Relações Públicas - Subsídios Dominical

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A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

Relações Públicas

CONCEITOS BÁSICOS E ORIGEM
Hodiernamente, em decorrência do acentuado desenvolvimento tecnológico, a grande empresa, o agente de propaganda, o diretor de jornal, o vendedor de produtos farmacêuticos, etc, desejam, cada dia mais, conhecer e influenciar a opinião pública. 

Daí a importância de Relações Públicas, responsável pelo sucesso das organizações seculares que fazem uso desse método.
Agora, mais do que nunca a Igreja deve voltar suas atenções para Relações
Públicas, utilizando seus métodos, a fim de melhor disseminar a mensagem da salvação ao povo em geral, aprimorando sensivelmente os meios empregados no cumprimento do "IDE!" de Jesus.
Afinal, o que significa Relações Públicas?

VEJAMOS ALGUNS CONCEITOS MAIS IMPORTANTES
"Relações Públicas são uma atividade sócio-técnica-administrativa, mediante a qual se pesquisa e se avalia a opinião e o comportamento do público e se empreende um programa de ação planificado, contínuo e de comunicação recíproca no interesse da comunidade e destinado a manter uma infinidade e compreensão da mesma para com as entidades de qualquer natureza". (Federação Interamericana de Relações Públicas.)
"Relações Públicas" é o método de integrar na opinião pública conceitos favoráveis a uma pessoa ou instituição". (Professor Walter Ramos Poyares.)
"Relações Públicas é a arte que se traduz no trato com cortesia a todos, indistintamente, para que se sintam no mesmo plano de igualdade". (Joel Cardoso de Melo.)

"Relações Públicas são um instrumento vital de ajuste, interpretação e integração entre indivíduos, grupos e a sociedade''. (EdwardL. Bernays.)
"Relações Públicas são uma tentativa de, pela informação, persuasão e ajuste, granjear o apoio público para uma atividade, causa, movimento ou instituição". (Edward L. Bernays, em sua obra "The Engineering of Consent".)
"Relações Públicas, como função administrativa, é o procedimento mediante o qual determinada empresa procura deliberadamente criar em seu favor um crédito de confiança e de estima na respectiva clientela, contra o qual pode sacar em proveito tanto de seu programa de trabalho como de seus interesses institucionais". (Professor Benedito Silva, da Escola Brasileira de Administração Pública, da Fundação Getúlio Vargas, em seu opúsculo "Relações Públicas, Divulgação e Propaganda".)

Desses e de outros conceitos, concluímos que a função diretiva das Relações Públicas é conquistar a aceitação e o respeito do público. Pode-se aduzir que Relações Públicas seria uma complementação, em sentido amplo, do relacionamento humano, quando se extravasa do grupo social para a comunidade.

Remontam as Relações Públicas aos primórdios da civilização, com o surgimento do comércio. Quando apareceram as trocas, se fez necessário o início de uma maneira mais fácil de se apregoar as qualidades das mercadorias. Dali para cá, o aprimoramento foi um imperativo.
Para alguns, as Relações Públicas tiveram início no Monte Sinai, quando o Senhor entregou os mandamentos a Moisés (Êx 20); o que não deixa de ser um ordenamento de princípios básicos da existência comunitária.

Devem ser examinados os desejos, as necessidades e as atitudes do público que permitirão o desenvolvimento de um programa de ação no interesse comum da organização, no caso, da Igreja e da sociedade. Para se descobrir quais são as pretensões do público em relação à Igreja, a pesquisa é a arma principal. Procurar o que uma coletividade almeja, para em seguida, colocar isso a seu alcance, é a finalidade de Relações Públicas. Por outro lado, devem-se informar ao público os serviços prestados, com absoluta sinceridade.

"Aqueles que o conhecem, pensarão bem de você", diz o adágio popular; e se houver uma consciência de que a dependência é mútua, infalivelmente existirá uma cooperação de ambas as partes: Igreja e público.
A boa vontade nunca é oferecida como dádiva - ela tem de ser desenvolvida e merecida.
A Igreja, com seu relacionamento íntimo com o público, tem o dever de prestar um bom serviço à comunidade; para tanto, precisa se esmerar nessa área.
A versatilidade do líder cristão obriga que ele mantenha relacionamento com as mais diversas camadas sociais e nelas penetre sempre com a mesma solicitude e educação, porém sem acepção de pessoas.

PROPAGANDA
"A propaganda é o principal instrumento das Relações Públicas. E o esforço para interpretar uma empresa perante o público, de modo que esse compreenda a natureza do negócio e o modo em que serve a sociedade". (Ettinger, in "Pesquisas e Relações Públicas").
Propaganda é a ação ou efeito de propagar ou difundir idéias, princípios, teorias, etc. (Mt 28.19,20.)

Pelas Relações Públicas, pode-se obter formação de opinião pública favorável. Os líderes da Igreja Primitiva faziam uso constante desse método, principalmente da utilização do instrumento da propaganda. "Não podemos deixar de anunciar aquilo que vimos e ouvimos'' (At 4.20). A simples leitura do livro de Atos nos possibilita uma visão clara do efeito das Relações Públicas na novel igreja, a qual "caía na graça de todo o povo". Muitas igrejas encontram-se inertes atualmente, sem conversões, pois ainda não descobriram os resultados que poderão ser obtidos através das Relações Públicas. Em muitos lugares, a comunidade não sabe e nem conhece determinadas igrejas evangélicas ali existentes, pois as mesmas ficam enclausuradas nas quatro paredes de seus templos, os quais, na maioria das vezes, aparentam até uma forma das chamadas "sociedades secretas". Nesses lugares, o público desconhece que pessoas anteriormente perdidas, sem salvação, drogados, bêbados, meretrizes, criminosos, enfim, homens e mulheres considerados irrecuperáveis, foram salvos em Cristo Jesus, pela pregação do Evangelho e transformados em novas criaturas. 

O público desconhece o trabalho assistencial desenvolvido pelas entidades filantrópicas sustentadas por essas igrejas, as quais contribuem com parcela considerável nessa área. Esse mesmo público desconhece, na maioria das vezes, as entidades educacionais mantidas por essas igrejas. E por que não falar do desconhecimento, por parte da população, das curas divinas, dos milagres, das maravilhas operadas por Jesus Cristo, em suas reuniões? Enquanto a Igreja está estacionada nessa área, os "filhos das trevas" estão utilizando em todos os setores a propaganda para difundirem suas heresias, seus pecados, sua literatura imoral, sua música profana, suas doutrinas malignas e vícios dos mais diversos.

A propósito, como está a imagem da sua Igreja perante ó público local, prezado leitor?
É claro que algumas pessoas exageram na propaganda, anunciando acontecimentos que não correspondem com a realidade, todavia, é necessário considerar que, sem base na verdade, os resultados obtidos serão precários. Abraham Lincooln (1809-1865), formulou a básica necessidade da veracidade no tratamento com o público:
"Quem perde, uma vez sequer, a confiança de seus concidadãos, jamais poderá recuperar o respeito e a estima deles. Pode enganar-se todo o povo durante algum tempo; pode mesmo enganar-se parte do povo durante todo o tempo; mas não é possível enganar todo o povo durante todo o tempo".
Com honestidade de propósitos, deve-se chegar ao público relatando o que se está processando na Igreja, utilizando-se a imprensa e as oportunidades específicas, apresentando a Igreja como corpo de Cristo aqui neste mundo, a qual encontra-se à disposição de tantos quantos dela necessitarem.

A ARTE DE RELAÇÕES PÚBLICAS
O público está composto de muitos tipos de pessoas. Para impressioná-las, ou seja, para alcançá-las com receptividade é preciso que usemos uma linguagem que elas possam entender, isto é, devemos nos identificar com as mesmas.
A propaganda deve utilizar todos os caminhos possíveis, a fim de que o público seja informado sobre a contribuição da Igreja em prol do bem-estar de todos. Essa propaganda deve se estribar em veracidade, usando de toda simplicidade nas mensagens, a fim de que possa ser inteligível.
O ponto máximo na arte de Relações Públicas reside no sentido de se preservar uma boa imagem da organização a que se pertença. No nosso caso, cabe ao líder cristão, como aos crentes de um modo geral, contatar com o povo e difundir uma boa impressão acerca da Igreja.

ALVO DAS RELAÇÕES PÚBLICAS
Atingir o público com uma boa receptividade à Igreja deve ser a preocupação de cada líder, de cada cristão. Para tal, devem ser selecionados os alvos mais importantes, ordenando-os pelo grau de importância.
A sondagem da opinião pública facilita a descoberta do que o povo mais almeja em relação à Igreja, então, devem-se fixar parâmetros do que mais esse público pretende. O público, por sua vez, deve receber contínua atenção por parte da Igreja.

Autor: Wagner Gaby / Divulgação: sub-ebd.blogspot.com

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