Lição 5: A evangelização Urbana e suas Estratégias - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

Lição 5: A evangelização Urbana e suas Estratégias

Obs. Este artigo é um subsídio bíblico para a lição 5 do 3°trimestre, 2016. Atenção. Para a continuação deste artigo, acesse aqui
A evangelização urbana é um grande desafio para a igreja e requer estratégias a fim de se alcançar o maior número de pessoas possível.

 CLIQUE E LEIA TAMBÉM:
   ü  Lições de Adultos
   ü  Lições de Jovens

O PREPARO PARA O EVANGELISMO
1. A primeira parte do preparo para o evangelismo.
Oração, jejuns, leitura e meditação na Palavra de Deus é a primeira parte de nosso preparo antes de saí pelas ruas para evangelizar.

a) Oração.
Muitos crentes vão para o evangelismo despreparados, às vezes sem orar durante dias, como podem querer ter sucesso na pesca de almas desta maneira?
A oração é essencial, indispensável na vida do crente, é a respiração espiritual da alma, sem a qual, esta morrera’. Geralmente uma reunião de evangelismo em nossas igrejas se da’ da seguinte maneira:
O líder de evangelismo, que no caso pode ser o pastor (muito difícil hoje em dia) ou um simples membro, reúne o pessoal na igreja. Uns chegam desanimados, outros com medo, uns afoitos para que comece e acabe logo, pois tem outras coisas mais importantes para fazer, como por exemplo, namorar.

Alguns reclamam, mas finalmente saem apos repartirem os folhetos, sem nenhuma explicação ou treinamento e o pior de tudo, sem oração. Na do evangelismo jogam os folhetos nos quintais, nos correios como se fossem panfletos políticos, sabendo que irão ser molhados ou rasgados por algum cão travesso, gastando assim dinheiro e tempo! Na rua enquanto evangelizam, conversam sobre tudo: futebol, o ultimo filme que assistiram, a namorada, riem, brincam a vontade, e tudo isso na frente de incrédulos. Não ha’ oração, antes, durante e muito menos depois do evangelismo.
É lastimável! Você acha que tal evangelismo teria sucesso? Não? Mas é justamente essa a realidade hoje da maioria das igrejas (As que ainda fazem evangelismo!).

Precisamos orar e buscar o poder de Deus a todo tempo. Não devemos contentar apenas com o batismo com o Espírito Santo, mas procurarmos ser cheios todos os dias como faziam os crentes primitivos Atos 16.13.
Até mesmo Jesus precisava ser cheio, pois orava continuamente Lucas 5.16; 6.12.

Quanto mais tempo gastamos com o Senhor em oração, mais direção nosso espírito recebera’ para as coisas do cotidiano Lucas 10.41,42.

b) Faça jejuns.
Marcos 9.29: E disse-lhes: Esta casta não pode sair com coisa alguma, a não ser com oração e jejum.

Mateus 17.21: Mas esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum.

c) Leitura e Meditação na Palavra de Deus (Sl1. 2).
1) A palavra de Deus e alimento (Mc. 4.4);
2) É a palavra que penetra no íntimo do ser humano (Hb 4.12);
3) A Palavra de Deus é o nosso manual de Ensino (2Tm 3.16).
Leia e medite, faças suas anotações tenha em mãos um dicionário bíblico, uma concordância bíblica e uma boa bíblia de estudo. Ex. de bíblias de estudos:
- Bíblia de Estudo Apologética;
- Bíblia de Estudo Pentecostal;
- Bíblia de Estudo Dake.

2. A segunda parte do preparo para o evangelismo
Esta parte se refere a sua aparência. Vejamos algumas dicas para os homens e para as mulheres.
Como vai sua aparência?

Você já parou para analisar como os mórmons se apresentam diante das pessoas?
Pessoalmente nunca vi um mórmon com o cabelo despenteado ou com tênis e calcas Jeans sair para evangelizar. E as testemunhas de Jeová? Fazem questão de se apresentarem bem vestidas! Sabe por quê? Por que as seitas sabem que a primeira impressão é a que fica. Por que nos servos de Deus temos que ser diferentes?

a)   Homens: Barba feita, se possível roupa social, camisa por dentro das calcas, unhas cortadas, higiene bucal bem feita (pois no evangelismo pessoal você terá’ que conversar cara-a-cara com a pessoa a ser evangelizada, creio que ninguém ira’ gostar de conversar com alguém que solta bafo de cebola em seu rosto ou lhe mostre restos de alimento em seus dentes) sapatos limpos, camisa com os botões fechados, não chupar balas ou chicletes quando estiver conversando etc...

b)   Mulheres: Cabelo preso, higiene feita (Não evangelizar de calças compridas, você já notou as mulheres testemunhas de Jeová?). Nenhuma usa calça comprida ao sair para evangelizar ou como dizem: “sair ao campo”. Não fica bem! Esteja limpo e com boa aparência.

3. A terceira parte do preparo para o evangelismo
Nesta parte falaremos de nossas ferramentas básicas para sairmos para evangelizar. Nesta terceira parte vamos tratar de duas formas de evangelismo. O evangelismo de distribuição de folhetos e o evangelismo pessoal, aquele feito em porta em porta.

Essas ferramentas para o evangelismo de folhetos são:

1) Tenha em mãos uma bíblia em bom estado de conservação;
2) Tenha em mãos o material para fazer o evangelismo.
Observações:
Este material pode ser folhetos com mensagens bíblicas e Livretos entre outros.

Os folhetos: Uma das ferramentas que menos damos importância são os folhetos. A literatura impressa é uma arma poderosa no evangelismo pessoal. Poderá’ ser que alguém queira discutir com você, mas com um folheto ninguém discutira’. Entretanto precisamos tomar alguns cuidados com os folhetos.

a) Ao sair para o evangelismo não amasse os folhetos, se possível ponha-o em uma pasta onde eles poderão ficar sempre no estado em que você os comprou. Ninguém gosta de ler um folheto todo amassado. É horrível!

b) Não deixe-os ficar molhados com o suor de suas mãos, sempre entregue-os em perfeito estado ao pecador.

c) Prefira folhetos coloridos, que chamam a atenção. Às vezes é preferível pagar um pouco mais em um folheto atraente, do que em um outro, mais barato, que ninguém ira’ se interessar.

d) Entregue o folheto apropriado à pessoa certa. Por exemplo: a um jovem não entregue um folheto que serviria para uma criança e vice-versa.

 Os folhetos são como remédios, para cada tipo de enfermidade, um tipo de medicamento. Assim também são os folhetos. Para um doente um folheto que fale sobre cura, a uma pessoa aflita, um folheto que fale sobre esperança. O evangelista pessoal deve sempre ter em mãos vários tipos de folhetos (Eu, por exemplo, possuo uma coleção com vários títulos, desta maneira posso sempre saber qual vou usar em cada ocasião).

e) Leia sempre a mensagem de todos eles, você precisa saber do que se trata para falar ao pecador. Você precisa conhecer a sua ferramenta de trabalho.

f) O folheto deve sempre ter atrás, o carimbo da igreja com o endereço e dias de culto de modo legível.

COMO ENTREGAR UM FOLHETO?
a) Entregue o folheto sempre sorrindo. Um evangelista nunca ira’ conquistar uma alma oferecendo-lhe um folheto com a cara fechada ou sem mesmo olhar na pessoa! Portanto, seja jovial.

b) Entregue o folheto debaixo de oração. Ora antes, durante e depois de entregá-lo. Os demônios fazem de tudo para atrapalhar a obra de evangelização.

c) Não force ninguém a pegar o folheto. Quando a pessoa rejeitar não tente forçá-la, isso só’ piora a situação, mesmo por que, a pessoa esta no direito dela de rejeitá-lo. Nesse ínterim agradeça de modo gentil e não a ameace com versículos bíblicos ou coisas do gênero.

Essas ferramentas para o evangelismo pessoal:
1) Tenha em mãos uma bíblia em bom estado de conservação;
Obs.: As melhores bíblias de estudo para este tipo de evangelismo são:
a) Bíblia de Estudo Apologética;
b) Bíblia de Estudo de Defesa da Fé.
2) Tenha em mãos o material para fazer o evangelismo;
3) Leia e estude o seu material de evangelismo;
4) Use uma pasta para carregar o seu material.
Observações:

Este material pode ser folhetos com mensagens bíblicas e Livretos entre outros.
Esta modalidade de evangelismo requer de nós maiores preparo. Nesta modalidade vamos encontrar muitos tipos de questionamentos. Além de precisarmos de um bom preparo bíblico, precisamos usar algumas táticas de abordagens. Precisamos abordar as pessoas da melhor maneira possível.

4. Táticas de abordagens na evangelização.
A abordagem se refere Maneira de se aproximar das pessoas para fazermos o evangelismo pessoa. Aprendermos o que fazer e o que não fazer nesta modalidade de evangelismo.

Ao chegar a uma casa:
1) Cumprimente a(s) pessoa (s) desta casa;
2) Se identifique. Falar o seu nome e pergunte o nome da pessoa a ser evangelizada;
3) Fale o nome de sua igreja;
4) Fala qual é o seu objetivo. Ex. Nós estamos aqui para lhe falar um assunto da Palavra de Deus (Peça para a pessoa te dar alguns minutos). Seja objetivo e breve.
5) Se a pessoa aceitar te ouvir, então apresente para ela a mensagem e preste atenção em seus pergunta – Esteja pronto para responder;
6) Após apresentar a mensagem pergunte se os ouvintes deseja tomar algumas atitudes:
1° Crer em Jesus com seu Senhor e Salvador;
2° Confessar com sua própria boca que recebe Jesus com Senhor  (Rm 10.10; Jo 1.12);
3° Se comprometer a obedecer a Palavra de Cristo (Mt 7.24 – 27);
7) Independente de a pessoa receber ou não a Cristo. Convide-a para visitar a sua igreja e der para ela um folheto com o endereço de sua igreja.

Atenção. Quando você chegar a uma casa, onde a pessoa que te recebeu já for evangélica, agradeça a ele a atenção e vá para a próxima casa. Porém se esta pessoa solicitar uma oração então ore.

Coisas que você deve ser:
A) Seja gentil e firme nas palavras;
B) Seja confiante e positivo;
C) Seja claro e objetivo;
D) Responda as perguntas com muito cuidado.
E) Ore pela pessoa quando for possível.

Coisas que você não deve fazer:
1) Não ser grosseiro ou chato;
2) Não force a sua entrada na casa;
3) Não reaja com ofensas se for ofendido;

5. Formando uma equipe de evangelização.
O líder ao formar a sua equipe deve tem uma ficha contendo os dados básicos dos participantes. Uma equipe organizada tem os dados de seus participantes para um eventual contato.
Para o evangelismo de distribuição de folheto – Quanto maior o número de pessoas maior o número de folhetos serão distribuídos.
Para o evangelismo pessoal- O ideal e saí em duas em duas pessoas.

Tenha um formulário para colher os seguintes dados:
1) Data que fez o evangelismo;
2) Numero de pessoas na equipe;
3) Número de Folheto distribuído;
4) Endereço onde foi distribuídos os folhetos;
5) Se houver salvação de almas, anotar nome e endereço da pessoa;
6) Anotações grais.   
Lembrando que essas são apenas algumas dicas, a liderança do grupo pode criar um formulário de açodo com as necessidades do momento.

DEPOIS DO EVANGELISMO - DISCIPULADO

O nosso alvo além de evangelizar é discipular.
Discipular é ensinar a pessoa a ser discípulo de Cristo. É ensinar a obedecer à vontade de Cristo (Mt28. 19,20). Depois de ganhar almas, não às deixe a mercê da sorte, mas crie para elas um departamento de discipulado dentro da igreja. Para esta tarefe é preferível pessoas que conheçam bem a Bíblia e que seja sábia no tratamento com tais indivíduos.

O termo discípulo aparece no Novo Testamento mais de 250 vezes. Hoje em dia usamos termos como:
● Convertido: alguém que mudou de direção houve transformação;
● Salvo: o que foi liberto da culpa e condenação do pecado;
● Crente: aquele que crê (Atos 16.1; 5.14);
● Cristão: seguidor de Cristo, igual a Cristo (Atos 11.26; 26.28; 1 Pedro 4.16);
● Evangélico: não aparece na Bíblia (em Filipenses 1.27 lemos “fé do evangelho”)

Todos os termos se referem à mesma pessoa. Os seguidores de Jesus eram conhecidos como discípulos; não somente os doze (Lucas 6.13), ou os setenta (Lucas 10.1-23), mas todos aqueles que reconheceram a Jesus como Senhor (Mateus 27.57; João 9.27,28; Atos 6.1 e 2).

 Compromisso de quem vai discipular:
1. Ouvir;
2. Interceder;
3. Ensinar.


Revista E-book Subsídios EBD – edição 5. Você encontrará subsídio completo para enriquecer a sua lição. Clique AQUI
A ferramenta de Pesquisas e Estudos dos Professores e Alunos da Palavra de Deus" (sub-ebd.blogspot.com.br). 
ATENÇÃO! Se você usar este estudo em site ou blog, deverá usar também este nosso roda pé.

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad