Se o crente não evangelizar - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Se o crente não evangelizar

Se a ordem de Jesus para o crente pregar o evangelho não for cumprida, Deus poderá permitir-lhe circunstâncias adversas. Vejamos alguns exemplos:
1.       O SALMISTA
“Com o silêncio fiquei como mudo; calava-me mesmo acerca do bem; mas a minha dor se agravou” (SI 39.2). Em que situação difícil Davi, o autor desse salmo, ficou! Idêntico fato também ocorreu com Jeremias (Jr 20.8,9).
2.       O IRMÃO DO FILHO PRÓDIGO
Quando o filho pródigo voltou para o lar paterno, houve grande alegria por parte de todos da casa de seu pai (Lc 15. 24,25). Porém, o irmão do pródigo não se interessou pelo bem-estar de seu irmão caçula, que havia voltado depois de longo tempo de ausência: ficou magoado, aborrecido (Lc 15.25.32). Os que não se interessam pelas almas perdidas estão fadados a chegar à situação do irmão do filho pródigo.

3.       O SACERDOTE E O LEVITA
Algumas pessoas se desviam de suas obrigações, tal qual o levita e o sacerdote da Parábola do Bom Samaritano, que deixaram de usar de misericórdia para com o homem caído na estrada (Lc 10.31,32). “O que tapa o seu ouvido ao clamor do pobre também clamará e não será atendido” (Pv 21.13), da mesma forma “Aquele, pois, que sabe fazer o bem e o não faz comete pecado” (Tg 4.17).

4.       PERSEGUIÇÕES
Perseguições poderão vir quando deixamos de cumprir a ordem do Senhor para pregar. Jesus havia dito aos discípulos que, após receberem o batismo no Espírito Santo, deveriam pregar “tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra” (At 1.8). Porém, depois de terem recebido a promessa, eles somente se ocuparam da cidade de Jerusalém, que se encheu da doutrina (At 5.28). Enquanto isso, outros lugares esperavam pela Palavra, e Deus permitiu uma perseguição que espalhou os discípulos de modo que foram pregar em outras partes (At 8.4).

5.       PROVAÇÕES
Deus também poderá permitir provações se sua ordem não for atendida. Jonas recebeu a incumbência de ir pregar na cidade de Nínive (Jn 1.2), porém desobedeceu e foi para Társis, tentando fugir da presença de Deus (Jn 1.3).
Quando Jonas estava no barco, um grande temporal se levantou e ameaçou o navio de naufragar. Somente depois que ele confessou ser a causa de tudo e, em conseqüência, foi lançado ao mar, é que a tormenta cessou. Deus providenciou um grande peixe que tragou o profeta, “... e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe” (Jn 1.17). Somente depois que orou e confessou sua falta é que Deus o tirou de tão incômoda e angustiosa situação (Jn 2.1-10). Havendo novamente recebido a determinação de pregar em Nínive, obedeceu (Jn 3.1-3). Tudo poderia ser evitado se ele tivesse atendido, na primeira vez, a ordem do Senhor.

6.       OUTROS MEIOS
Se os crentes não pregarem, Deus poderá usar outros meios para despertar os homens: para Balaão, Deus usou uma jumenta que filou (Nm 22.22-30); para o carcereiro de Filipos, Ele usou um terremoto (At 16.26); para Pedro, um galo (Mt 26.74,75). Deus quer usar o seu povo para pregar o evangelho; portanto, “... tocai a trombeta na terra!” (Jr 4.5).

Post Bottom Ad