Anuncios

 

É comum o líder ser convidado para participar de solenidades de caráter cívico-religiosas, culturais ou sociais, ocasiões em que deverá proferir palestras ou discursos. Nesses casos, o líder cristão que se preza deve observar algumas regras de oratória.

No entanto, antes de abordarmos tais regras, vejamos os três problemas fundamentais que o orador enfrenta:


1ª) IR ATÉ A FRENTE E ENCARAR O AUDITÓRIO.
2ª) FALAR AO PÚBLICO.
3ª) PARAR DE FALAR.

O primeiro problema poderá ser resolvido da seguinte maneira: o orador deve apresentar-se limpo, cabelos em ordem e penteados, barba feita, botões abotoados, gravata bem alinhada, paletó fechado, nada aparecendo nos bolsos; olhar franco de frente para o auditório.

A postura para os homens deve ser semimilitar, com os pés ligeiramente afastados, em posição de descanso militar.
As senhoras, por sua vez, deverão, sempre, ter um dos pés em frente ao outro.

O segundo problema será vencido desta forma: o orador deverá falar dizendo alguma coisa. Falar somente o suficiente. Falar com conhecimento do assunto e com honestidade. O orador deve fazer um exórdio (introdução) para tornar a assistência atenta, dócil e benévola. Não deve esquecer a saudação inicial devida aos presentes, começando sempre pela importância do cargo ou função do mesmo. Exemplo: ''Excelentíssimo Senhor, Doutor Fulano de Tal, Digníssimo Prefeito Municipal; Excelentíssimo Senhor Professor Beltrano de Tal, Digníssimo Vice-Prefeito; Ilustríssimo Senhor Cicrano de Tal, Mui Digno ou Digníssimo Diretor do Colégio Estadual...; demais autoridades presentes; Caros Alunos; Minhas Senhoras; Meus Senhores".

O terceiro problema, o eterno problema de oradores principiantes e de tribunos tarimbados, consiste no parar de falar. Tenta-se vencê-lo do modo a seguir. Assim como um rojão tem seu estouro, deve o orador, após atingir o clímax do discurso, resumir as razões da sua afirmação inicial, reafirmar sua idéia central e, se for o caso, reforçá-la, apelando para as emoções do auditório. O final deve impressionar os ouvintes e precisa ser vigoroso e persuasivo.
Regras Básicas de Oratória

1ª) ASSUNTO:
a) basear-se em fatos;
b) dominar os fatos;
c) separar os fatos interessantes;
d) durante a fala, responder: Quê, Onde, Por quê, Quando e Como;' 'Tenho comigo seis servos leais (que me ensinaram tudo o que aprendi); Os seus nomes são Quê, Por quê e Quando, Como, Onde e Quem". (Rudyard Kipling.)
2ª) AUDITÓRIO:
a) qual o público?
b) qual seu interesse?
c) qual sua cultura?
3ª) SEQUÊNCIA:
a) captar a atenção desde o início;
b) manter a expectativa e curiosidade;
c) somente citar casos relacionados com o assunto.
4ª) PALAVRAS:
a) acessíveis ao público;
b) evitar termos técnicos, abreviaturas e termos estrangeiros;
c) correção lingüística.
5ª) POSTURA:
Não é recomendada: a) rígida;
b) negligente. Ideal: em pé, com naturalidade; mão e braços pendurados ao longo do corpo.
6ª) MÃOS E BRAÇOS:
Não se recomenda:
a) mãos nos bolsos;
b) braços cruzados;
c) corpo apoiado sobre a mesa ou cadeira;
d) dar socos na mesa ou na tribuna;
e) gesticulação exagerada.
Recursos permitidos desde que moderados: dedo em riste; estalar os dedos; acenar a mão; levantar ambas as mãos.
7ª) OLHAR:
Não se recomenda:
a) fixar-se em um só ponto ou objeto;
b) fixar uma determinada pessoa;
c) vacilar o olhar, como quem procura algo. Ideal: dividir o auditório em quatro partes para uma completa visualização; procurar fixar os componentes do auditório nos olhos.
8ª) TIMBRE DE VOZ:
Evitar:
a) eloquência exagerada;
b) monotonia;
c) repetir a mesma ênfase;
d) pausas acentuadas. Ideal: falar com clareza (boa pronúncia); efetuar variação na cadência, entonação e energia; voz agradável.
9ª) ERROS COMUNS A SEREM EVITADOS:
a) iniciar a "fala" com justificativas (Não sei falar, não sou orador,     etc);
b) excesso de austeridade;
c) ser presunçoso ou arrogante;
d) Resmungos: Ah..., Hum..., Bem..., Aí..., E daí..., Né, etc;
e) cacoetes.
10ª) QUEM FALA DEVE ESTAR SEGURO DE SI E CONFIAR QUE SERÁ BEM-SUCEDIDO NA SUA PRELEÇÃO.

Autor: Wagner Gaby / Divulgação: sub-ebd.blogspot.com
 
Top