Lição 7- A Vida Segundo o Espírito

Obs. Subsídio teológico para a lição 7, de Adultos – 2° trimestre de 2016
A liberdade em Cristo que gozamos advém do fato de não estarmos debaixo da lei, mas da graça (Rm 6.14). Uma vez debaixo da graça, "não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito". É no capítulo 8 que a operação do Espírito Santo na vida do cristão é manifesta com mais clareza.

VEJA O VÍDEO AULA DESTA LIÇÃO 7

O Espirito, mencionado apenas uma vez nos caps. 1 a 7, é mencionado, aproximadamente, 20 vezes no cap. 8. Ele nos livra do pecado e da morte (vv. 2-3), capacita-nos a cumprir a lei de Deus (v. 4), transforma a nossa natureza e nos concede força para obter vitória sobre a nossa carne não redimida (vv. 5-13), confirma a nossa adoção tomo filhos de Deus (vv. 14-16) e garante a nossa glória final (vs. 17-30).

Clique e acesse
I. DUAS CLASSES DE PESSOAS
Paulo descreve duas classes de pessoas: as que vivem segundo a carne e as que vivem segundo o Espírito.
1. Viver 'segundo a carne.
Viver segundo a carne ('carne', aqui, é o elemento pecaminoso da natureza humana) é desejar satisfazer os desejos corrompidos da natureza humana pecaminosa; ter prazer e ocupar-se com eles.
Trata-se não somente da fornicação, do adultério, do ódio, da ambição egoísta, de crises de raiva, etc. (Gl 5.19,21), mas também da obscenidade, de ser viciado em pornografia e em drogas, do prazer mental e emocional em cenas de sexo, em peças teatrais, livros, vídeo, cinema e assim por diante.
2. Viver 'segundo o Espírito.
Viver 'segundo o Espírito' é buscar a orientação e a capacitação do Espírito Santo e submeter-nos a elas e concentrar nossa atenção nas coisas de Deus.
É estar sempre consciente de que estamos na presença de Deus, e nEle confiarmos para que nos assista e nos conceda a graça de que carecemos para que a sua vontade se realize em nós e através de nós.
  LEIA TAMBÉM:


3. Não é possível o obedecer à carne e ao Espírito ao mesmo Tempo.
É impossível obedecer à carne e ao Espírito ao mesmo tempo (Rm 8.7,8; Gl 5.17,18). Se alguém deixa de resistir, pelo poder do Espírito Santo, a seus desejos pecaminosos e, pelo contrário, passa a viver segundo a carne (Rm 8. 13), torna-se inimigo de Deus (8.7; Tg 4.4), e a morte espiritual e eterna o aguarda (v. 13). Aqueles cujo amor e solicitude estão prioritariamente fixados nas coisas de Deus, podem esperar a vida eterna e a comunhão com Ele (Rm 8. 10,11,15,16).
Atenção!

A continuação deste Subsídio você encontra em nossa Revista E-book: Subsídios EBD. Clique aqui e peça a sua.
Compartilhar:

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !