Lição 11: A Evangelização das Pessoas com Deficiência - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Lição 11: A Evangelização das Pessoas com Deficiência

Obs. Este artigo é um subsídio bíblico para a lição 11 do 3°trimestre, 2016.
Atenção. Para a continuação deste artigo, acesse aqui
INTRODUÇÃO
Nesta oportunidade veremos a forma que Jesus evangelizava os deficientes. Discorreremos acerca dos deficientes de nossos dias...
I. JESUS E OS DEFICIENTES
O evangelho pregado por Jesus dava muita importância à cura dos doentes. 

Está registrado que “percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do Reino e curando todas as enfermidades e males entre o povo. E sua fama correu por toda a Síria; e trouxeram-lhe, então, todos aqueles que sofriam, acometidos de várias enfermidades e tormentos, os endemoninhados, os lunáticos e os paralíticos. E Jesus os curava (Mt 4.23,24 – KJA)”.

1. Evangelizando com poder (Is 61.1-3; Lc 4.18,19).
Encontramos no ministério de Jesus paralíticos, cegos, surdo-mudo tantas e muitas outras pessoas sendo curadas das mais variadas enfermidades. E isto demostra que Jesus tinha a intenção de curar a alma e o corpo de seus ouvintes.

O ministério ungido de Jesus incluía:
1) pregar o evangelho aos pobres, aos humildes e aos aflitos;
2) curar os espiritual e fisicamente doentes e quebrantados;
3) romper os grilhões do mal e proclamar a libertação do pecado e do domínio satânico; e
4) abrir os olhos espirituais dos perdidos para verem a luz do evangelho e serem salvos. Este quádruplo propósito caracterizava o ministério de Jesus Cristo, e continuará a ser cumprido pela igreja enquanto esta estiver na terra.

2. Exemplos do que Jesus fazia como os deficientes.
a) Jesus cura um paralítico que tinha quatro amigos (Marcos 2.1-12).
b) Jesus cura certo homem, enfermo havia trinta e oito anos (Jo 5.1-18).
c) Jesus cura um cego de nascença (Jo 9.1-7).
d) Jesus cura um surdo-gago (Mc 7.31-37).

A eficácia da importância que Jesus dava para a cura dos doentes ficou comprovada na afirmação das multidões. Elas “ficavam sobremodo maravilhadas e proclamavam: Ele faz tudo de forma esplêndida! Faz tanto os surdos ouvirem como os mudos falarem” (Mc 7.37 – KJA).

É bastante significativo que sejam em sua maioria enfermas as pessoas a quem os evangelhos se referem. Uma regra básica em evangelismo é estar presente quando alguém necessita de socorro.

É verdade que nem todos os enfermos foram restaurados nos dias de Jesus. Mas dos que foram trazidos a Ele, nenhum foi mandado em bora sem sua benção.

II. OS DEFICIENTES DE NOSSOS DIAS
As pessoas com deficiência são as que se acham privadas quer de seus sentidos, quer de seus movimentos, ou do pleno uso de suas faculdades mentais. Nessa definição acham-se os cegos, mudos, surdos, paraplégicos e tetraplégicos, os autistas, os que têm a Síndrome de Down, etc.

1. Como se comunicar com os surdos.

(1). Ao se comunicar com o surdo, procure ficar de frente para ele. O surdo ouve com os olhos, portanto só haverá comunicação se houver visualização.
(2) Fale pausadamente;
(3) Utilize a expressão facial e corporal;
(4) Utilize vocabulário simples;
(5) Procure manter uma curta distância entre você e a pessoa surda;
(6) Utilize gestos, mesmo que o surdo seja bem oralizado;
(7) Mantenha a boca e mãos livres para fazer os gestos necessários. Não esqueça que o corpo todo 'fala';
(8) Procure dominar a língua de sinais e o alfabeto manual, principalmente nomes próprios;
(9) O surdo precisa ser exposto à cultura surda para desenvolver realmente sua língua e compor sua identidade;
(10) A Libras (Língua Brasileira de Sinais) para o surdo é a língua materna" (CHIQUINE, Siléia. Ensinando Deficientes Auditivos, 25ª Conferência de Escola Dominical, Rio de Janeiro: CPAD, 2016).

2. Os dois tipos de surdos para a medicina.

a) Os oralizados.
Existem surdos oralizados, ou seja, conseguem se expressar por meio da fala e compreender o que é transmitido por meio da leitura labial.
Mesmo oralizado, o surdo continua dificuldade de comunicação porque continua sem ouvir, Muitos desses alunos oralizados usam aparelho auditivo, mas é preciso lembrar que o aparelho não exclui a sua limitação, apenas ajuda.

b) Os não oralizados.
O surdo não oralizados, que é aquele que não consegue se comunicar por intermédio da fala.

3. Os cegos.
a) O que é deficiência visual?
A deficiência visual é caracterizada pela perda total ou parcial, congénita ou adquirida, da visão.  Há pelo menos dois grupos de deficiência visual:
Cegueira - há perda total da visão ou pouquíssima capacidade de enxergar, o que leva a pessoa a necessitar do Sistema Braille como meio de leitura e escrita.
Baixa visão ou visão subnormal - caracteriza-se pelo comprometimento do funcionamento visual dos olhos, mesmo após tratamento ou correção. As pessoas com baixa visão podem ler textos impressos ampliados ou com uso de recursos óticos especiais (fonte: Fundação Dorina).

b) Como evangelizar os cegos.
Temos de oferecer-lhes a Bíblia e livros em Braille, para que venham a contemplar, pelo tato, a beleza da Palavra de Deus (Is 29.18). Também podem ser usados os audiolivros.
Revista E-book Subsídios EBD – edição 5. Você encontrará subsídio completo para enriquecer ESTA lição. Clique AQUI


Post Bottom Ad