Lição 2 Há algo errado com a família? - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

Lição 2 Há algo errado com a família?

Obs. Lições Bíblicas de Adolescentes – 2°tri. De 2016 – CPAD
Texto Bíblico: Romanos 1.18-31
Destaque:
“ E como não querem saber do verdadeiro conhecimento a respeito de Deus, ele entregou os seres humanos aos seus maus pensamentos, de modo que eles fazem o que não dl vem" (Rm 1.28).


TROCANDO IDEIAS
Tanta coisa acontecendo, quantas mudanças ocorrendo cada vez mais rápido! Se pararmos para pensar, muita coisa mudou e com isso o mundo não é mais o mesmo. Você acha que a família pode se modificar e ser influenciada por essas mudanças em nosso mundo? Será que, com tudo isso, o que está escrito na Bíblia ainda serve para os dias atuais?


ESTUDANDO A BÍBLIA
Quando crianças, e até mesmo na adolescência, ouvimos por diversas vezes a pergunta: "O que você quer ser quando crescer?"

Mas já parou para pensar como será a sua família quando você ser tornar adulto?
Como cristãos, somos confrontados todos os dias, pois o modelo de família que a Bíblia nos ensina a viver é visto como "quadrado" e fora de moda. Será que há algo de errado com a família que Deus criou?

O que está acontecendo com a família?
Na sociedade em que vivemos, as famílias estão cada vez mais fragmentadas e não é difícil identificarmos famílias em que não há mais o respeito e o amor mútuo.
Até mesmo dentro da igreja vemos casos tristes, onde o respeito e o amor não florescem, dando lugar apenas à divisão e à contenda. Mas esse é um problema que não foi criado por Deus, mas por nós mesmos.
A família funciona bem quando os seus membros cooperam entre si e empregam o amor de Deus de maneira abundante; contudo, quando isso não acontece os eventos ruins ganham espaço na família.

Enquanto em seu coração Deus criou a família, Ele pensava no modelo formado por homem, mulher e, em seguida, seus filhos. Você saberia o motivo?

Ao criar o mundo, Deus tornou visível a sua inteligência, criando assim as coisas numa ordem carreta que, de acordo com Gênesis 1, tudo quanto fosse criado utilizaria-se das bases que haviam sido formadas anteriormente.

Veja por exemplo se podemos plantar uma árvore no meio do mar?! Assim, antes de criar a vegetação era necessário o surgimento da terra.
A família, onde o primeiro casal estava em comunhão e em harmonia, era a base sólida para a construção do edifício familiar. Quando essa base se desajusta é muito difícil que o edifício da família seja mantido.

Hoje em dia, vemos formações familiares fugindo do padrão divino e a consequência disso é a falência da "nova fórmula" familiar criada por nós, mas sem a sintonia com o modelo criado por de Deus. Cada vez que a estrutura familiar enfraquece, a igreja também se torna fraca. Isso facilita cada vez mais o desequilíbrio e a proliferação do pecado na igreja.

LEIA MATEUS 15.18-20 E ESCREVA AS COISAS QUE TORNAM O HOMEM IMPURO.

Mas por que isso está acontecendo? Não tem nada a ver, não pode ser tão ruim assim!
Será? Frequentemente o que desejamos para nós não está de acordo com a vontade de Deus e desobedecê-lo, pensam alguns, não parece ser uma ideia tão ruim. Afinal de contas, o que queremos não faz mal a ninguém, pois qual é o problema de buscarmos a nossa felicidade?

Conquanto, em Mateus 15 vemos que do coração saem coisas que tornam o homem impuro e, que por isso, ainda que pareçam boas aos nossos olhos, são repreensíveis diante do Senhor.

A Palavra de Deus diz que enganoso é o coração humano (Jr 17.9) e que os seus desejos podem nos levar ao erro, fazendo com que a nossa mente se esvazie do conhecimento de Deus e que nos tornemos tolos, isto é, pessoas cada vez mais distantes do propósito divino (Rm 1.28).

Tudo o que Deus fez é bom e nada deve ser rejeitado (lTm 4.4). Por isso, qualquer atitude contrária aos planos de Deus rejeita a sua vontade. Isso é pecado! É pecado porque nos faz caminhar de maneira contrária à vontade divina. O Senhor não se agrada com atitudes assim, porque além de rebeldes, elas fazem com que neguemos a verdade a respeito dEle e outras pessoas deixam de conhecê-lo pelo nosso mau exemplo.

Mas, temos saída?
Deus não muda (Ml 3.6) e, assim também, os seus planos e vontade. Não importa que a sociedade tenha encontrado novos padrões ou até mesmo que se encontre em um modelo que não seja o que Deus desejou. O que importa é buscar nEle a direção divina para abençoarmos a nossa família, fazendo a sua vontade e sendo luz em meio às trevas para essa geração perdida. Lembre-se de que a nossa família, uma vez unida e saudável, colabora para que a nossa igreja seja também uma instituição una e sadia, e de modo suficiente para cumprir a vontade de Deus. Assim, como que para toda ação há uma reação, para cada decisão tomada por nós há uma resposta de Deus. Para decisões tomadas conforme a sua vontade há bênçãos e aprovação; mas para decisões contrárias a vontade divina há repreensão e consequência. A Palavra de Deus nos adverte que o salário do pecado é a morte (Rm 6.23) e não há outra opção. Deus tem revelado o seu amor e poder desde a criação do mundo, e por isso não há desculpas (Rm 1.20). A cada escolha que faz a nossa família ser unida ou dividida, prestaremos contas diante de Deus.

Conclusão
De tudo o que vimos hoje, qual lição podemos aplicar em nossa vida?
Deus, o criador de todas as coisas, desejou em seu coração um modelo familiar perene. Ainda que digam ser esse modelo ultrapassado, desvalorizado, não hesite em se manter firme no propósito de atender a vontade de Deus. Ele conta com homens e mulheres, como eu e você, que, optando por fazer a diferença nesta geração, juntamente com as nossas famílias, vivam a mensagem de salvação, paz e bem, cumprindo o papel evangélico de mostrar ao mundo que a família conforme o modelo divino é uma bênção para a humanidade.

Qual é a consequência para as pessoas que vivem segundo os seus maus pensamentos?
(        ) Perdão
(        ) Morte
(        ) Amor

Recapitulando

Na sociedade em que vivemos, as famílias estão cada vez mais fragmentadas e não é difícil identificarmos famílias em que não há mais o respeito e o amor mútuo. Até mesmo dentro da igreja vemos casos tristes, onde o respeito e o amor não florescem, dando lugar apenas à divisão e à contenda.

Hoje em dia, vemos formações familiares fugindo do padrão divino e a consequência disso é a falência da "nova fórmula" familiar criada por nós, mas sem a sintonia com o modelo criado por Deus.

Cada vez que a estrutura familiar enfraquece, a igreja também se torna fraca. Isso facilita cada vez mais o desequilíbrio e a proliferação do pecado na igreja.

Lembre-se de que a nossa família, uma vez unida e saudável, colabora para que a nossa igreja seja também uma instituição una e sadia, e de modo suficiente para cumprir a vontade de Deus.

Refletindo
1. Como é modelo de família criado por Deus?
2. O que faz com que muitas famílias nos dias de hoje não vivam os planos de Deus?
3. Como é a família que você deseja formar? De acordo com o modele

LEIA TAMBÉM:


Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad