O Que É Pedagogia ?

Pedagogia é uma ciência ou disciplina do ensino que começou a se desenvolver no século XIX. Popularmente a Pedagogia é vista como o modo de ensinar. Tem pedagogia quem ensina bem. Uma pessoa estuda ou se serve da pedagogia para ensinar melhor a matéria, a utilizar técnicas de ensino; desse modo, o pedagógico seria o metodológico.

1) Definições De Pedagogia :

Há muitas definições para o termo Pedagogia. Vejamos algumas delas:

A Pedagogia é a ciência ou disciplina cujo objetivo é a reflexão, ordenação, a sistematização e a critica do processo educativo. (Wikipédia)

A Pedagogia é a função ou trabalho do professor; ensino; a arte ou ciência de ensinar; métodos de instrução, (wiktionary)

A Pedagogia é a condução do saber; preocupa-se com o ato de ensinar e de aprender, (cefetpa)
A Pedagogia é a teoria que investiga a teoria e a prática da educação nos seus vínculos com a prática social global. (Libâneo, 1994)
Pedagogo - Especialista em pedagogia; Aquele que ensina crianças (wiktionary)

O termo "pedagogia" é visto, de forma estrita, como norma em relação à educação. Toda e qualquer corrente pedagógica é norteada pela seguinte questão: "Que é que devemos fazer, e que instrumentos didáticos devemos usar, para a nossa educação?"

2) O objetivo Da Pedagogia
A pedagogia tem como objetivo principal a melhoria no processo de aprendizagem dos indivíduos, através da reflexão, sistematização e produção de conhecimentos. Como ciência social, a pedagogia esta conectada com os aspectos da sociedade e também com as normas educacionais do país.

3) Temas A bordados Pela Pedagogia
A pedagogia estuda diversos temas relacionados à educação, tanto no aspecto teórico quanto no prático.
1- Aprendizado de conhecimentos
2- Métodos e sistemas pedagógicos
3- Dificuldades de aprendizado
4- Didáticas e práticas pedagógicas
5- Conteúdos educacionais
6- O aluno no processo educativo
7- O papel do professor no processo educacional

4) O Pedagogo
O pedagogo é o profissional formado para atuar na área pedagógica. Porém, todos aqueles que atuam no processo educativo (professores, pais, monitores, orientadores, psicólogos etc.) também devem conhecer os princípios básicos de pedagogia.

5) Pedagogia e educação
O termo "educação", visto como "ato educativo", é prática social que identificamos como uma situação temporal e espacial determinada na qual ocorre a relação ensino - aprendizagem, formal ou informal.

6) Pedagogia E Didática
Pedagogia e didática estão intimamente relacionadas, entretanto, são coisas distintas. A didática depende da pedagogia e é considerada como parte desta, que se ocupa dos métodos e técnicas de ensino.

O termo "didática" está relacionado a um saber especial:
Muitos dizem que é um saber técnico, porque vem de uma área onde se acumulam os saberes que nos dizem como devemos usar da chamada "razão instrumental" para melhor contribuirmos com a relação ensino-aprendizagem. A razão técnica ou instrumental é aquela que faz a melhor adequação entre os meios e os fins escolhidos. A didática é uma expressão pedagógica da razão instrumental. Sua utilidade é imensa, pois sem ela nossos meios escolhidos poderiam, simplesmente, não serem os melhores disponíveis para o que se ensina e se aprende e, então, estaríamos fazendo da educação não a melhor educação possível.

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Curso de Secretariado para Igrejas Clique Aqui
4) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui
Matricule-se já ! 

A didática é a parte da pedagogia que se ocupa dos métodos e técnicas de ensino destinados a colocar em prática as diretrizes da teoria pedagógica.
A didática estuda os processos de ensino e aprendizagem. O educador Jan Amos Komensky, mais conhecido por Comenius, é reconhecido como o pai da didática moderna, e um dos maiores educadores do século XVII. (Enciclopédia Wikipédia)

A Enciclopédia Wikipédia apresenta os seguintes elementos da ação didática:
1- O professor
2- O aluno
3- A disciplina (matéria ou conteúdo)
4- O contexto da aprendizagem
5- As estratégias metodológicas

Fonte: CETADEB – Médio em teologia: Divulgação: Blog Subsídios ebd – Compartilhando Lições Dominicais.

Seja Nosso Parceiro (a)
Ajude-nos a continuarmos a postarmos de GRAÇA lições e subsídios da Escola Dominical para o Povo de Deus. Clique AQUI e saiba como.
Subsídios EBD– o blog do professor e do aluno EBD



Compartilhar:

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !