Lição 12: A evangelização real na era digital - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

Lição 12: A evangelização real na era digital

Obs. Este artigo é um subsídio bíblico para a lição 12 do 3°trimestre, 2016.
Atenção. Para a continuação deste artigo, acesse aqui
Quem deseja evangelizar nesta era digital utilizando as ferramentas virtuais existentes na internet, terá que conhecer essas ferramentas. E saber de antemão que, embora, seja possível se anunciar o evangelho pela internet, esta é uma área que tem causado embaraços na vida muitas pessoas.
Caseais tem se separado, evangélicos tem se envolvido e perdido tempo com as muitas distrações existentes no mundo virtual.
Nesta era digital, têm muitas pessoas, até cristãos, envolvidas com pornografias, adultérios, além de muitas outras que, sentindo-se desprezadas, refugiam-se nesse universo irreal e fantasioso. Porém, elas também são alvo da mensagem evangélica.

QUALIDADES EXIGIDAS PARA QUEM DESEJA EVANGELIZAR PELA INTERNET
Vejamos uma lista de qualidades, as quis evitarão que quem evangeliza pela internet seja embaraçado e até cai em pecado através das facilidades da internet.

1. Ter autocontrole.
Isto evitará ser viciado em rede social como é o caso e muitos Brasileiros que são viciados no WhatsApp e no facebook.

2. Ter uma vida santa, de oração e vigilância (1 Pe 1.15,16; 5.8; Mt 26.41; 1.
Isto evitará ser enganado pelos agentes de Satanás e evitará também desagradar a Deus.

3. Ter uma mensagem bem definida.
Quem evangeliza pela internet, tem que saber o que vai escrever, e ser muito claro em sua mensagem. Deve conhecer a bíblia e dominar o assunto que vai discorrer para o internauta.

4. Ser um verdadeiro discípulo de Jesus (Jo 13.35).
Quem deseja que as pessoas recebam a Jesus como Salvador, e não é um servo de Cristo, está pregado o que não vive, e isto é uma hipocrisia.

5. Ter uma rede social e conexão com a internet.
Sem essas duas coisas básicas não se faz evangelismo pela internet.

6. Não ficar de papo-furado com uma pessoa do sexo oposto.
Isto evitará traições, destruição de lares, adultérios e suas consequências no mundo real. Lembre-se seu objetivo e anunciar a cristo. É levar a mensagem de salvação aos pecadores sem Jesus.

7. Ter uma mensagem bíblica e objetiva.
A mensagem deve tem por objetivo anunciar Jesus para seus leitores. E por isso é necessário que a mensagem seja bíblica e objetiva.

8. Ser educado.
Uma pessoal que é mal educado ao escrever para alguém em uma rede social, é mais um aventureiro do quer um ganhador de almas para Cristo.

10. Tem bom testemunho (1Tm 3.7).
Para que não caia em afronta, e no laço do diabo.

9. Não se acomodar na evangelização pela internet.
Sabemos que hoje em dia, a evangelização pela internet, é possível ser feita e alcança um grande número de pessoas. Entretanto, não podemos se acomodar atrás de um computador, smartphone ou tablete, e deixar de praticarmos a melhor forma de evangelismo – o evangelismo pessoal. Pois este tipo de evangelismo foi testado e aprovado por Jesus, seus discípulos e a igreja primitiva.
COMO NOS COMPORTARMOS EM RELAÇÃO À TECNOLOGIA
Segue uma lista de conselhos relativos à tecnologia, os quais podemos segui-los a fim de não desvalorizarmos os avanços tecnológicos, ao ponto de deixarmos de desfrutarmos de seus beneficieis. Nem valorizarmos excessivamente ao ponto de nos embaraçarmos com as suas facilidades.
1) Precisamos fazer uso das novas tecnologias e em especial da mídia com sabedoria e discernimento.
2) Não devemos jamais demonizar os avanços tecnológicos, pois foi Deus que deu capacidade e poder criativo ao homem. O que estamos vivendo atualmente é cumprimento da Palavra de Deus.
3) Devemos aceitar o fato de que os avanços tecnológicos, quando usados sabiamente, trazem aos seus usuários grandes vantagens. Vejamos alguns exemplos.
a) Internet.  Esta representa Rapidez na informação.
b) E-mail, MSN, WhatsApp. Estes representam Maior rapidez de comunicação.
c) Digital 3D e com comando de voz. Representa Nitidez na imagem e efeitos especiais.
d) Pen drive. Representa Maior espaço de armazenamento de dados em um espaço menor.
e) Notebook, Laptops, palmtops, ipads e smartphones. Estes representam Maior agilidade e eficiência; aparelhos menores e mais leves.
4) Reconhecer que o excesso de informação é um perigo não significa rejeitar o saber e apoiar o obscurantismo. Se o Criador dotou-nos de condições físicas e mentais para que conheçamos e produzamos conhecimento, obviamente que não iria condenar-nos por isso (Gn 1.26-28; 2.15,19, 20; Dn 1.17). Contudo, é preciso preocupar-se com a qualidade da informação que recebemos, pois, a partir dela, acabamos formando nossa opinião acerca de praticamente tudo à nossa volta (Fp 4.8).
5) As modernas invenções tecnológicas deste novo século denotam que chegamos a um período sem precedente (Dn 12.4).
6) Evitemos o consumismo eletrônico.
Em um ritmo cada vez mais frenético, se não tivermos cuidado, tornamo-nos reféns de um consumismo eletrônico que não se justifica.

7) Não deixemos as tecnologias roubarem o nosso tempo, o qual deve ser usado com a família, igreja, trabalho e o nosso próprio bem estar.
O tempo passa a ser completa e totalmente roubado com o excesso de envolvimento com as tecnologias, trazendo até mesmo problemas profissionais e familiares. É preciso redobrar a vigilância com o uso da tecnologia.

8) Redobremos a vigilância em relação as redes sociais.
As redes sociais “aproximam" os distantes e “distanciam” os próximos! Eis um dos grandes desafios da Igreja nesse século 21.

9) O excesso de informação ameaça mudar a nossa forma de pensar, porém devemos levar “cativo todo pensamento à obediência de Cristo’ (2 Co 10.5).

10) Utilizar a mídia para anunciar a Palavra de Deus não é errado, desde que o objetivo seja glorificar o nome do Senhor.

11) Muitos, erroneamente, acreditam que o crescimento de uma igreja ou denominação se dá apenas pela utilização da mídia, em especial a TV, mas quem sustenta a Igreja é faz com que ela cresça de modo saudável é o Senhor Jesus Cristo.

12) É impossível ignorar o valor da mídia no que diz respeito à comunicação.

13) Podemos utilizar os meios de comunicação para anunciar o Evangelho. Contudo, que o façamos de maneira sábia e relevante, pois não podemos lidar com vidas como se estivéssemos negociando, atitude esta que, inclusive, é condenada na Bíblia (1 Tm 6.1-21; 2 Pe 2.3).

14) A divulgação da Palavra de Deus tem de ser feita através de todos os meios de comunicação possíveis que estiverem ao nosso alcance, e esses meios estão em nossos dias, e cada vez mais sofisticados e penetrantes, Hoje é possível alcançar um executivo no seu local de trabalho com a Palavra de Deus sem deixar, no entanto, de alcançar um trabalhador rural.

15) É necessário que o trabalho de divulgação da Palavra de Deus através da mídia seja feito com muita responsabilidade, e aqui eu abordo o segundo aspecto, lembrando o que Jesus disse no Sermão da Montanha: 'Vós sois o sal da Terra' (Mt 5.13)".

16) Se as redes sociais fossem utilizadas de forma inteligente, não afastaria a igreja, antes a aproximaria ainda mais entre si, e com a sociedade toda.

CONCLUSÃO
A era digital é era da informação (também conhecida como era digital ou era tecnológica) é o nome dado ao período que vem após a era industrial, mais especificamente após a década de 1980; embora suas bases tenham começado no princípio do século XX e, particularmente, na década de 1970, com invenções tais como o microprocessador, a rede de computadores, a fibra óptica e o computador pessoal.
Como a nossa missão é falar de Cristo para todas as pessoas em todo tempo (2Tm 4.2), então podemos ir através da evangelização via mundo virtual, aonde não podemos ir fisicamente. Mas lembre-se o foco deve ser anunciar o evangelho de Cristo e, não se envolver com as distrações e as muitas formas de pecado existente na era digital.

Revista E-book Subsídios EBD – edição 5. Você encontrará subsídio completo para enriquecer esta lição. Clique AQUI

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad