A atividade do cérebro mediante a fé

O cérebro humano é uma máquina fantástica, estupenda. Bem compacta, pesa aproximadamente 1,4kg.
As engrenagens internas tem uma complexidade que a ciência ainda está engatinhando nas primeiras descobertas. Possui aproximadamente 12 trilhões de neurônios (células cerebrais), e está dividido em três compartimentos interligados HIPOTÁLMO, O SISTEMA LÍMBICO E O CÓRTEX.
HIPOTÁLMO, é um pequeno órgão, fica localizado na base do crânio, que controla as funções de sobrevivência.
Nele está o centro da fome, da sede, da saciedade e do desejo sexual.
No SISTEMA LÍMBICO estão as funções relacionadas às emoções; medo, raiva, amor e outros.
O CÓRTEX, responsável por três funções:
- O CONTROLE DO MOVIMENTO DO CORPO,
- A PERCEPÇÃO DOS SENTIDOS (visão, audição, tato, olfato e degustação), e
- O PENSAMENTO.
Os hemisférios direito e esquerdo estão, exatamente, no córtex. É extremamente maravilhoso como estas três divisões do cérebro trabalham simultaneamente e numa sincronia de espantar.
Através de equipamentos sofisticados, é possível observar algumas atividades nos lobos paretal, frontal, temporal e outras regiões do cérebro.
Como por exemplo, com a tomografia computadorizada, se percebe determinadas zonas do cérebro em movimento.
Nos centros de excelência sobre neurociências de Oxford (Inglaterra) e Harvard (EUA), chegaram a registrar a fisiologia eletroquímica que se dá nas sinápses (descarga e transmissão de informações entre os neurônios). Isto tudo, ainda, é muito rudimentar diante da complexa mente humana.
Porém, mesmo perante a impotência do saber humano em decifrar as dimensões do cérebro e da mente, há ousadia de sobra para afirmações de ateístas desvairados.
Matéria publicada no jornal carioca O Globo, no mês de junho de 2001, exibia a seguinte manchete “ Cientistas buscam no cérebro origem da fé".
Cujo conteúdo sugeria que a espiritualidade e os fenômenos religiosos são apenas produtos da atividade cerebral. Segundo o mesmo artigo do jornal citado, o professor de neuro-ciência da Universidade da Pensilvânia AndrewNewberg, afirmou:
"O cérebro é predisposto a ter experiências espirituais e é por isso que tanta gente acredita em Deus".
Fizeram experiências com algumas pessoas em estado de intensa oração e observaram que certas áreas do cérebro são alteradas. Aí concluíram que aquela parte do cérebro é que cria a f é e gera por si mesma experiências espirituais. Puro equívoco. O resultado da pesquisa destes cientistas, não passa de um sofisma barato.

Sabemos que há a verdadeira ciência, a que passa pelo crivo dos critérios e categorias reconhecidamente científicos. Mas há, também, as falsas conclusões científicas, que não passam de meras suposições.

Neste episódio, observamos que confundem efeito com causa, que não distinguem resultados de um fenômeno, com a origem do fenômeno.

Até as crianças sabem que fumaça não é fogo; fumaça é o efeito da combustão produzida pelo fogo. É evidente que quando alguém vivência a fé, experimenta a paz. Como resultado da salvação, tem uma vida de oração, a alegria como fruto do espírito, o cérebro das pessoas de fé, apresenta atividades diferentes daqueles que não tem crença nenhuma.


O cérebro não produz, por si só, fé e crença em Deus, apenas está aparelhado para manifestar as impressões da fé dada por Deus. A Palavra do Senhor constata que a fé tem origem no próprio Deus: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus (Ef 2.8).
Jornal Mensageiro da Paz - 2001


Blog: Subsídios ebd
A ferramenta de Pesquisas e Estudos dos Professores e Alunos da Palavra de Deus" (sub-ebd.blogspot.com.br). 
ATENÇÃO! Muitos dos nossos artigos aqui postados podem ser reproduzidos, desde que a fonte seja citada com link para o site (sub-ebd.blogspot.com.br).

Compartilhar:

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !