As crianças e o mundo virtual

A revolução tecnológica dos últimos anos tem atraído muitas crianças para o mundo virtual. As crianças estão cada vez mais cedo fazendo uso de tais artifícios, seja para se comunicar, se divertirem ou para servir de suporte para os estudos.
É fato preocupante hoje a influencia da internet no desenvolvimento infanto-juvenil. Destacamos o aperfeiçoamento em jogos eletrônicos, sala de bate-papo e a multiplicação e recursos da internet como um todo.




E comum hoje as crianças fazerem amizades virtualmente, na maioria das vezes sem conhecer as pessoas fisicamente. Os encontros com amigos deixam de ser em casa e passam a ser realizados virtualmente em salas de bate- papos, MSN ou sites de relacionamento.

Eis aí uma das maiores preocupações dos educadores. Essas crianças têm o discernimento de identificar os benefícios e malefícios desse mundo virtual? Na maioria das vezes, não. É preciso orientação.

Um dos objetivos da introdução dos computadores na vida das crianças é para que essa tecnologia estimule suas mentes e potencialize seu desenvolvimento intelectual paralelamente ao seu desenvolvimento psicossocial, uma vez que sua coordenação motora está se estabelecendo concomitantemente a seus gostos e relações sociais.

A Internet pode representar tanto um bem como também um mal, por isso há a necessidade da dosagem do uso da Internet por pais ou responsáveis.
É preocupação de muitos pais e educadores a relação negativa que se pode estabelecer entre as crianças, adolescentes e a Internet. Por um lado, compreendem-se as suas vantagens em questões de informação, diversão e aprendizagem, mas, por outro, existem perigos, e os pais devem estar atentos a eles.
O ensino das Sagradas Escrituras como ministrado na Escola Dominical, apresentado também pelos pais e/ou responsáveis deve sempre atentar para isso com oração perseverante.
A Bíblia - a Palavra de Deus - desde o remoto passado adverte: "Não havendo sábia direção, o povo cai; mas na multidão de conselheiros há segurança", Pv. 11.14.
Por: Rubeneide Oliveira Lima Fernandes
Fonte: Ensinador Cristão, n°56, Divulgação Subsídios ebd


Print Friendly and PDF
Compartilhar:

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !