Passos para sermos produtivos em nossas Atividades

A produtividade é a capacidade de fazer mais em menos tempo, e a atenção está diretamente ligada a essa função. Contudo, não faltam empecilhos para nos tirar a concentração nos momentos importantes. Seja a falta de motivação ou o fluxo constante de informações pelas redes sociais, ambos atrapalham e comprometem a produtividade. Separamos algumas dicas para nos ajudar na produtividade de nossas atividades.
PASSOS PARA A PRODUTIVIDADE
1. Verifique quais serão as atividades do seu dia e tenha um planejamento estratégico para gerenciaras informações, desligando-se do que interromperia sua tarefa.

2. Determine um tempo para fazer a atividade. Por exemplo, se for estudar, estabeleça um horário e, durante o período estabelecido, desconecte-se do smartphoneou e-mail.

3. Se você não está conseguindo realizar uma tarefa pois está perdendo o foco o tempo todo, verifique se não estão faltando ferramentas cognitivas que te tornem mais produtivo.

4. Evite deixar as coisas para depois. Nossa memória é operacional, é como uma caixinha de tarefas; então, se você deixa para resolver mais tarde, isso vai para a caixinha. O acúmulo de coisas por fazer prejudica sua concentração e compromete seu dia de trabalho. Se puder, é melhor fazer imediatamente suas tarefas.
5. Assim que você descobriu o que mais desvia sua atenção, elabore estratégias para que elas não atrapalhem mais. Por exemplo: coloque o celular no modo silencioso ou mesmo desligue-o por um momento. Se a conversa paralela da mesa ao lado é um problema, coloque um fone de ouvido ou até mesmo mude de lugar.

6. Evite pessoas, comportamentos e pensamentos negativos. Esse tipo de atitude nos condiciona a não encontrar soluções, apenas ficar lamentando sobre os problemas.

7. Estabeleça pequenas pausas para descansar seu corpo e sua mente durante a atividade. A recomendação é parar por 10 minutos a cada 50 minutos trabalhados.

8. Aproveite os momentos de descanso para realmente relaxar e desligar sua mente da atividade. Além disso, uma boa noite de sono é essencial não somente para recarregar as energias, mas também para preparar a mente para o dia seguinte.

9. Prepare-se adequadamente para a atividade. Organize todo o material ou equipamento que vai precisar para que não tenha que interromper o processo.

10. Valorize o seu tempo e o do outro. Prepare-se para as atividades com antecedência – se é você o responsável por elas, faça com que seja objetiva.

11. Pratique atividade física. Esse hábito melhora a disposição física e a oxigenação do sistema nervoso, trazendo retornos positivos ao humor e à cognição.

Conclusão
Esses passos listados a cima são relevantes para quem deseja ser produtivo naquilo que realiza. Por serem importantes, recomendamos que nossos Coordenadores, Professores e Alunos da Escola Dominical, sigam o tais passos.

Fonte: Segredos da mente – Super cérebro, ano 3, n° 8/2017 – Adaptação: Subsídios EBD
Compartilhar:

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !