Lição: 10 - O Líder diante da chegada da morte - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Lição: 10 - O Líder diante da chegada da morte

3° trimestre de 2015
Subsídios para Escola Bíblica Dominical
Revista de Adultos, CPAD - Lição: 10
Blog: Subsídios EBD.

A morte é a consequência do pecado (Rm 6.23). Deus não criou o homem e a mulher para a morte.

Definindo a morte


Esta é a separação entre a alma e o corpo. A base bíblica para este entendimento encontra-se em Gênesis 35.18 a respeito da morte de Raquel: "E aconteceu que, saindo-se-lhe a alma (porque morreu)''.

E Tiago, o irmão do Senhor, corrobora com este fato quando ensina: "Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obra é morta" (Tg 2.26). Podemos, então, afirmar: quando a alma deixa o corpo estabelece-se o evento no qual denominamos morte.
A pergunta de Jó, "morrendo o homem, porventura, tornará a viver?", é de interesse perene a todos os seres humanos.
Quem nunca se perguntou: "Há vida após a morte?"; "Há consciência após a morte?".
As Sagradas Escrituras têm respostas afirmativas para estas indagações:
a) "No Antigo Testamento".
O lugar denominado "sheol" aparece com frequência no Antigo Testamento.
Em Salmos 16.10; 49.14,15 o termo hebraico é traduzido por "inferno" e "sepultura".
Em ambos os textos o ensino da imortalidade da alma é o âmago da esperança de salvação humana após a experiência da morte.
As frequentes advertências contra a consulta aos mortos (comunicação com espíritos de mortos) indicam a imortalidade da alma numa esfera além vida (Dt 18.11; Is 8.19; 29.4).
Em seguida, os textos de Jó 19.23-27; SI 16.9-11; 17.15; Is 26.19 Dn 12.2 são taxativos em relação à doutrina da ressurreição denotando, inclusive, a alegria do crente em comunhão com Deus de se encontrar com Ele depois da morte.

Logo, podemos afirmar que o Antigo Testamento afirma perfeitamente que, após a morte, a alma continua a existir conscientemente.

b) "Em o Novo Testamento".
A base bíblica neotestamentária para a imortalidade da alma está na pessoa de Jesus Cristo.
Ele é quem trouxe à luz, a vida e a imortalidade. As evidências são abundantes. Passagens como Mt 10.28; Lc 23.43; Jo 11.25,26; 14.3; 2 Co 5.1 ensinam claramente que a alma dos crentes e do ímpios sobreviverão após a morte.
A redenção do corpo e a entrada na vida alegre de comunhão com Deus é o resultado da plena e bem-aventurada imortalidade da alma (1 Co 15; Ts4.16; Fp 3.21).

Para os crentes, a vida não é uma mera existência do acaso, mas uma encantadora comunhão com Deus implantada em nós, por intermédio de Cristo Jesus, enquanto de nossa peregrinação terrena.
Print Friendly and PDF

Post Bottom Ad