O trabalho e atributo do ganhador de almas - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

O trabalho e atributo do ganhador de almas

Obs. Este artigo é um subsídio bíblico para a lição 4 do 3°trmestres, 2016
INTRODUÇÃO
Enfatizando a importância de se ganhar almas, Charles Haddon Spurgeon declarou: “Ganhar almas é a principal ocupação do ministro cristão. Na verdade, deveria ser a principal atividade de todo o verdadeiro crente”.
I. DEFININDO O QUE É GANHAR ALMAS

 CLIQUE E LEIA TAMBÉM:
1. O que é ganhar almas.
a) É levar o pecador ao Reino de Deus por meio do evangelho (Rm 1.16).
Ganhar almas é transportá-las do império das trevas para o reino do filho do seu amor (Cl 1.13), Vemos que muitos foram salvos, antes que a Igreja fosse organizada como instituição religiosa.
 
b) É levar o pecador a ter contato com Cristo através do novo nascimento (Jo 3.1-6).
Ganhar almas é levá-las a terem contato com Cristo, comunhão com ele e conhecê-lo. Isto não tem muito a ver com instituições, pois muitas pessoas acham que ganhar almas é simplesmente fazer com que alguém se torne membro de sua comunidade, apesar de ser salutar uma comunidade de cristãos, para boa ordem, e discipulado do novo convertido.
Diz-se Jônatas Goforth: “O alvo da sua vida foi levar homens a Cristo até à hora da sua morte”.
Quantas vezes estamos satisfeitos quando o perdido vem somente para orar. O nosso dever é levá-lo a ter contato com o Cristo vivo.
 
b) Ganhar almas é pescar.
“Segui-me, e eu vos farei pescadores de homens” (Mt 4.19). “Eu vos farei!” Então, os pescadores de homens são feitos por Cristo. Todos os dons necessários, Ele lhes concede. “Serás pescador de homens” (Luc 5.10).
A palavra nesta passagem no original traduzida literalmente, quer dizer: “Apanhar homens vivos”, dando a ideia de salvá-los completamente do perigo mais horrível. Encontra-se esta palavra só uma vez nas Escrituras, em 2 Tm 2.26: “E se livrem do loco do Diabo tendo sido feitos cativos, (apanhados vivos) por ele”. Satanás também apanha almas vivas! Que hoste grande de cativos ele está conduzindo para o inferno!

2. O que não é ganhar.
a) Roubar membros de outras igrejas.
Não consideramos como ganhar almas roubar membros de outras Igrejas já estabelecidas. Nosso objetivo é levar almas a Cristo, antes que conseguir adeptos para a nossa igreja.

b) Ganhar almas não é profissão.
Ganhar almas não diz respeito à profissão e sim, a um chamado, Se observarmos, na história da Igreja, houve muitos pregadores autónomos, que não recebiam sustento de nenhuma instituição religiosa e que ganharam multidões para Cristo.

Deus nunca quer que a obra mais elevada e santa, a de ganhar almas, se torne uma profissão. Mas o amor à fama, o amor ao salário e o amor de governar leva muitos a vestirem-se com trajes eclesiásticos e aceitar títulos de oficio. Na história da Igreja, as grandes colheitas de almas foram sempre fruto daqueles que trabalhavam sem ideia de profissionalismo, anunciando a Palavra por toda parte, à sua própria custa.

c) Ganhar almas não é dar esmola.
Devemos nos preocupar com o aparato social, quando evangelizamos, porém isto deve ser feito com muito cuidado, para que a Igreja não seja vista unicamente como uma agência humanitária.
O social deve receber atenção, mas com cuidado, para não atrairmos ao nosso meio alguns aproveitadores, pessoas que não querem o Jesus dos pães, mas somente os pães de Jesus (Jo 6,26), e pessoas como Ananias e Safira que queriam somente aproveitar-se da igreja (At 5).

d) Ganhar almas não é escrever apressadamente mais nomes de pessoas no rol de membro de uma denominação.
Spurgeon afirmou “Colocar dentro da igreja pessoas não convertidas, é enfraquecê-la”. Daí, o que parece lucro pode ser prejuízo.

3. Três conselhos para os ganhadores de almas.
a) Não deve sentir-se demasiado triste quando os esforços falham. “O que não crê, já está julgado, porque não crê no nome do Filho unigênito de Deus” (João 3.18). Além disso: as palavras ainda podem produzir frutos na alma. Em vez de recear, deve esperar: “pois a seu tempo ceifaremos” (Gl 6.9).

b) Podemos aproveitar os nossos erros, aprendendo a ser mais eficiente nesta obra gloriosa. O maior erro de todos é o de deixar de trabalhar por causa do receio.

c) Aquele que disse: “Ide... ensinai”, também disse: “Eis, que Eu estou convosco todos os dias”. Confiemos na Sua presença para ter sabedoria e força para vencer.

II. O CORAÇÃO DE UM VERDADEIRO GANHADOR DE ALMAS
As palavras dos maiores, na história da Igreja de Cristo, revelam como o coração os abrasava com o desejo de ganhar almas. Vamos citar algumas expressões:
1. João Bunyan, disse: “Na pregação não podia contentar-me sem ver o fruto do meu trabalho”.

2. Assim dizia Mateus Henry: “Sinto maior gozo em ganhar uma alma para Cristo, do que em ganhar montanhas de ouro e prata, para mim mesmo”.

3. D. L. Moody: “Usa-me, então, meu Salvador, para qualquer alvo e em qualquer maneira que precisares. Aqui está meu pobre coração, uma vasilha vazia, enche-me com a Tua graça”.

4. Henrique Martyn, ajoelhado na praia da Índia, onde fora como missionário, dizia: “Aqui quero ser inteiramente gasto por Deus”.

5. João Hunt, missionário entre os antropófagos, nas ilhas de Fidji, no leito de morte, orava: “Senhor, salva Fidji, salva Fidji, salva este povo. Ó Senhor, tem misericórdia de Fidji, salva Fidji!”

6. João McKenzie, ajoelhado à beira do Lossie, clamava: “Ó Senhor, manda-me para o lugar mais escuro da terra!”.

7. Praying Hyde, missionário na Índia, suplicava: “Ó Deus, dá-me almas ou morrerei!”.

8. Quando aqueles que assistiam a morte de Davi Stoner, pensavam que seu espírito já tivesse voado, ele se levantou na cama, e clamou: “Ó Senhor, salva pecadores! Salva-os as centenas e salva-os aos milhares!”, e findou a sua obra na terra. O desejo ardente da sua vida dominava-o até a morte.

9. Davi Brainerd falava: “Eis-me aqui, Senhor. Envia-me a mim! Envia-me até os confins da terra: envia-me aos bárbaros habitantes das selvas; envia-me para longe de tudo que tem o nome de conforto, na terra; envia-me mesmo para a morte, se for no Teu serviço e para o progresso do Teu reino”.
Ele escreveu: “Lutei pela colheita de almas, multidões de pobres almas. Lutei para ganhar cada alma, e isto em muitos lugares. Sentia tanta agonia, desde o nascer do sol até anoitecer, que ficava molhado de suor por todo o corpo. Mas, oh! Meu querido Senhor suou sangue pelas pobres almas. Com grande ânsia eu desejava ter mais compaixão”.
Revista E-book Subsídios EBD – edição 5. Você encontrará subsídio completo para enriquecer a sua lição. Clique AQUI


Post Bottom Ad