Lição 6- O Tribunal de Cristo e os Galardões

Obs. Este artigo é um subsídio para a lição 6 da revista de adultos, 1°trim. De 2016
O padrão básico de Deus para a avaliação dos crentes é bem conhecido. Cada um receberá recompensa ou perda em maior ou menor grau no Tribunal de Cristo. O resultado para cada crente será graus de dois julgamentos básicos: recompensa ou perda de recompensa.
A salvação não é adquirida ou afetada por boas obras, mas nossa recompensa e posição no céu é. Obviamente, todos os cristãos não teriam a mesma posição no céu.
Quando os crentes estiverem diante do Tribunal de Cristo em sua vinda, eles serão julgados de acordo com suas obras; de acordo com a frutificação de suas vidas. Este juízo não será de forma alguma sobre se eles são salvos ou perdidos.
I. DEFINIDO O TRIBUNAL DE CRISTO (2 Co 5.10; Rm 14 .10 -12)
“Tribunal” na expressão “o Tribunal de Cristo” é a palavra grega bema, ou bematos, que se refere a uma plataforma elevada de arbitragem e recompensa. Com o a plataforma de um concurso de beleza, é um local onde a vida e as obras do crente são examinadas. Este termo é usado dez vezes no Novo Testamento.
1. Um Lugar de Inspeção e Recompensa.
O bema nunca era um banco judicial; ao invés disso, era um local de avaliação, arbitragem e, mais frequentemente, recompensa.
Certamente o Tribunal de Cristo não é um lugar de condenação, pois Romanos 8.1 afirma: “Portanto, agora, nenhum a condenação há para os que estão em Cristo Jesus”. O Tribunal de Cristo é, mais precisamente, um momento de inspeção e oportunidade para premiação.
O pior cenário que Paulo pode imaginar é:
Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia, como pelo do fogo (1 Co 3 .1 5 )”.
A palavra “ se queimar” é futuro passivo: “ queimar-se completamente”. Eruditos explicam que a frase “com o pelo fogo” significa “com o alguém que passa através das labaredas em segurança, mas com o cheiro de fogo sobre ele”.
Atenção!
A continuação deste Subsídio você encontra em nossa Revista E-book: Subsídios EBD. Clique aqui e peça a sua.


Compartilhar:

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !