Lição 6 - Deus: O Nosso Provedor

Este é subsídio para a presente lição da classe de Adultos. Para a continuação deste subsídio, acesse aqui.
O personagem central nesta lição seis é o filho da velhice de Abraão, o seu amado Isaque. Este enfrentou crise de alimento e crise com vizinhos invejosos.
Em meio às essas crises, Isaque cometeu erros e acertos. Isto nos mostra que somos humanos, imperfeitos. Estamos sujeitos a errar nos momentos de crises. Vejamos, pois, o que as experiências de Isaque têm a nos ensinar.

SUBSÍDIO DA LIÇÃO DA SEMANA
 
I. DUAS GRANDES CRISES ENFRENTADAS POR ISAQUE


1. ISAQUE ENFRETOU CRISE DE ALIMENTO (Gn 26.1,2)

Isaque reagiu à fome da mesma forma que seu pai o fizera (Gn 12 e 20). Enquanto seguia viagem para o sul, o Senhor apareceu a ele em Gerar e o advertiu de não descer ao Egito.
Gerar era uma espécie de ponto de parada para quem viajava ao Egito. Deus mandou Isaque permanecer temporariamente em Gerar, porém Isaque ficou ali. Além disso, Deus reafirmou a aliança incondicional que fizera com Abraão.

2. A CRISE DE VIZINHOS INVEJOSOS
Os filisteus entupiram os poços que Abraão havia cavado (ato hostil, a fim de mostrar que os forasteiros não eram bem-vindos). Isaque tomou a abrir os poços e houve briga com os filisteus em Eseque (“contenda”) e Sitna (“inimizade”).

Isaque decidiu se mudar para longe daquele povo e dessa vez não houve brigas quando cavou outro poço, de modo que o chamou de Reobote (“lugares amplos” ou “espaço aberto”). Dali Isaque subiu para Berseba, local onde o Senhor voltou a consolá-lo com promessa de bênçãos e onde Isaque construiu um altar (adoração), armou a sua tenda (habitação) e abriu um poço (refrigério). Assim como a água é um elemento essencial no reino físico, igualmente é a palavra de Deus no mundo espiritual.

A instrução dada a Isaque foi que ele não descesse ao Egito, mas permanecesse na Terra Prometida, onde seria ricamente abençoado (Gn 26.12). Abraão tinha caído no erro de descer ao Egito, quando houve um período de escassez na Palestina, e passou por dificuldades. Faraó acabou por expulsá-lo do Egito, por causa do ludíbrio que tinha envolvido a identidade de Sara. Isaque foi advertido por inspiração divina para não cair no mesmo erro em que caíra Abraão. Contudo, em Gerar, ele repetiu outro dos erros de Abraão.

II. ISAQUE REPETE O ERRO DE SEU PAI
1. ELE REPETIU O PECADO DO PAI (Gn 12.10-20 e 20:1-5; 26. 6-17)
Devido ao medo, Isaque reagiu da mesma forma que seu pai e fez Rebeca se passar por sua irmã diante dos homens de Gerar. É a triste história da fraqueza do pai refletida no filho.

Ver os paralelos em Gên. 12.13,19; 20.2,5, 12. A última destas referências mostra que, no caso de Abraão, isso apontava para uma meia-verdade, visto que Sara era, de fato, sua meia-irmã. Mas Rebeca era prima de Isaque.
A mentira de Isaque foi descoberta e repreendida; então ele confessou. A confissão conduz à bênção, e Isaque começou a enriquecer em Gerar. Sua prosperidade chegou a tal ponto que Abimeleque, rei de Gerar naquela ocasião, pediu que Isaque fosse embora. Partindo dali, Isaque foi morar no vale de Gerar, não muito longe de onde estava.

2. ALERTAS BÍBLIAS EM RELAÇÃO À MENTIRA
Uma mentira é algo dito com o intuito de enganar. Existe um ditado popular que diz: A mentira tem perna curta. Abraham Lincoln, disse: Pode-se enganar todas as pessoas durante todo o tempo, mas não se pode enganar todo mundo por todo tempo.

a) Exortações bíblicas quanto á mentira:
1) O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; A falsa testemunha não ficará impune e o que respira mentiras não escapará (Pv. 19.15);
2) O que fala mentiras não estará firme perante os meus olhos (Sl 101.7);
3) O justo odeia a palavra de mentira (Pv 13.5);
4) O lábio da verdade permanece para sempre, mas a língua da falsidade dura só por um momento (Pv 12.19).
Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros (Ef 4.25).
"Estas coisas o Senhor odeia, e a sétima a sua alma abomina: Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, o coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, a testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre os irmãos" (Pv 6.16-19).

b) Evite a mentira a todo custo
Vamos evitar situações que possam nos levar a mentira. Usemos a nossa língua para honrar a Deus com a verdade. Os que amam e praticam a mentira não entrarão na santa cidade (Ap 22.15). Se não se arrepender a tempo terá como destino o lago de fogo (Ap 21.8). Mentirosos de toda espécie, juntamente com outros pecadores incorrigíveis, estarão no lago de fogo (Ap 21.8).
A continuação deste artigo você encontra em E-book Subsídios EBD – Vol. 6


Blog: Subsídios ebd
A ferramenta de Pesquisas e Estudos dos Professores e Alunos da Palavra de Deus" (www.sub-ebd.blogspot.com). 

Compartilhar:

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !