Lição 9: A Evangelização de Crianças - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

Lição 9: A Evangelização de Crianças

28 de Agosto de 2016
Texto Áureo
"Assim também não é vontade de vosso Pai que estás nos céus, que um destes pequeninos se perca." (Mt 18.14)
Verdade Prática
A evangelização das crianças é urgente, porque delas dependem o presente e o futuro do Reino de Deus.

VEJA O SUBSÍDIO EM VÍDEO


LEITURA DIÁRIA
Segunda – Mc 16.15: O "Ide" de Jesus alcança as crianças
Terça – Mc 10.14: Jesus chama a si os pequeninos
Quarta – Mt 18.14;1Tm 2.4: Deus almeja a salvação das crianças
Quinta – Mt 18.2,3: Os pais devem ensinar seus filhos a respeito de Deus
Sexta – Dt 6.7: A criança é apta a receber Jesus
Sábado – Sl 78.4-8: O conhecimento de Deus e as crianças

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Mateus 18.2-6; Marcos 10.13-16
Mateus 18.2-6:
2 E Jesus, chamando um menino, o pôs no meio deles,
3 E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus.
4 Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus.
5 E qualquer que receber em meu nome um menino, tal como este, a mim me recebe.
6 Mas, qualquer que escandalizar um destes pequeninos, que creem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar.

Marcos 10.13-16
13 E traziam-lhe meninos para que lhes tocasse, mas os discípulos repreendiam aos que lhos traziam.
14 Jesus, porém, vendo isto, indignou-se, e disse-lhes: Deixai vir os meninos a mim, e não os impeçais; porque dos tais é o reino de Deus.
15 Em verdade vos digo que qualquer que não receber o reino de Deus como menino, de maneira nenhuma entrará nele.
16 E, tomando-os nos seus braços, e impondo-lhes as mãos, os abençoou.
HINOS DA HARPA CRISTÃ: 46, 115. 449

OBJETIVO GERAL
Perceber que a evangelização das crianças é necessária e urgente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
I. Conscientizar de que a criança é pecadora e pode perder-se.  
II. Saber que a criança crê e pode ser salva
III. Mostrar como evangelizar as crianças.

• INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Professor, a grande comissão dada por Jesus também inclui as crianças (Mc 16.15). Erroneamente, muitos quando leem essa ordenança pensam somente nos adultos. Mas, o Ide de Jesus também é para os pequeninos.

As crianças precisam ser evangelizadas e discipuladas para que tenham um encontro pessoal com Jesus Cristo.

Quando uma criança é ganha para Jesus, tem-se uma vida toda que pode ser dedicada ao Reino de Deus.

Na Palavra de Deus temos o exemplo de Timóteo, que aprendeu as Sagradas Escrituras ainda na infância e quando jovem tornou-se um pastor, um obreiro fiel. Jesus amou as crianças e dedicou em seu ministério um tempo para estar m elas, abençoando-as.

Infelizmente, muitos líderes ainda não investem no ministério infantil como deveriam. As crianças precisam ser amadas, respeitadas apascentadas. Incentive seus alunos a orar e evangelizar também as crianças.

INTRODUÇÃO
Ao ordenar a pregação do Evangelho a toda criatura, Jesus referia-se também as crianças. Ele jamais as deixaria de fora, pois a vontade do Pai é que nenhuma delas se perca, mas que todas se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade (l Tm 2.4). Vamos, em nossa ação evangelística, empregar todos os nossos recursos para conduzir as criancinhas a Cristo.

Quanto mais cedo elas forem evangelizadas, maior será a sua chance de escapar aos perigos físicos, morais e espirituais que as rodeiam. A evangelização dos pequeninos é mais do que prioritária; é urgentíssima.

I – A CRIANÇA É PECADORA E PODE PERDER-SE
Enquanto a criança não entrar pela porta da salvação, a sua condição diante de Deus em nada difere da posição de um pecador adulto.

1. A criança é nascida em pecado.
Em consequência do pecado de Adão, todos os seres humanos vêm ao mundo na condição de pecadores (Rm 5.12). Veja a confissão de Davi: "Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe" (SI 51-5).

2. A alma da criança está em perigo.
O Senhor Jesus falou claramente acerca da salvação das crianças: "Assim também não é vontade de vosso Pai, que está nos céus, que um destes pequeninos se perca" (Mt 18.14). Por que Jesus diria isto se não houvesse a possibilidade de os pequeninos se perderem? Sua declaração leva-nos a crer que a alma infantil está em perigo. Pense nisso.

3. A questão da inocência.
O bebé é inocente apenas no sentido de que não tem consciência do pecado, por ser, ainda, mental e moralmente incapaz de praticá-lo. Embora portador do pecado original, não tem o pecado experimental. Por isso, dizemos que a criança está na "idade da inocência". Se ela vier a morrer nesse estado, irá para o céu, porquanto Deus não leva em "conta os tempos da ignorância" (At 17.30a).

Todavia, a partir do momento em que a criança passa a distinguir entre o bem e o mal, torna-se culpada de seus erros e enquadra-se no restante do versículo: "anuncia agora a todos os homens, em todo lugar, que se arrependam" (At 17.30b).

PONTO CENTRAL
A evangelização das crianças é ur­gente, pois Deus almeja a salva­ção delas.

SÍNTESE DO TÓPICO l
As crianças também são pecadoras e podem perder-se. Precisamos levar a elas as Boas - Novas.

SUBSÍDIO DE JDUCAÇÃO CRISTÃ
A base bíblica para a evangelização de crianças não se resume no fato de que eles estão prontos para a salvação, nem somente no fato de carecerem da mensagem do evangelho tanto quanto os adultos. A própria Palavra de Deus nos manda fazer esse trabalho, e há manda­mentos específicos sobre as crianças,

A Bíblia apresenta algumas razões pelas quais devemos evangelizar as crianças:

1. É mandamento bíblico (Dt 4,940; 6.6,7; Pv 22.6);
2. Jesus deu o exemplo, por Isso devemos imitá-lo (Mt 18.2; Mc 956,37).
3. Todos pecaram, inclusive a crian­ça (SI 58,3; Rm 3.23). Atos como ira, obstinação, inveja, desobediência e mentira fazem parte da natureza humana.
4. Os infanto-juvenis possuem alma imortal (Ez 18,4).
5. A Bíblia esclarece que uma crian­ça pode ser salva (Mt 18.6).
6. Jesus recebeu "perfeito louvor" da boca dos pequeninos (Mt 21.16).

É bom saber que a salvação é para todos, sem excluir ninguém. Sem nenhu­ma restrição quanto a cor, raça, língua, religião e idade. A forma de receber a salvação também é única—a fé em Cris­to (Jo 1.12).

A verdadeira evangelização é global e, por fim, a evangelização das crianças é o cumprimento da vontade de Deus.

A infância é o período em que o coração e a mente estão mais predis­postos à influência do evangelho.

Uma criança ganha para Cristo representa uma alma salva e uma vida que poderá ser empregada no serviço do Mestre (FIGUEIREDO, Helena. A Importância do Evangelismo Infanto-juvenil. 2.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, pp. 22,23).

CONHEÇA MAIS
Ai daquele homem
Jesus adverte que aqueles que servem de instrumento para pôr coisas pecaminosas diante dos outros e, especialmente, diante de crianças, receberão a extrema condenação (Mt 18.5-7). Pôr 'escândalos' — tais como diversões mundanas, ensinamentos humanistas, filmes imorais, literatu­ra pornográfica, drogas, bebidas alcoólicas, maus exemplos, falsas doutrinas e companheiros iníquos — no caminho dos outros, é ajuntar-se a Satanás, o grande tentador. (Para conhecer mais, leia Bíblia de Estudo Pentecostal, CPAD, p. 1425)
Lições Bíblicas do 3° tr. De 2016 – Classe de Adultos
Blog: Subsídios EBD – Partilhando o evangelho

II. A CRIANÇA PODE CRER E SER SALVA

A Bíblia comprova que a criança pode arrepender-se de seus pecados, cere em Jesus, recebe-lo pela fé e ser salva.

1. Os pequeninos creem em Cristo.
Jesus que sonda mentes e corações, testemunha a capacidade de os pequeninos crerem em seu nome: "E Jesus, chamando uma criança, a pôs no meio deles" (Mt 18.2).

Logo a seguir, advertiu: "Mas qualquer que escandalizar um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar" (Mt 18. 6).

Pelo que observamos no relato de Marcos, a criança que Jesus tomou como exemplo era pequena, porque Ele a pegou no colo (Mc 9.36). Sua tenra idade, porém, não constituiu qualquer obstáculo para que ela cresse em Cristo.

2. As crianças das cartas bíblicas.
Paulo inicia a Epístola aos Efésios saudando os "santos que estão em Éfeso e fiéis em Cristo Jesus" (Ef 1.1). Ao final da carta, ele recomenda aos filhos que sejam obedientes aos pais (Ef 6.1).

Logo, a mensagem do apóstolo destinava-se também às crianças que, na introdução da carta, foram incluídas entre os santos e fiéis.
Quem ainda duvida de que uma criança possa experimentar a alegria da salvação? Jesus as salva e batiza-as com o Espírito Santo.

3. Outras crianças da Bíblia.
Timó­teo era apenas um menininho quando aprendeu as sagradas letras (2 Tm 3.15). E, mais tarde, ao ouvir o Evangelho através de Paulo, aceitou prontamente Cristo, tornando-se útil ao Reino de Deus (At 16.1-4; 2 Tm 3.14-17).

No Antigo Testamento, também encontramos crianças que conheciam a Deus e fielmente o serviam. Haja vista Miriã, irmã de Moisés, Samuel e a escrava de Naamã (Êx 2.4-8; l Sm 2.11,18,26; 2 Rs 5.2,3).

SÍNTESE DO TÓPICO II
A criança pode crer e ser salva em Jesus Cristo.

SUBSÍDIO DE EDUCAÇÃO CRISTÃ
Talvez você deseje fazer as seguintes indagações:
- As crianças são pecadoras?
- Elas não são puras corno os anjos?
- Elas podem receber a Cristo como Salvador?

Segundo Normam Geisler, a situação eterna dos infantes sempre representou uma questão polémica na Teologia cristã ortodoxo. Os crentes têm muitas dúvidas em relação à salvação das crianças.

É um assunto polemico. Estariam os bebés condenados ao fogo do inferno? Se fornos concebidos em pecado, não somos todos filhos da ira (Ef 23)?

Todos os seres humanos já nascem com uma natureza pecaminosa, que é chamado de pecado original (Rm 3.23). Somos filhos da ira, porém durante um tempo, a criança não tem condições, ou seja, estruturas cognitivas, para discernir entre o bem e o mal, o certo e o errado. Essa fase é comumente chamada de fase da inocência. Logo, não existe condena­ção para o pecado nesse período, pois não há discernimento entre o bem e o mal Isaías fala a respeito da criança rejeitar o mal e saber escolher o bem (Is 8.15,16).
Mas essa fase se estende até que idade?
Lições Bíblicas do 3° tr. De 2016 – Classe de Adultos
Blog: Subsídios EBD – Partilhando o evangelho

Não sabemos, isso mesmo, não podemos afirmar a idade certa, Cada criança é única. Vai depender do desenvolvimento mental, cognitivo de cada uma. Como não sabemos o tempo preciso, o melhor é falar a respeito de Jesus e apresentar4he o plano da sal­vação o quanto antes (BUENQ, Telma. Ensinando a Fé Crista às Crianças: Um guia para pais e professores, l.ed. Rio de Janeiro; CPAD, 2013, p. 43).

III - COMO EVANGELIZAR AS CRIANÇAS

Neste tópico, veremos que pode­mos evangelizar as crianças através da Escola Dominical, da alfabetização, da Escola Bíblica de Férias e da evangeli­zação personalizada.

1. Escola Dominical.
Fundada pelo inglês Robert Raikes, em 1780, o objetivo inicial da Escola Dominical foi a evangelização dos menores que viviam nas ruas da cidade de Gloucester.

A iniciativa de Raikes foi tão bem-sucedida, que serviu de modelo ao serviço de ensino público do Reino Unido. Que as escolas dominicais pos­sam trabalhar, em regime prioritário, em prol da evangelização infantil.

2. Alfabetização evangelizado­ra.
Robert Raikes não se limitou a evangelizar as crianças de Gloucester. Juntamente com a Palavra de Deus, ensinava-as a ler e a escrever, a fim de as engajarem na sociedade inglesa.

3. Escola Bíblica de Férias.
Preocupada com as crianças que, no período das férias escolares, perambulavam pelas ruas de Nova York, a irmã Elisa Hawes resolveu, em julho de 1898, reuni-las para ensinar-lhes a Bíblia Sagrada. Aqueles meninos e meni­nas, dos 7 aos 14 anos, tomaram um novo rumo em suas vidas. A partir daquela data, a Escola Bíblica de Férias passou a ser vista como parte essencial das missões urbanas.

No Brasil, a primeira EBF foi realizada em 1924, no Colégio Americano Batista de Vitória - ES. Na evangelização das crianças, utilize a EBF.
Lições Bíblicas do 3° tr. De 2016 – Classe de Adultos
Blog: Subsídios EBD – Partilhando o evangelho

4. Evangelização infantil perso­nalizada.
Desenvolva, em sua igreja, a evangelização infantil personalizada. Cada criança deve ser conhecida por seu nome, por seus problemas e por sua realidade social.

Saia às ruas, pra­ças e outros logradouros, e reúna os pequeninos para ouvir a maravilhosa história da salvação. Mas, antes, treine adequadamente a sua equipe. Não esqueça o discipulado. Acompanhe cada criança convertida. Seja o seu pai espiritual.


SÍNTESE DO TÓPICO III
As crianças podem ser evangeliza­das na Escola Dominical, em classes de alfabetização e em Escolas Bíblicas de Férias.

SUBSÍDIO DE EDUCAÇÃO CRISTÃ
A ordem do Mestre para nós, seus discípulos, foi: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura' (Mc 16,15).

A criança é uma criatura, por isso, está inserida nesta ordenança. Porém quando lemos este texto bíblico, em geral nossa mente nos remete apenas aos adultos» Nossos filhos e alunos preci­sam ter um encontro pessoal com Jesus a fim de que se tornem filhos de Deus (Jo 1.12). Depois de receberem a Jesus como Salvador, as crianças necessitam do discipulado, a fim de que '[cresçam] na graça e no conhecimento de Deus' (l Pé 3.18). O desejo de conhecer a Deus na criança é inato.

A fé em Cristo não é herdada, mas aprendida. Um dos fatores que impedem investimentos e esforços na evangelização e discipulado infantil é a crença infundada de que nascer em um lar evangélico e fre­quentar a Escola Dominical são suficientes para que a criança receba a salvação e se torne um cristão.

Isso não é suficiente. Vou fazer umas na analogia bem simples para que fique bem claro o pensamento: Deixar o seu filho (a) durante várias horas em sua cozinha vai fazer dele (a) um cozinheiro (a)?
A bíblia fala que Samuel desde pequeno viveu no Templo junto ao sacerdote Eli, porém em 1 Samuel 3.7, lemos que ele ainda não conhecia ao Senhor. Triste, não?
Existem milhares de crianças que vão à igreja, pertencem a famílias cristãs, mas também não conhecem a Jesus como Salvador.


CONCLUSÃO
Quando se ganha uma criança para Jesus, conquista-se uma vida toda de realizações para o Reino de Deus. Então, por que esperar? Vamos investir mais na evangelização infantil. Para isso, os pro­fessores de educação infantil precisam ser preparados e equipados com o que há de melhor nessa área. Treine profes­sores. Num momento tão difícil como o que atravessamos, não podemos deixar as crianças em poder de uma cultura anticristã, pecaminosa e contrária à moral e aos bons costumes. Salve os pequeninos do inferno. Jesus também morreu por eles.

PARA REFLETIR
A respeito da evangelização das crianças, responda:

• Conforme Romanos 3.23 e Salmos 51.5, qual a condição espiritual da criança ao nascer?
Ela é pecadora. Em consequência do pecado de Adão, todos os seres humanos vêm ao mundo na condição de pecadores.

• Que versículo da Bíblia indica que a alma da criança está em perigo de perder-se?
"Assim também não é vontade de vosso Pai, que está nos céus, que um destes pequeninos se perca" (Mt 18.14).

• Como as crianças foram tratadas por Paulo em sua Carta aos Efésios?
Paulo inicia a Epístola aos Efésios saudando os "santos que estão em Éfeso e fiéis em Cristo Jesus" (Ef 1.1). Ao final da carta, ele recomenda aos filhos que sejam obedientes aos pais (Ef 6.1). Logo, a mensagem do apóstolo destinava-se também às crianças que, na introdução da carta, foram incluídas entre os santos e fiéis.

Que autor sagrado mencionou o relacionamento dos pequeninos com Deus Pai? Cite referência.
Mateus 18.2-6 e Marcos 9.36.

• De que forma podemos evangelizar as crianças?
Por meio da Escola Dominical, alfabetização evangelizadora, Escola Bíblica de Férias e evangelização infantil personalizada.
Lições Bíblicas do 3° tr. De 2016 – Classe de Adultos

Blog: Subsídios EBD – Partilhando o evangelho

Blog: Subsídios ebd
A ferramenta de Pesquisas e Estudos dos Professores e Alunos da Palavra de Deus" (sub-ebd.blogspot.com.br). 
ATENÇÃO! Se você usar este estudo em site ou blog, deverá usar também este nosso roda pé.

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad