Anuncios

 

Atenção! Este conteúdo faz parte do curso 1 para professores da Escola Dominical. Acesse aqui o curso Completo.

Uma característica importante ao crescimento estão porque Deus o permitiu. E Deus não dá igrejas a apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e doutores. Deus dá à igreja apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e doutores. Estes é que são um presente de Deus à igreja, e não o contrário.

 
Clique e acesse
Segundo, há diversos ministérios, cada um com sua vocação, e Paulo mencionou pastores e doutores.
Há quem entenda que por terem sido mencionados por último, pastores e mestres estariam em último lugar em uma suposta escala de valorização ministerial. Entretanto, tal entendimento não encontra guarida nas escrituras. Não há nesse texto uma menção à hierarquias. O que há são funções necessárias ao bom andamento da igreja.

Terceiro, Paulo menciona pastores e mestre juntos, como dois grupos de obreiros que atuam unidos em prol do crescimento da congregação. Estes dois obreiros ministram de forma cooperada, e um dos requisitos ao ministério pastoral é a aptidão para o ensino.

O mestre não precisa ter necessariamente a aptidão pastoral como requisito para ensinar, mas o pastor deve saber ensinar como um requisito pastoral.

Quarto
, o ministério de mestre é, na Bíblia, um ministério tanto quanto é o ministério pastoral. A igreja precisa ser pastoreada, e precisa ser ensinada.
Mestres tem uma importância grandiosa para que uma igreja cresça, e isso pode ser visto na Escola Dominical. Uma igreja tem, em regra, um pastor líder e outros auxiliares, mas não muitos. Entretanto, há muito mais possibilidades de uma pessoa vocacionada ao ensino ser aproveitada em outras esferas de trabalho dentro da igreja local.

LEIA:



Blog: Subsídios ebd
A ferramenta de Pesquisas e Estudos dos Professores e Alunos da Palavra de Deus" (sub-ebd.blogspot.com.br). 
ATENÇÃO! Todos os artigos aqui postados podem ser reproduzidos, desde que a fonte seja citada com link para o site (sub-ebd.blogspot.com.br).

 
Top