Bases para a Volta de Jesus em duas fases - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Bases para a Volta de Jesus em duas fases

“As diferenças e os contrastes das duas fases da vinda de Jesus são tantos nas Escrituras, que se houvesse uma só fase, tudo seria uma grande contradição” (Pr. Antônio Gilberto).

A PRIMEIRA FASE: Termo grego para arrebatamento
A versão latina da Bíblia (Vulgata), feita por Jerônimo no quinto século, traduziu o grego harpazo (arrancar subitamente) pela palavra raptus (raptar), da qual deriva “Arrebatamento”. Foi o que Cristo nos prometeu em João 14: levar-nos para as muitas moradas da casa do Pai.

Para se refere a esta fase temos o seguinte termo.
“Harpazo” (Pronúncia: har-pad'-zo). Harpazo é um verbo grego significa tomar para si. Arrancar para cima. Agarra com força.
“Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor (1Ts 4.17)”.
ATENÇÃO!
- Veja nosso vídeo sobre O ARREBATAMENTO DA IGREJA AQUI
- Veja nosso vídeo sobre A GRANDE TRIBULAÇÃO AQUI.
                                            
A SEGUNDA FASE: Após a primeira fase
Após o rapto (arrebatamento) haverá um período de tempo que durará provavelmente sete anos.
Após a primeira fase (o arrebatamento da Igreja) ocorrerá a grande tribulação.

Durante este período o Anticristo reinará sobre a terra e a Grande Tributação se desencadeará sobre Israel e as nações.
O anticristo será um homem personificando o Diabo, porém, apresentando-se como se fosse Deus (Dn 11.36; 2Ts 2.3,4). Este mesmo Anticristo é identificado em Apocalipse 13.1 e 2 como a Besta que sobe do Mar. Já o falso profeta será a Besta que sobe da terra (Ap 13.11).

Depois disso dar-se-á a "Revelação" de Cristo (a segunda fase da segunda vinde), em forma visível, sobre as nuvens do céu, quando Ele descerá a terra no Monte das Oliveiras, de onde ascendeu. At 1.11,12; Mt 24.30; Zc 14.4,5; Cl 3.4; I Ts 3.13; Jd 14; Mt 24.27-30.

Os dois termos bíblicos para a segunda fase da segunda volta de Cristo.
Parousia e Epiphanéia”
Parousia. Literalmente quer dizer “presença”, “chegada retorno”, “visita”. Refere-se à vinda corporal e visível de Cristo.
1Ts 2.19; 2 Ts 2.1; Tg 5.7,8; 2 Pe 3.4.                     
OBSERVAÇÃO. A palavra parousia é usada para se referir à segunda vinda de Cristo como um todo, e de eventos individuais, por exemplo, o arrebatamento (1Ts 4.15). Somente o contexto pode determinar qual é o tema em referência.
Epiphanéia. Significa “uma manifestação”, “vir à luz”, “resplandecer” ou “brilhar”.
É a volta pessoal de Cristo à Terra que acontecerá com uma manifestação visível e gloriosa (2 Ts 2.8; 1 Tm 6.14; 2 Tm 4.6-8).
Epiphanéia é um termo que especifica a volta de Cristo à Terra de modo mais direto, porque diz respeito à Sua manifestação pessoal ao mundo.
 “As diferenças e os contrastes das duas fases da vinda de Jesus são tantos nas Escrituras, que se houvesse uma só fase, tudo seria uma grande contradição” (Pr. Antônio Gilberto).

Agora observe que tanto na primeira fase (no arrebatamento 1Ts 4.16) quanto na segunda fase da volta de Jesus (vinda em glória de) haverão toques de trombetas (Mt 24.31).

Fica implícito que a ordem para o anjo tocar a trombeta para Jesus vir, em sua primeira fase, parte do Próprio Deus (1Ts 4.16).
Então o professor Apolônio prossegue apresentando as evidências que confirmam que Jesus arrebatará para Si a Igreja antes da sua revelação em glória às nações.

1) João 14.3 x Colossenses 3.4.
“E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também (Jo 14.3)”.
“Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória (Cl 3.4)”.
Na primeira passagem (Jo 14.3) Jesus promete vir na terra buscar o seu povo que está aqui na terra. Então, aqui, Jesus vem PARA os seus.

No segundo texto (Cl 3.4) a Palavra nos declara que quando Jesus vier, nós viremos com Ele.
Então, aqui Ele vem COM os seus. Ora, para Jesus vir COM os seus, Ele primeiro virá PARA os seus, para levá-los para Si.

2) 1 Coríntios 15.52 x Mateus 24.30
“Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados (1Co 15.52)”.

“Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória (Mt 24.30)”.
O pastor Apolônio observa que na primeira passagem (1Co15. 52), Jesus vem num momento, e levará os seus para o céu.

Já na segunda passagem bíblica (Mt 24.30), Jesus ao voltar, será visto por todos os povos da terra. Essa fase de sua vinda será precedida do “sinal do Filho do homem”. Então, essa segunda fase será algo lento: bem diferente da primeira fase (Lições Bíblicas, maturidade cristã, 3° trimestre, 18 de agosto de 1985, CPAD).

As observações indicam duas fases distintas ou tudo não passam de uma grande contradição bíblica.
E-BOOKS DE GRAÇA:

Os acontecimentos da segunda fase

1) Nesta fase Jesus vem e toca na terra (Zacarias 14.4).

“E naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade dele para o sul (Zc 14.4)”.

2)  Nesta fase Jesus não vem de maneira invisível, ele será visto por todos em cumprimento a profecia. Todo olho o verá! (Ap 1.7).
“Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém (Ap 1.7)”.

3) Nesta fase existem sinais que indica a ocasião desta vinda.
Quais são esses sinais? São sinais cósmicos (Mt 24.29,30).

“E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória (Mt 24.29,30)”.

4) Nesta fase o Senhor vem com os seus santos (1 Ts 3.13).
“Para confirmar os vossos corações, para que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo com todos os seus santos (1Ts 3.13)”.

5) Nesta fase  Ele envia os Seus anjos para reunir os eleitos de Israel (Mt 24.30,31).





Post Bottom Ad