A Vitória na Corrida Cristã - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

A Vitória na Corrida Cristã

Em 1Coríntios, o apóstolo Paulo fala sobre a corrida cristã: "Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio?
Correi de tal maneira que o alcanceis. E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível. Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar. Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado".



Mediante o conhecimento que o apóstolo Paulo tem dos jogos olímpicos da sua época, ele descobre que o "atleta vencedor” tem características, diferentes dos outros competidores, o que lhe dá uma condição favorável, levando-o à vitória final. Paulo descobre que esse atleta não está simplesmente preocupado com a recompensa imediata, que era uma coroa de oliveira brava, mas com a recompensa posterior. Ele entende que, da mesma forma, o crente não pode correr preocupado com a recompensa que se obtém aqui, mas com a coroa incorruptível, conforme 1Pedro 1.4: "Para uma herança incorruptível, incontaminável, que não se pode murchar, guardada nos céus para nós".

O atleta vencedor é aquele que passou pelas mãos de um bom preparador físico, uma alimentação adequada, uma preparação psicológica, com espaço para treinamento etc. Porém, encontramos nesse atleta muito mais que isso, principalmente porque essa competição é diferente de qualquer outra, visto ser uma corrida espiritual.

I. NECESSIDADES DO ATLETA
1) Responsabilidade (1Co 9.24) -"Não sabeis vós..."? diz Paulo. O atleta vencedor é conhecedor dos obstáculos da trajetória, e sabe que tem que encará-los com muita responsabilidade para não decepcionar os seus aliados, conforme 2Timóteo 2.4: "Ninguém que muita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar aquele que o arregimentou".

2) Perseverança - O atleta vencedor não é precipitado, nem tão pouco fraco. Não é do tipo que, com o aparecimento das dificuldades, desiste da corrida, mas vive de acordo com Hebreus 12.1: "...corramos com paciência a carreira que nos está proposta...". Esse atleta é paciente, esperando o momento certo da vitória final.

3) Visão - O atleta vencedor tem uma visão diferenciada, pois não olha para a nuvem de testemunha, para o pecado e embaraço, mas para Jesus, o autor e consumador da nossa fé (Hb 12.2).

4) Disciplina - Dentro da preparação do atleta, descobre-se que é necessário o mesmo se abster de tudo aquilo que venha atrapalhar a sua competição. Paulo mostra, no versículo 26, que se os competidores profissionais se abstêm de muitas coisas, muito mais nós que buscamos a coroa incorruptível.

5) Estratégia - O atleta vencedor tem um plano elaborado para quaisquer eventualidades no trajeto da sua competição, visto que podem aparecer no caminho inimigos que sorrateiramente procurarão destruir seus sonhos rumo à classificação. Por isso, Paulo, no versículo 27, se preocupa com esse detalhe: "...para que de alguma maneira não venha a ser reprovado".

II. APRENDENDO COM O ATLETA CRISTÃO
Dentro da visão espiritual, esse atleta, desde o dia que teve um encontro com Jesus, passou a fazer parte desse desafio. Aprendamos mais sobre ele.

a) O atleta é o crente - Todo crente EM JESUS é um atleta dessa corrida espiritual.
Muitos começaram bem na competição, mas depois ficaram acomodados e até de alguma maneira conformados com o mundo. Deixaram de fazer a vontade de Deus, perderam a responsabilidade e ficaram para trás. Outros simplesmente desistiram. Por entenderem que a competição estava longe do final, não perseveraram, achando melhor parar na caminhada. Outros ainda começaram a olhar os problemas da competição e perderam-se no caminho, tomando destino ignorado, por não conseguir mais contemplar o alvo. Outros ainda, pensando que poderiam vencer com aparatos materiais os desafios da corrida, esquecendo-se que a corrida é espiritual, foram vencidos no caminho, e mesmo contra a sua própria vontade ficaram fora da competição.
Há também aqueles que não planejaram nada para a corrida e foram surpreendidos pelos inimigos do caminho que, com seus laços, cativaram-no e prenderam-no, deixando-o fora da competição. Porém, ainda existem aqueles que têm enfrentado os desafios da estrada e os obstáculos do caminho e, confiando em Deus, continua sua trajetória em busca da vitória final.  sua ria em busca da vitória final.

b) Condição do atleta - Como todo atleta, o crente tem um preparador físico, psicológico e espiritual, que é o Espírito Santo, que através dos pastores tem feito as devidas orientações para que a corrida não seja frustrada. Muitas vezes o preparador do atleta espiritual permite situações de provas no campo de treinamento para que o mesmo venha a ficar habilitado para os problemas da competição, e ainda tem preparado a alimentação adequada da Palavra de Deus, que é a mesma que sustentou Jesus quando tentado pelo Diabo no deserto (Mt 4.1-11).
c) O alistador é o Senhor - Segundo a Bíblia, não fomos nós que o escolhemos, mas Ele nos escolheu a nós e nos nomeou (Jo 15.16). O Senhor alistou o crente e investiu nele, entendendo que seria campeão, por isso o atleta espiritual não pode decepcionar Aquele que o alistou.

d) A herança eterna - Da mesma forma que os judeus esperavam ansiosamente por uma herança na Terra Prometida, conforme Deuteronômio 19.8 ("E, se o SENHOR teu Deus dilatar os teus termos, como jurou a teus pais, e te der toda a terra que disse daria a teus pais"), o atleta de Deus espera ansiosamente por uma herança na Cidade Eterna de Deus, que está reservada e que nunca será maculada pelo pecado.
A estrada é longa, o caminho é extenso, os desafios diários são difíceis e os inimigos visíveis (e principalmente os invisíveis) apostam alto na nossa derrota, mas acreditamos que, confiando no Senhor, superaremos todos os obstáculos do caminho sem olhar para trás, como fez a mulher de Ló. Conforme diz a Palavra de Deus em Salmos 20.7-8: "Uns confiam em carros, outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus. Uns encurvam-se e caem, mas nós nos levantamos e estamos de pé". Com certeza, chegaremos até o fim.
Meu querido irmão, você não pode parar agora, tem que ir adiante! O Espírito Santo te ajudará nessa competição. Creia: você é um vencedor em Cristo Jesus. Firme e avante! Sua obra terá uma recompensa (1Co 15.58).

Fonte divulgadora: www.sub-ebd.blogspot.com
Periódico: Jornal Mensageiro da Paz
Ano: Julho de 2007
Acervo de: Ev. Jair Alves

Autor: PR. José Antônio dos Santos

Blog: Subsídios ebd
A ferramenta de Pesquisas e Estudos dos Professores e Alunos da Palavra de Deus" (www.sub-ebd.blogspot.com). 

Post Bottom Ad