Lição 11 – Profecia da Consumação da História - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

Lição 11 – Profecia da Consumação da História

Obs. Lição Bíblica do 3° trimestre de 2016 – classe de Jovens.
TEXTO DO DIA
Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça (2Pe 3.13).
SÍNTESE
Deus sempre esteve no controle de tudo, O fim da história será a prova disso.
AGENDA DE LEITURA
SEGUNDA - Is 24.1,2: A consumação das coisas
TERÇA - Is 24.21-23: A justiça final será feita
QUARTA - Is 25.6-9: O profeta anuncia a restauração final de Israel
QUINTA - Is 26.1-6:O povo confiara plenamente em Deus
SEXTA - Is 27.1; Ap 20.12: Deus destruirá de uma vez por todas o mal
SÁBADO - Is 27.12,13: Deus reunirá seu povo junto de si
Leia também:
OBJETIVOS:
• MOSTRAR como será o julgamento dos maus e a salvação dos justos;
• COMPREENDER que Cristo está no centro da história humana;
• DISCUTIR a respeito do fim da história humana e o novo começo em Deus.
INTERAÇÃO
O Salmo 46 fala a respeito da soberania de Deus sobre todo o universo. Ele tem o domínio de todas as coisas e nada acontece sem sua permissão. É um convite à confiança em tempos de angústia e uma mensagem de esperança de que aquilo que Deus faz é agradável, perfeito e bom.

Você poderá, ao final da lição, ler esse Salmo com seus alunos. Ressalte que, apesar das situações difíceis que o mundo tem enfrentado, Deus está e estará no controle de todas as coisas. Seus filhos podem confiar plenamente em seu cuidado e amor.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
A lição desta semana fala a respeito das profecias de consumação da história. Eis um tema que desperta curiosidade e muita preocupação por parte de todos.

Ao fazer essa abordagem, sugerimos que você leve para a sala de aula o trailer de um filme que fale a respeito do fim dos tempos. Diversos filmes podem ser encontrados no Youtube como, por exemplo, "Deixados para traz" (2000) e "O apocalipse" (2014). A partir do estudo desta lição e da análise desses trailers, promova um debate acerca da consumação dos tempos. Um bom debate e uma boa reflexão.
                                        TEXTO BÍBLICO: ISAÍAS 24.4-6
INTRODUÇÃO
Os capítulos 24 a 27 do livro de Isaías apresentam profecias que apontam para o final da história. São textos complexos e de difícil interpretação. Profecias de castigo aos israelitas e promessa final de livramento e salvação. Reúnem profecias, cânticos (26.1-6; 27.2-5) e orações (25.1-5126.7-19). Estão divididos entre julgamentos dos maus e salvação e promessas de livramento para o povo de Deus. Nenhum desses textos (Is 24,1-27.13) fala do Messias, todavia precisam ser interpretados sob a perspectiva de que somente será possível a redenção do povo de Deus na consumação da história, mediante a obra do Messias consumada na cruz. Aqueles que rejeitarem o Messias, que não aceitarem a redenção gratuitamente proposta e oferecida por Deus, sofrerão a condenação eterna. A condenação será a eterna separação de Deus, o autor da vida, e estes padecerão com Satanás, no lago de fogo e enxofre.

I - O JULGAMENTO E A SALVAÇÃO

1. Como será o julgamento.
A palavra julgamento no grego (krinein) quer dizer separar (Mt 13.24-30), ou seja, será a separação do bem e do mal daquilo que é verdadeiro do que é falso, o ato final de Deus onde se preservará apenas aquilo que não foi contaminado pela maldade e pelo pecado.

Na teologia dispensacionalista, presente na maioria das igrejas pentecostais, esse período de julgamento se refere ao Juízo Final na consumação de todas as coisas, quando todos os povos e nações comparecerão diante do trono de Deus para serem julgados por seus atos (Mt 25.31-33).

No Antigo Testamento, além do profeta Isaías, quem mais profetizou sobre o Juízo Final foi Daniel (Dn 12.1-3). No Novo Testamento, o assunto foi tratado por Jesus no Sermão Profético (Mt 24,25), bem como por Paulo, Pedro e João.

2. O destino dos maus.
Para o Juízo Final acontecerá a ressurreição dos maus de todos os tempos; os salvos já terão ressuscitado para estarem no milénio com Cristo (Is 26.19; Ap 20.4).

Ninguém escapará da desolação e julgamento que sobrevirá: ricos, pobres, sacerdotes, leigos (Is 24.2) e reis (Is 24.21). A terra, outrora abençoada, agora é maldita por causa da injustiça (Is 24.5) e será abalada, provavelmente num grande terremoto (Is 24.18-20), e o sol e a lua deixarão de brilhar (Is 24.23).

Deus destruirá todo o mal bem como todos os grandes poderes e impérios mundiais, representados pelo leviatã, pela serpente sinuosa e pelo dragão (Is 27.1). Aqueles que forem julgados como maus serão separados definitivamente de Deus, a fonte da vida.

3. O destino dos bons.
Aqueles que forem julgados como bons e forem justificados pelo sacrifício de Cristo serão levados para o Reino eterno, conforme Jesus mesmo afirmou em Mateus 25.34. O Reino de Deus será um eterno desfrutar de alegrias, delícias e bem-estar, na presença de todos os salvos de todos os tempos, mas o importante é que para sempre estaremos com nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, cuja presença encherá a terra com sua glória e majestade, conforme a visão de João (Ap 21.23).

O Pense!
O julgamento       uma realidade concreta para a humanidade.
O Ponto importante
Esse período de julgamento se refere ao Juízo Finai, na consumação de todas as coisas.

II - CRISTO, O CENTRO DA HISTÓRIA

1. O inicio da história humana.
 A história da humanidade pode ser revelada na criação, Queda, redenção em Cristo e final dos tempos com Cristo. Isso porque Ele é o que permeia a história humana com sua presença.

Israel não foi fiel à aliança feita com Deus; com isso, um remanescente (a semente, o tronco restante), que se concentra em Cristo na sua morte, tornou-se precursor de um grande povo composto por todas as tribos e nações que confessam a Cristo como Salvador.

2. A redenção da história humana.
Toda a história da salvação está contida num único evento: a intervenção de Cristo na história por meio da cruz. Dela brota todo o presente e representa a garantia de todo o futuro. Entre a cruz de Cristo e a consumação final da história dá-se a tensão e hostilidade entre a instalação de seu Reino na terra "já agora" e no "ainda não" do Reino que está porvir.

A batalha decisiva e vitoriosa já foi travada na cruz do Calvário. Neste momento, vive-se em hostilidade com o adversário, Satanás, que quer tentar destruir a obra redentora em nós, embora já tenha sido vencido.

3. Ele é para todo sempre.
Ele é antes do início, foi crucificado ontem, reina agora de forma invisível e voltará no fim dos séculos para estabelecer seu Reino eterno, onde a justiça e a paz reinarão perpetuamente. Algumas vezes, o fim dos tempos é entendido como um tempo caótico e terrível. Para alguns poderá ser mesmo, mas para os que forem do Senhor será um tempo em que as qualidades humanas serão potencializadas e nossa fidelidade ao Senhor não sofrerá mais os percalços que temos hoje, pois Ele mesmo vai destruir toda infidelidade (Is 5.1-6).

O Pense!
Se Cristo é o centro da história, Ele precisa ser o centro de nossas histórias.
Ponto importante
Para a fé cristã, Jesus Cristo é o verbo que origina a história, se encarna na história para redimir a história e no finai Ele há de en­cerrara história. Cristo é o centro e o fim da história.

III - O FIM DA HISTÓRIA

1. A consumação.
Quando se fala em consumação da história, fala-se do seu fim. E fim significa término e também alvo, ou seja, os filhos de Deus se esforçam para estabelecer seu Reino na terra (alvo), mas esse esforço terá fim quando os céus e a terra passarem (2Pe 310). Entretanto, o seu Reino se concretizará em plenitude somente no fim dos tempos, no término da história humana.
2. A história humana terá fim, mas a de Deus não. Deus está acima da
Deus está acima da história. Ele é a-histórico, pois é eterno. Seu Reino se estabelece na história humana, por isso tem início, mas nunca terá fim.

3. A Nova Jerusalém é o início da nova história humana.
O Reino de Deus é sinónimo da Nova Jerusalém, o lugar que Deus preparou para os salvos em Cristo, para passarem com Ele por toda a eternidade, na casa do Pai (Jo 14.1-4), desfrutando eternamente de seu amor.

O Pense!
A melhor coisa na restauração finai da história não será o Novo nova e a Nova Terra, mas sim a presença eterna e sublime de Deus.

Ponto Importante
Deus está acima da história, Ele é um ser a-histórico, pois é eterno.

SUBSÍDIO 1
"Estudiosos bíblicos discutem se esses capítulos (24,1-2713) contém pro­fecias ou se eles apresentam um teor apocalíptico, Às vezes é difícil distinguir entre os dois. A profecia geralmente prediz um futuro definido, informações apocalípticas dirigem a mente de forma mais abstrata e simbólica em direção ao futuro, em contraste com o presente. Como o material apoca­líptico é geralmente repleto de visões, figuras simbólicas e nomes, ele pode ser compreendido mais corretamente como uma expressão de fé do autor e sua filosofia da história. O estudante dos textos apocalípticos deve aprender a não interpretar literalmente todo simbolismo que encontra.

Alguns dos temas apocalípti­cos com os quais Isaías trabalha são; o julgamento de Deus por causa do pecado e dos pecadores; tribulações como guerra, fome e pestilência; convulsões geológicas; desordens astronómicas; guerra moral no reino espiritual; o triunfo final do programa divino; o banquete escatológico em honra à vitória divina; a alienação da morte; a ressurreição dos justos; a dor aguda de uma nova era (Comentário Bíblico Beacon. Vol 4: Isaías e Daniel. 2ed. Rio de Janeiro; CPAD, 2005, pp. 79-80).

SUBSÍDIO 2

O Reino e a Vinda do Filho do Homem (Lc 17.20-30)
O Jesus inspirado pelo Espírito fala profeticamente sobre a vinda do Reino de Deus, incluindo sua própria vinda e o julgamento final. Lucas registra dois dos maiores discursos de Jesus sobre os acontecimentos do tempo do fim (Lc 17 20-37), O Reino, o governo de Deus, é uma realidade presente, A vida e ministério de Jesus declaram de modo veemente e novo a presença do reinado régio de Deus, Mas a vinda desse Reino também é um acontecimento futuro, Jesus se refere a ambos os lados do reinado soberano de Deus aqui, Nos versículos 20 e 21, em resposta a uma pergunta feita pelos fariseus, Ele explica a natureza futura do Reino. Depois, nos versículos 22 a 37 Ele explica aos discí­pulos a futura vinda do Reino.

Alguns fariseus perguntaram a Jesus quando Deus vai estabelecer o seu Reino na terra. Não há que duvidar que eles ficaram impressionados com os dons proféticos de Jesus, então agora eles desejam saber o momento quando Deus começará a exercer seu governo sobre a humanidade. Eles querem um horário e presumem que sinais visíveis precederão a vinda do Reino. Jesus explica que o Reino de Deus é distinto dos reinos com os quais os fariseus estão familiarizados. Sua vinda não corresponderá com sinais visíveis para que ninguém possa predizer o tempo exato de sua chegada. As pessoas entendem mal o caráter do Reino de Deus, quando dizem 'Ei-lo aqui! Ou: Ei-lo ali!' Tais predições são arrogantes e mostram-se falsas e decepcionantes a pessoas persuadidas por elas (At 1.6,7).

CONCLUSÃO
O fim da história será a prova de que Ele sempre esteve no controle de todas as coisas e aqueles que confiaram nEle entrarão para o descanso eterno, preparado        a fundação do mundo (Mt 25-34).

HORA DA REVISÃO
1. Transcreva a oração que Isaías faz em 25.1 de seu Livro.
O Senhor, tu és o meu Deus; exaltar-te-ei e louvarei o teu nome, porque fizeste maravilhas; os teus conselhos antigos são verdade e firmeza.

2. Que período escatológico acontecerá Logo antes do Juízo Final?
O milénio.
3. Qual a característica principal do milénio?
Serão mil anos de paz do governo mundial em que Cristo será o rei.
4. Por que Cristo é o centro da história?
Toda a história da humanidade tem Cristo corno seu precursor (Jo1.1), seu executor (Mt 28.18; Cl 1.17) e o seu fim (Fp 3.21).
5. Qual a essência que poderá ser vivida na vida eterna?
O perfeito amor de Deus.

Fonte: Lições Bíblicas Jovens – 3° trimestre de 2016 – CPAD/ Reverberação: sub-ebd.blogspot.com

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad