Lição 5 - As Consequências das Escolhas Precipitadas

Subsídios para lhe ajudar na lição deste próximo domingo. Classe de Adultos. Lições Bíblicas da CPAD
Um dos personagens principais desta lição 5 é o sobrinho de Abraão, Ló. Este sobrinho do patriarca fez uma escolha baseada apenas em aparências (Gn 13.10,11), o preço pela escolha errada lhe custou todos os seus bens. Pois, a cidade onde ele escolheu para morar, foi destruída pelo fogo do julgamento divino; e ló perdeu o que tinha – até a sua esposa, pois foi transformada em uma estatua de sal!

SUBSÍDIO DA LIÇÃO DA SEMANA
 
Isto me faz lembrar a velha frase: “Os homens são livres para fazerem suas escolhas, porém são prisioneiros de suas consequências”.  No caso de Ló, as consequências foram inevitáveis.
Atenção! A continuação deste subsídio você encontra no E-book Subsídios EBD – Vol. 6 – Acesse aqui

NOVAS LIÇÕES – CLIQUE E LEIA:
- Lições de Jovens – Clique aqui
- Lições de Adultos - Clique aqui
- Lições de Adolescentes - Clique aqui
- Subsídios para lições de Adultos - Clique aqui
I. QUEM ERA LÓ
1. O NOME
No hebraico, lot, “cobertura”. A raiz dessa palavra significa “enrolar”, “embrulhar”, talvez indicando a ação das mãos que embrulham seus bebês. O nome ocorre por trinta e uma vezes no Antigo Testamento, vinte e oito vezes no livro do Gênesis, e também em Deu. 2.9,19 e Sal. 83.8. No Novo Testamento, por quatro vezes: Luc. 17.28,29, 32 e II Ped.2.7. Ele viveu por volta de 1900 a.C.

2. FAMÍLIA
Ló era filho de Harã e sobrinho de Abraão. Harã era o irmão mais jovem de Abraão (ver Gên. 11.27,31; 12.5). Ele nasceu em Ur dos caldeus.
A identificação comum do lugar de seu nascimento é cerca de 260 km ao norte do golfo Pérsico, embora a questão seja disputada. A família migrou dessa localidade e, mediante uma migração contínua, terminou na terra de Canaã, bem para oeste da terra de seus antepassados.

3. MIGRAÇÕES
O pai de Ló morreu relativamente jovem, e Ló tornou-se o herdeiro de suas propriedades. Ver Gên. 11.31.
Abraão não tinha filhos nessa época, e Ló ficara órfão. Talvez os dois se apoiassem mutuamente. Finalmente, em suas andanças, chegaram à terra de Canaã. Para ali levaram suas possessões, que consistiam, principalmente, em gado.
Eram homens profundamente religiosos, segundo se evidencia pelo fato de que eles foram estabelecendo altares ao longo de sua caminhada, com propósitos de culto religioso.  Yahweh foi honrado nesses santuários, em Siquém, Betel e no Neguebe (ver Gên. 11.27-32; 12.4-10; 12.1).

4. SEPARAÇÃO ENTRE LÓ E ABRAÃO
Sendo generoso, Abraão concedeu a Ló o direito da escolha do território para onde ele se retiraria. Ló preferiu a direção em que ficava a cidade de Sodoma, onde havia pastagem suficiente para suas ovelhas. Aquelas terras eram férteis e havia bom suprimento de água (ver Gên. 13:13).
Os animais de Ló viviam bem alimentados, mas a alma dele começou a definhar, porquanto seus novos vizinhos e amigos eram degenerados. Ele sentia profundamente a perversidade deles (ver II Ped. 2:7), embora isso não o tenha feito afastar-se daquela região.
Os intérpretes supõem que foi nessa época que começaram a surgir falhas e pontos fracos no caráter básico de Ló. Em primeiro lugar, ele preferiu egoisticamente as melhores terras para si, à custa do seu tio Abraão. Em segundo lugar, ele achou que havia vantagem em residir entre um povo degenerado. Destarte, chegou ao ponto em que foi preciso ser salvo mediante uma intervenção divina, a fim de que as coisas se endireitassem novamente em sua vida.
II. A ESCOLHA DE LÓ
1) A escolha de Ló revelou seu caráter (Gn 10,11)
2) A escolha de Ló o levou a Sodoma (Gn 12,13)
3) A escolha de Ló resultou em perda incalculável (Gn 13; 19.1-28)
4) Foi uma escolha motivada apenas pela ambição (1Tm 6.9).
5) Foi uma escolha egoísta: não teve consideração por Abraão (Gn 13.11).
6) Foi uma escolha sem oração: não consultou a Deus (Sl 32.8,10).
7)  Foi urna escolha que acabou na desgraça (Gn 19).
“Ele fez isso sem se preocupar com Abraão, o que foi o pior erro de sua vida” (Allen P. Ross). Ló estava resolvido a prosperar materialmente, e não se importava com o que era apropriado fazer. De modo tolo, Ló escolheu a área perto de Sodoma e deixou a Terra Prometida para nunca mais voltar.

Atenção! A continuação deste subsídio você encontra no E-book Subsídios EBD – Vol. 6 – Acesse aqui

Blog: Subsídios ebd
A ferramenta de Pesquisas e Estudos dos Professores e Alunos da Palavra de Deus" (www.sub-ebd.blogspot.com). 

Compartilhar:

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !