Argula Stauffen – grande nome da Reforma Protestante - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

Argula Stauffen – grande nome da Reforma Protestante

Arguia von Stauffen Grumbach é um dos grandes nomes femininos da história da Reforma Protestante, embora tantas vezes esquecido. Nascida em 1492, Arguia fazia parte da nobreza da Bavária e era de uma família muito religiosa. Ela ganhou seu primeiro exemplar da Bíblia aos 10 anos de idade, chegando a decorar várias passagens ainda na infância. Aos 16 anos, se tornou dama de companhia da rainha Kunigunde, filha do imperador Frederico III. Nessa época, Arguia começou a estudar com mais afinco ainda a Bíblia, uma vez que a própria rainha era apaixonada por política e religião.


Leia também:    

Os pais de Arguia morreram devido a uma peste, quando ela tinha apenas 17 anos. Seu tio Hieronymus, irmão de seu pai, passou a ser, então, seu guardião. Porém, quando a moça estava com 24 anos, ele, que era uma figura importante na corte, acabou caindo em desgraça e sendo executado devido a um escândalo político.
Arguia ficou arrasada, mas foi consolada no mesmo ano com o casamento com Friedrich von Grumbach.

A única criança a sobreviver após a morte dos pais foi Gottfried. Todos os quatro receberam de sua mãe educação protestante.
Arguia começou a chamar a atenção em toda Alemanha quando aderiu fervorosamente ao protestantismo em 1520, isto é, ainda no início da Reforma na Alemanha. Seu marido Friedrich não aderiu ao protestantismo, mas sofreu forte pressão política para colocar sua esposa "na linha". Entretanto, o casamento resistiu.

A oposição ofereceu a Friedrich até mesmo perdão legal antecipado se ele matasse sua esposa, mas ele preferiu tolerar, mesmo a contragosto, o posicionamento da esposa, que lutou pelo casamento deles, declarando publicamente amor ao seu marido, apesar das claras discordâncias entre ambos, em um poema de 1524.

Arguia se envolveu intensamente nos debates na Alemanha em torno da Reforma, escrevendo artigos, cartas e poemas em defesa do protestantismo. Ela foi a primeira escritora da Reforma e se destacou defendendo Martin Lutero, o trabalho teológico de Felipe Melanchton e protestantes perseguidos pelos católicos. Mas, Arguia ficou mais conhecida por desafiar diretamente a direção da Universidade de Ingolstadt em 1523 por esta ter prendido um jovem professor chamado Arsacius Seehofer porque ele professava a fé protestante.

Na longa carta que escreveu ao corpo docente daquela instituição, ela citou mais de 80 textos bíblicos e fez comparações lógicas para argumentar contra a decisão tomada. A carta, irrespondível, se popularizou, tornando-se logo um livreto que, em apenas dois meses, chegou a 14 edições.
Os escritos de Arguia, de forma geral, tornaram-se best-sellers na sua época, com dezenas de milhares de cópias de seus cartas e poemas circulando em toda a Alemanha em apenas alguns anos.

O pastor e teólogo luterano Balthasar Hubmaier, seu contemporâneo, afirmou: "Arguia sabe mais do Verbo divino do que todos os chapéus vermelhos (canonistas e cardeais) nunca souberam ou poderiam conceber. Ela é uma heroína da fé". Ela morreu em 1563, tendo levado muitos alunos e professores de seu país a Cristo por meio de seus escritos e discursos.
Ensinador Cristão – 67 – Silas Daniel / Reverberação: sub-ebd.blogspot.com.br

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad