Como pregar para que todos entendam?

Quando Napoleão enviava os seus mensageiros, ele lhes dava três instruções: sejam claros, sejam claros e sejam claros. Os pregadores que querem fazer simplesmente isso enfrentam três desafios.
LEIA TAMBÉM:

Primeiro, há a tendência de perambular pela Bíblia toda, incluindo todo o tipo de coisas para reforçar o que estamos dizendo. Acabamos dizendo demais, e, como resultado, transmitindo muito pouco. Começamos caçando ursos, mas somos facilmente distraídos por algumas lebres que também gostaríamos de caçar. Depois de pouco tempo, estamos caçando isso e aquilo e já esquecemos do urso do começo da nossa caçada. Portanto, menos é mais.
Também enfrentamos os desafios da comunicação oral.

Os pregadores precisam desenvolver a clareza porque faltam à palavra falada alguns auxílios embutidos na linguagem escrita. Quando você está escrevendo, pode usar algumas divisões de parágrafos, sinais de pontuação, subtítulos e expressões entre aspas. Você não pode fazer isso quando prega. Além disso, se não capto na primeira vez o que o pregador está dizendo, não posso voltar e rever mentalmente; se eu tentar, não vou ouvir o que ele está dizendo agora. O pregador tem a responsabilidade de ajudar a sua congregação a pensar claramente.
A pessoa que escreve o seu sermão por inteiro no esforço de ser claro, com frequência pode causar o efeito contrário por causa do estilo escrito. Se isso é assim, como então podemos reduzir a distância entre a clareza entre nossas anotações e a clareza na nossa apresentação?

COMECE SENDO CLARO NO SEU TÓPICO
Depois de processar suas anotações, você precisa ser capaz de responder a duas perguntas.
Primeira: "Sobre o que estou falando?".

Você precisa ser capaz de formular em termos precisos e definidos do que trata o sermão. Por exemplo: "Por que eu devo me comprometer?" ou: "Onde posso servir a Cristo de forma mais eficiente?". "Do que estou falando?".
Depois, você deve ser capaz de responder à pergunta seguinte: "O que estou dizendo sobre o tópico que estou tratando? Quais são as afirmações principais que estou fazendo sobre essa pergunta?". Às vezes nos falta a clareza porque não definimos essas duas coisas antes de chegarmos ao púlpito.
Os pregadores expositivos precisam responder a mais uma pergunta: "Qual é o meu propósito?".

Os pregadores temáticos têm a vantagem de terem um propósito, com frequência embutido diretamente no seu título. O pregador expositivo, no entanto, tende a começar e terminar com o texto, nunca respondendo à pergunta: "Por que você está pregando este sermão neste domingo?". O fato de que você precisa ocupar o púlpito num horário definido no domingo não é suficiente.
USE UM BOM ESBOÇO

Um bom esboço sempre contribui para maior clareza. Você pode usar o esboço para preparar o sermão como você faria com uma conversa, assim que cada ponto esteja associado ao que vem antes. Por exemplo, se você está pregando um sermão sobre o perdão, a introdução pode tratar da razão pela qual você está pregando esse tópico.
No primeiro movimento, você poderia dizer: "O perdão é necessário".
O segundo poderia ser: "Mas mesmo que o perdão seja necessário, com frequência achamos que é difícil perdoar". O terceiro poderia seguir assim: "Mas eu tenho boas notícias. Por difícil que o perdão seja, os cristãos podem ser extravagantes nele porque somos seguidores de Jesus Cristo".

Esses três movimentos do sermão podem ser lidos como uma conversa e não como três afirmações distintas. Isso permite que você tenha um esboço, mas que não é tão ossudo como um esqueleto. Também reconhece o fato de que o esboço do tipo "uma-duas-três coisas que eu tenho a dizer" é menos popular hoje. As vezes é isso que você quer se o seu propósito deve ser claro. Mas se todos os seus sermões tomarem essa forma, podem se tornar entediantes.

ORIENTAR A PLATEIA CLARAMENTE ACERCA DO CORPO DO SERMÃO JÁ NA INTRODUÇÃO

Outra forma de acrescentar clareza ao sermão é, primeiro, orientar a plateia claramente acerca do corpo do sermão já na introdução. Um pregador pode dizer no final da introdução: "Deus às vezes cumpre as suas promessas ao fazer milagres ou fazer milagres em nós". Mas se isso é tudo que ele vai dizer, as pessoas já têm o sermão. Se ele perguntar: "O que exatamente significa dizer que Deus faz milagres ou faz milagres em nós?", ele garante que a mudança gere clareza, porque a igreja tem a ideia toda, e o pregador tem a oportunidade de esclarecer a ideia por meio do corpo do sermão.
REAFIRMAR AS IDEIAS-CHAVE

Você também pode acrescentar clareza ao reafirmar as ideias-chave. Suponha que você comece dizendo: "Queremos falar hoje sobre como conhecer a vontade de Deus". Continue a reafirmar essa ideia algumas vezes: "Quando estamos confusos acerca do que Deus quer de nós, como podemos determinar a direção dele para a nossa vida? Como podemos descobrir a vontade de Deus?". Isso parece dar trabalho quando você está pregando, mas reafirmar o tópico diversas vezes de formas diferentes torna-o claro na mente das pessoas.

DAR À PLATÉIA UM MAPA PARA MOSTRAR O CAMINHO QUE ESTÁ
PERCORRENDO

Você também pode dar à platéia um mapa para mostrar o caminho que está percorrendo. Suponha que você esteja pregando sobre o tema do relacionamento entre os cristãos e o governo em Romanos 13.1-7. Você pode dizer:
"Os cristãos precisam ser submissos ao governo.
I. Os cristãos precisam obedecer ao que o governo exige. Quero falar sobre a base dessa ordem.
II. Quero falar sobre como mostramos submissão ao governo; quais são as implicações para a vida diária.
III. Em terceiro lugar, quais são as exceções, se é que há, dessa ordem".
Ao começar dessa foram, você deu às pessoas um mapa da estrada para que elas possam acompanhar você.
Como pastores, precisamos que as pessoas marquem o passo conosco. Elas precisam seguir-nos, saber em que ponto queremos chegar e acompanhar-nos durante todo o percurso.

USE ILUSTRAÇÕES
Usamos ilustrações porque elas tomam um conceito abstrato e o fundamentam na vida. A boa ilustração pinta um retrato na mente das pessoas; gera clareza e compreensão. Pregadores fracos dizem constantemente:

"Bem, em outras palavras", para esclarecer algo que não está claro. Pregadores melhores substituem por: "Por exemplo", "Veja este caso", ou: "Deixe-me ilustrar". Dar sequência a uma afirmação abstrata com um: "Por exemplo", aumenta a clareza. Também é fundamental usar uma história que realmente ilustre o ponto.

O USO DAS AS TRANSIÇÕES
As transições, às vezes, tornam-se uma parte desafiadora para a clareza de um sermão. As transições são difíceis porque se a mensagem está clara para você, a sua tendência é não esclarecê-la para a platéia. A idéia é tão evidente para você que você não acha que seja importante fazer a ponte. Uma boa transição, no entanto, recapitula o que já foi dito. Ela leva você de volta ao tópico do sermão e, depois, anuncia o que está por vir. Uma boa transição firma na mente das pessoas o ponto que você está por destacar.

Uma forma em que você pode realizar a transição de um ponto para outro é fazendo perguntas. Suponha que no seu primeiro ponto você tenha falado de tomar a cruz e seguir a Jesus. Na transição, você pode dizer: "Bem, isso já está bem claro, não é verdade? Diz que precisamos tomar a nossa cruz e seguir a Jesus. Como é isso na prática, tomar a cruz e seguir a Jesus? O que significa carregar a cruz na sua empresa ou em casa?". As perguntas de transição podem ajudar você a avançar para o ponto seguinte com clareza.

Ao fazer a transição de um ponto para outro, use uma pergunta retórica. Faça uma pergunta que o seu ponto seguinte responderá. Eu poderia dizer: "Vimos o que significa ser cheio do Espírito. Uma vez que somos cheios do Espírito, algumas coisas começam a aparecer na nossa vida". E aí eu poderia começar a falar a respeito de como isso funciona na pratica. Mas e muito melhor se eu faço a transição entre esses pontos com uma pergunta. Eu poderia dizer: "Já vimos o que significa ser cheio do Espírito. Agora, como é isso na prática? Como isso se mostra?".

O MOVIMENTO FÍSICO DO PREGADOR
Os movimentos físicos têm sua utilidade em manter a atenção dos ouvintes. Se tenho três coisas a tratar durante a mensagem, a minha mão deve mostrar de um a três. Aliás, até o meu corpo deve expressar essa progressão do um para o dois e daí para o três.
Apontamentos de:
- Haddon Robinson
- Don Sunukjian

- Reverberação: www.sub-ebd.blogspot.com
Compartilhar:

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !