Anuncios

 

O termo seio de Abraão ocorre no evangelho de Lucas por duas vezes (Lc 16.22,,23 – ARC), entretanto, essas não são as únicas ocorrências do termo “seio” envolvendo certas situações (Jó 31.33; Sl 35.13, ARC).
Vejamos mais três exemplos mais conhecidos pelos leitores da Bíblia Sagrada.
1) Um discípulos estava reclinando no sei de Jesus (Jo 13.23 ARC);
2) O filho unigênito que estava no seio do pai (Jo 1.18, ARC); e 
3) Lázaro no seio de Abraão (Lc 16.23).

1. DEFININDO O TERMO
A expressão “no seio de”, significa:
1) Está junto de...
2) Está ao lado de...

2. O SEIO DE ABRAÃO (LC 16.23)?
[Do gr. kólpon Abraám] É o lugar onde, Até a ascensão de Cristo, ficavam as almas dos justos. Embora seja difícil precisar a sua loca- ligação, tem-se como certo que ficava numa região do Hades (Lc 16.22.23). Era um lugar caracterizado pelo repouso. Tranquilidade e paz. O Seio de Abraão era a própria bem-aventurança dos que aguardavam a manifestação da justiça e do amor divinos.

Os judeus usavam três nomes para designar o paraíso espiritual: Jardim do Éden. Trono da Gloria e Seio de Abraão. Este ultimo era mais popular porque evocava a figura maior da nação hebreia, e tinha uma forte conotação paternal. Ai. Desfrutavam os redimidos das bênçãos plenas da adoção divina.

Era justamente Seio de Abraão que os judeus esperavam participar de um magnifico banquete na consumação dos séculos.
Ate o próprio Senhor Jesus referiu-se a essa expectativa: "Muitos virão do oriente e do ocidente, e reclinar-se-ão à mesa de Abraão, Isaque e Jacó, no reino dos céus” (Mt 8.11).

Quando de sua ascensão. Cristo levou cativo o cativeiro (Ef 4.8-11). As almas dos justos que até então se achavam no Hades, foram conduzidas por Ele ao paraíso celeste, onde hão de aguardar o toque da última trombeta, anunciando a ressurreição dos santos e o arrebatamento toda Igreja (1 Co 15.50-57).

Por: Ev. Jair Alves
Fonte:
- ARC – Almeida Revista Corrigida
- Claudionor Corrêa de Andrade ,Dicionário Escatologia Bíblica – CPAD
 
Top