Anuncios

 

Introdução
Muitas são as conjecturas a cerca da salvação de Salomão. Veremos o que dizem grandes estudiosos da Bíblia, sobre o arrependimento e salvação de Salomão.

I. SERÁ QUE SALOMÃO SE ARREPENDEU DE SEUS PECADOS?

1. A resposta do comentarista da Bíblia Champlin, Russell Norman
Alguns intérpretes supõem que Salomão não se tenha arrependido de sua idolatria e de seus fracassos, mas tenha morrido como homem de coração endurecido (1Rs 11).


Outros encontram evidências de que ele se arrependeu e foi restaurado. Talvez a declaração final em Ecl. 1.13,14 possa ser usada em apoio a essa teoria, se é que podemos atribuir o livro de Eclesiastes à autoria salomônica.
Ele foi um escritor inspirado de parte do Antigo Testamento, e isso favorece a sua restauração final a Deus. Seja como for, não há por que supor que a missão de Cristo ao hades não tenha recolhido Salomão ao Seu redil (ver I Ped. 3.18-4.6).
Enquanto Cristo salvava a outros nessa missão de misericórdia (o “evangelho foi pregado aos mortos”, I Ped. 4.6), certamente Salomão não foi deixado de fora, se ele passou algum tempo naquele lugar lamentável, por causa de seus muitos fracassos e de sua idolatria.1

2. A resposta de comentarista da Bíblia Wlliam Macdonald
Dando a intender que Salomão não se arrependeu, o comentarista da Bíblia, Wlliam Macdonald, assim escreveu:
“O começo de Salomão foi melhor do que seu fim. Um bom começo não garante uma boa conclusão. Alcançou o ápice de grandeza, mas mergulhou no abismo de degradação moral e idolatria. Como teria sido bom se o rei houvesse praticado o que pregou em Eclesiastes 12:13-14”. 2

3. A resposta de Jimmy Swaggrt (Bíblia do Expositor)
A arrependeu-se Salomão afinal (1Rs 11.43)?
As sagradas escrituras não nos dizem. Só podemos esperar que o escritor de Provérbios, Eclesiastes e o Cantares definitivamente tenha se voltado para Deus. Há uma pequena evidência que assim tenha acontecido... O fato de Deus não ter registrado (ver 2 Crônica 10.30,31) os grandes pecados de Salomão em seus últimos anos, talvez seja por alguma resposta que Salomão tenha alcançado, ao ter pedido Misericórdia, Perdão e Graça. Se assim aconteceu, estes pecados foram lavados e tirados, e, portanto não registrados. Esta é a única indicação que temos de que Salomão possivelmente tenha acertado as coisas com Deus antes de morrer.

LEIATAMBÉM:

II. A GRAVIDADE DO ERRO DE SALOMÃO
O capítulo 11 de 1Reis, descreve o declínio espiritual de Salomão, e as consequências disso.

1) Salomão começou como um homem que  amava ao Senhor, que andava nos estatutos dEle, e que edificou o templo dEle (1Reis 3.3; 6.1).
Experimentou o amor de Deus, a sua graça e a sua salvação; recebeu conhecimento espiritual especial (1Reis 3.10-14; 2 Sm 12.24) e escreveu parte das Escrituras Sagradas sob a inspiração do Espírito Santo (ver 4.29-34).

2) Entretanto, Salomão endureceu-se pelo engano do pecado e desviou-se  do Senhor para seguir outros deuses; provocou o Senhor à ira e consequentemente foi castigado por Deus (1Reis 11. 1-13; Dt 29.14-21; 30.15-20; Hb 3.12-14).

3) O erro fatal de Salomão foi o de buscar  poder, sucesso, riquezas e prazer sensual, contemporizando com a idolatria e o pecado, e tolerando-os. Salomão envolveu-se com:

a) alianças iníquas com nações pagãs (Tiro, 9.10-14; Egito, 1Reis 3.1; 10.28,29; e outros povos, 9.25-10.13);

b) muitas esposas e concubinas estrangeiras para selar essas alianças (1Reis 11. 1-8;

c) e cada vez mais riquezas e glória (1Reis 10.14-19; 1 Tm 6.9).

Leia em Deuteronômio 17.14-20, os preceitos de Deus aos reis, quanto a firmar alianças com estrangeiros, adquirir cavalos no Egito, multiplicar esposas e  acumular cada vez mais ouro.

O mesmo capítulo que menciona a apostasia de Salomão, fala da sua morte, sem qualquer indicação de que ele tenha se arrependido e voltado para Deus. O escritor das Crônicas fala da advertência de Davi a Salomão: "porém, se o deixares [a Deus], rejeitar-te-á para sempre" (1 Cr 28.9).
A verdade bíblica aqui revelada é que Salomão, antes desfrutando da graça de Deus, não permaneceu nessa graça. A Palavra de Deus nos adverte aqui: se um rei que recebeu grandiosos dons, ministério e graça, caiu, então todo aquele que está em pé tome cuidado para que não caia (1 Co 10.12).3

Conclusão
A bíblia é clara ao falar dos pecados de Salomão (1Reis 11), mas não diz acerca do arrependimento de Salomão. Cabe a você leitor e eu segui o que diz a bíblia:
“Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar (1Pedro 5.8)”.
Baseado em Eclesiastes 12.13, a quem diz que Salomão, já estado no fim de sua vida, tenha se arrependido de seus pecados e se voltado para o Senhor Deus. Veja:

De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem (Ec 12.13).

“ Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia (1Co 10.12 – KJA)”.

Autor: Jair Alves
Bibliografia
1. Champlin, Russell Norman
2. Wlliam Macdonald
3. Bíblia de Estudo Pentecostal
 
Top