Pastor Túlio Barros Ferreira - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

Pastor Túlio Barros Ferreira

Faleceu em 10 de março, no Rio de Janeiro, um dos maiores nomes das Assembleias de Deus no Brasil, o pastor Túlio Barros Ferreira, aos 85 anos, dos quais 66 de conversão e 64 de ministério. Deixou a esposa Eunice Lobato, netos e oito filhos.

Túlio Barros nasceu em Manaus (AM), em 11 de outubro de 1921. Antes de se converter, era alcoólatra. Ao aceitar Jesus em 1941, foi imediatamente liberto deste vício. Seus pais, Manoel Moysés Ferreira e Joaquina Barros Ferreira, foram contra sua conversão no início, até que se renderam depois de testemunharem a transformação na vida do filho.

LEIA TAMBÉM:


Desde cedo aplicado ao estudo da Palavra de Deus, em 1943, ele e os jovens pastores Alcebíades Vasconcelos, José Rodrigues Muniz e Paulo de Oliveira criaram uma escola em Manaus para preparação de obreiros. Porém, havia outras paixões que faziam arder o coração de Túlio: a evangelização do país e a obra missionária. Por isso, em 1943, ele resolveu tomar uma posição radical: abandonou seu curso de Engenharia Agrônoma e o emprego no Estaleiro de Construção Naval, onde ganhava bem, trabalhando para a empresa J. A. Lima. Túlio e sua esposa passaram a viver pela fé. Evangelista aos 22 anos e sem sustento próprio, iniciou suas atividades evangelísticas em Guajará-Mirim, Rondônia, sendo o pioneiro na evangelização daquela cidade, que fica na fronteira do Brasil com a Bolívia.
 
Em Guajará-Mirim, passou cerca de um ano. Além das necessidades financeiras, havia, na época, índios antropófagos na região. Esses índios chegaram a matar e devorar dois companheiros seus de evangelização durante o período em que esteve lá. Túlio percorria quilômetros de áreas inóspitas, a trem ou a pé, pregando a Palavra de Deus, e com cuidado para não ser pego pelos índios. Foi acometido de várias enfermidades, mas prosseguiu. Como fruto de sua persistência, em menos de um ano, realizou o primeiro batismo em águas na região, no Rio Albunã.
LEIA TAMBÉM:
- ACESSE OUTRAS BIOGRAFIAS AQUI
Depois de Guajará-Mirim, foi para o Acre. Foi pioneiro na evangelização da cidade de Rio Branco. Vencendo o impaludismo e o paratifo, ele construiu o primeiro templo da Assembleia de Deus em Rio Branco. Com as próprias mãos, construiu os tijolos e levantou o prédio. Nos anos seguintes, foi para o interior do Estado, onde levantou templos na cidade de Chapuri e região. Foi nessa época que foi ordenado pastor, mais precisamente em 15 de janeiro de 1950, na AD em Manaus, pelo pastor Alcebíades Pereira Vasconcelos. Em seguida, passou quatro anos e sete meses evangelizando os bolivianos das comunidades ribeirinhas do Rio
Albunã. Os cultos eram realizados de casa em casa e a igreja começou a crescer. Ali, criou uma pequena escola de preparação de obreiros, que sempre foi sua preocupação.

Em 1954, ele recebeu o convite para ir trabalhar na obra do Senhor no Estado do Rio de Janeiro, onde pastoreou a AD em Cabuçu, distrito da cidade de Itaboraí, de 1954 a 1957. Deixou a igreja no ano seguinte, para dirigir a CPAD, função que exerceu de 1958 a 1960. De 1958 a 1959, a convite do pastor Alcebíades Vaconcelos, que agora liderava a AD em São Cristóvão, também assumiu a vice-presidência da igreja no Rio.

Em 1959, o pastor Alcebíades entregou a presidência de São Cristóvão ao pastor Francisco Pereira do Nascimento, então líder da AD em Belém do Pará. Na mesma época, Alcebíades e Túlio Barros compartilharam com o pastor Francisco que sentiam-se chamados para serem missionários na Bolívia. Em janeiro de 1960, atendendo ao chamado divino, os dois seguiram para aquele país. O pastor Alcebíades voltou ao Brasil pouco tempo depois, mas o pastor Túlio ficou lá cinco anos, período em que fundou a AD em Cochabamba. Em janeiro de 1965, retornou ao Rio, deixando na Bolívia uma igreja com 70 membros. Poucos dias após seu retorno, devido à enfermidade do pastor Francisco Pereira, assumiu a presidência da AD em São Cristóvão.
 
Em sua gestão, inaugurou um novo templo-sede para a AD em São Cristóvão em 1974 e ainda outro templo-sede nos anos 90. Em março de 1971, fundou a Escola de Preparação de Obreiros (Epoe), que formou muitos obreiros. Expandiu tremendamente os trabalhos missionários da igreja. Nos anos 70 e 80, a AD em São Cristóvão passou a ser conhecida no Brasil como "A igreja que respira missões", inspirando uma onda missionária nas ADs em toda a nação. Na época, a igreja enviou missionários para África, América Latina, Europa e Estados Unidos. Em 1993, pastor Túlio Barros fundou o Centro Educacional do Menor para Assistência e Reintegração (Cemear), em parceria com uma instituição evangélica sueca, Làkarmissionen.

Nos últimos anos, por razões pessoais, pastor Túlio desligou-se da CGADB.

O pastor Túlio presidiu a CGADB quatro vezes: em 1966, 1975, 1977 a 1979, e 1979 a 1981. Presidiu a Ceader e a Confraderj por vários mandatos. Foi também presidente do Conselho Administrativo da CPAD de 1973 a 1975. Representou as Assembleias de Deus brasileiras em diversos eventos internacionais como o Congresso de Evangelismo em Lausanne, em 1974, na Suíça; e as Conferências Mundiais Pentecostais nos EUA, Inglaterra e Coreia do Sul.


Postado por: Subsídios EBD
Fonte: Jornal Mensageiro da Paz – Abril de 2007
Divulgação: www.sub-ebd.blogspot.com

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad