A filosofia na Educação

Não é difícil definir a Filosofia da Educação Cristã. Afinal, sobre esta refletimos todos os dias, mesmo quando não frequentamos a ED ou deixamos de assomar o púlpito. Faz-se ela presente em cada uma de nossas devoções, na leitura da Bíblia e no serviço cristão. Vejamos, em primeiro lugar, o que é a Filosofia.

1. O que é a Filosofia.
Etimologicamente, a palavra Filosofia, oriunda do grego, significa amor pela sabedoria. Logo, o filósofo, como bem o acentuou Pitágoras, não é propriamente um sábio, mas um amigo do saber.



A Filosofia, pois, é a ciência que tem por objetivo levar o ser humano à reflexão. E isso ocorre todas as vezes que, perplexos diante dos fatos da vida, pomo-nos a desbanalizar o banal, como enfatiza o filósofo brasileiro Paulo Ghiraldelli Jr. E, agora, já conscientes de nossa missão no Universo que Deus nos criou, começamos a problematizar e a meditar sobre os poderosos atos do Criador.
O teólogo e filósofo norte-americano R. C. Sproul assim discorre acerca da necessidade da Filosofia: "A Filosofia nasceu da antiga busca da realidade última, a realidade que transcende o que é próximo e comum e define e explica os elementos da experiência diária".

2. O que é a Filosofia da Educação Cristã.
Tendo em vista o significado e o propósito da Filosofia, é-nos possível definir a Filosofia da Educação Cristã como o resultado de uma reflexão sistemática e metódica sobre o ensino e o aprendizado do ser humano que, tendo como base as Sagradas Escrituras, orienta a ação da Igreja quanto à educação de seus membros e da sociedade na qual está inserida, a fim de que o homem de Deus seja perfeito em todos os seus caminhos.

3. Filosofia ou Teologia da Educação Cristã?
Secularmente, a orientação ideológica de um sistema educacional é conhecida como Filosofia da Educação. No âmbito evangélico, porém, costumamos usar uma outra nomenclatura: Teologia da Educação. Para efeitos didáticos e a fim de sermos entendidos pela comunidade pedagógica, usaremos uma designação que, embora já conhecida, ainda não foi totalmente assimilada no ambiente pedagógico evangélico.


Por Ensinador Cristão n° 64 / Divulgação: E-book Subsídios EBD
Compartilhar:

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !