Elementos Básicos da Comunicação - Subsídios Dominical

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A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

Elementos Básicos da Comunicação

CONCEITUAÇÃO:
                Do latim communicatio, de communis = comum.
               Ação de tornar algo comum a muitos.
               É o estabelecimento de uma corrente de pensamento ou mensagem, dirigida de um indivíduo a outro, com o fim de informar, persuadir ou divertir.
HISTÓRICO:
Desde os tempos mais remotos, o homem procurou comunicar-se com seus semelhantes; e o fez não só na época em que viveu, mas também deixando informações a seus posteriores.
Desenhou em paredes, nas cavernas: idealizou a escrita, comunicou-se tanto com sua época, como com o futuro; sempre com uma finalidade, a de legar conhecimentos.
A evolução se fez sentir na maneira de comunicar-se, inventou e pôs em uso aparelhos sonoros e visuais; e, nessa ânsia de se entender com seus pares, produziu uma população sonora-visual. Mensagens em profusão, para vender produtos, ou para recomendar que se faça ou deixe de fazer alguma coisa. Mas, a inteligência humana aprendeu a selecioná-las: somente as mais perfeitas são recebidas, como foram transmitidas, sem distorções.
MECANISMO:
As telecomunicações emprestaram termos de seu próprio uso. E, assim, a comunicação apresenta como elementos básicos:
a) EMISSOR - o que transmite a mensagem.
b) RECEPTOR - o que recebe a mensagem.
c) CANAL - o meio de comunicação.
d) MENSAGEM - o fato que se relata. TIPOS:
A proliferação de tipos de mensagens é imensa, mas pode-se agrupá-las em:
Primeira - COMUNICAÇÃO VERBAL - Aquela em que a palavra é o meio usado para canalizar a mensagem.
Segunda - COMUNICAÇÃO ESCRITA - Aquela em que a mensagem é: transmitida por caracteres gráficos ou desenhados.
Terceira - COMUNICAÇÃO POR GESTOS - Aquela que abrange a mímica, olhares, posturas, onde se transmite uma mensagem visual através do corpo humano.
As comunicações podem ser: CONSCIENTES E INCONSCIENTES
COMUNICAÇÕES CONSCIENTES: São aquelas em que os gestos acompanham aquilo que se diz. Ex: Dizer que estamos alegres, permanecendo sorridentes.
COMUNICAÇÕES INCONSCIENTES: São aquelas em que se fala alguma coisa, mas a postura não condiz com o que se transmite. Ex: Citar que estamos descansados, mas apresentarmo-nos curvados.
Requisitos da Mensagem
Uma mensagem para ser bem transmitida e bem recebida precisa apresentar os seguintes requisitos:
1ª) estar ajustada ao destinatário;
2ª) possuir conteúdo significativo (palavras sem nexo não constituem mensagem);
3ª) Apresentar sentido claro (muitas vezes as mesmas palavras oferecem sentido diverso para pessoas diferentes);
4ª) estar completa;
5ª) ser objetiva (inserida na realidade);
6ª) ser oportuna.
Barreiras nas Comunicações

Não só os ruídos produzem barreiras nas comunicações, mas obstáculos muito mais sutis. Essas barreiras são tanto mais fortes quanto mais escondidas. Pode-se apresentar uma lista interminável daquilo que obstaculiza o entendimento nas comunicações; porém, citaremos algumas barreiras principais:

1ª) OPINIÕES E ATITUDES DO RECEPTOR - Só entende a mensagem que queira entender, talvez por lhe interessar ou não.
2ª) EGOCENTRISMO - Fato que impede de enxergar ou entender o ponto de vista do emissor, pois, pelo instinto de superioridade, há uma tendência em rebater aquilo que se diz.

3ª) PERCEPÇÃO - Certas palavras apresentam uma conotação que predispõe o receptor a ouvir ou ver com atenção a mensagem, ou, ainda, a desinteressar-se por ela. (Exemplos de palavras como: rico, pobre, militar, operário, branco, preto, salvação, perdição, pecado, céu, inferno, judeu, etc.) Todas elas dizem respeito a raças, profissões, condições financeiras, sentimentos religiosos, etc, e que levam o receptor a uma predisposição pelo que possa pretender que se transmita e receba.

4ª) COMPETIÇÃO - Ao ser transmitida a mensagem, há uma concorrência, corta-se a palavra, e cada um dos receptores tem o desejo de que se entenda o que pretende dizer. Ninguém entende nada.

5ª) FRUSTRAÇÃO - Fato que leva a pessoa a não entender o que se transmite, por levá-la a raízes diversas. Certas particularidades pessoais, como lembranças passadas, e em sentido comparativo, são motivadoras de frustrações.

6ª) TRANSFERENCIA - Inconscientemente, os sentimentos que se têm com pessoa parecida com o interlecutor podem ditar uma predisposição, favorável ou não.

7ª) PROJEÇÃO - Emprestamos a outrem intenção que nunca teve, mas que teríamos em seu lugar.

8ª) INIBIÇÃO - Fator prejudicial em todos os sentidos, em que nos desvalorizamos.

Além dessas barreiras de caráter pessoal, é de se mencionar a existência de outras barreiras coletivas.
A distância social entre chefes e subordinados, no mais baixo escalão hierárquico, induz à existência de intermediários, como elos de ligação. Quanto maiores forem os intermediários, em número maior serão as distorções nas comunicações.

E óbvio que aqueles que ocupam uma posição mais próxima do emissor recebem a mensagem mais perfeita; e na seqüência de transmissões ocorrem distorções, produzindo com o distanciamento social uma baixa na produtividade.
As comunicações são por demais usadas em reuniões, no sentido de entrosamento, troca de idéias, fixação de objetivos.

Karl E. Ettinger ensina que:
"A falta de informações contribui para o sentimento de confiança".

"A vida moderna nos obriga a falar com toda espécie de gente. Sejamos simples e objetivos em nossas conversações, formulando frases com palavras vivas, facilmente compreensíveis a todas as classes sociais".

"Feedback"
Traduzido do inglês como realimentação, consiste em verificar o próprio desempenho e corrigi-lo, caso seja necessário.
Todo bom professor deve estar sempre atento ao comportamento de seus alunos, bem como às suas reações, principalmente se notar que eles demonstram não estarem entendendo o ensinamento. Nesse caso, o professor poderá formular perguntas semelhantes a estas:
- Vocês estão me entendendo?
- Estão acompanhando o raciocínio?
- Está claro?
As respostas dos alunos, a essas indagações caracterizam o uso do "FEEDBACK".
Não é somente através de palavras que as pessoas que se comunicam realimentam-se, mas também através da expressão física de seus ouvintes. Ex: Bocejos, olhares dispersos, olhos fechados, semblante franzido de atenção, etc.
 

Autor: Wagner Gaby / Divulgação: sub-ebd.blogspot.com

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