ao tempo do Dilúvio, quando cita 3.5; pois sabemos que, por ocasião deste, grandes massas de água compactas que estavam “sobre a expansão” (Gn 1.6-8) desabaram sobre a humanidade.
Muitas vezes, os “elementos” da natureza são toma- dos em figuras para representar os dois primeiros céus: céu atmosférico e o céu estelar. O termo grego “stoicheia”, em casos específicos, geralmente, expressa este pensamento. Assim sendo, o contexto demonstrativo da mesma seção de Pedro (3.5) reforça o sentido do argumento.

Ora, segundo se depreende do expressivo: “os céus” que hão de passar no dia do juízo não inclui o céu “eporanios” (céu superior), uma vez que o mesmo é eterno, não é, pois, sujeito a nenhuma mudança. E sim, os “céus” atmosférico e astronômico.

Conclusão
Pedro diz que isso se dará no dia do juízo e que será ocasionado com grande estrondo. Isto é, ele usa aqui a terminologia grega literária: “rhoizêdon”. O substantivo “rhoizos” usava-se no grego antigo a propósito do zunido da flecha ou para aludir ao rugido de um incêndio ou provavelmente ao enrolamento dos céus como pergaminho. Seja como for, tudo está predito e tudo acontecerá!

Autor: PR. Severino Pedro – Divulgação: Subsídios EBD.

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad