A cidade de Filipos na Bíblia - Subsídios Dominical

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A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

A cidade de Filipos na Bíblia

Filipos é  o  nome  da  cidade  da  Macedônia  em  homenagem  a  Filipe,  pai  de  Alexandre,  o  Grande.  Lucas descreveu Filipos como a primeira cidade da Macedônia, e sua localização  estratégica torno a  um  posto  de  fronteira  militar  de  Roma,  vindo  a  ser  uma  das  principais  rotas  entre  a  Europa  e  a  Ásia. 
De pequena cidade antiga por nome Krenidês, significando lugar  de  fontes, foi  transformada  em  um  ponto  estratégico  para  o  Império  de Roma  (At  20.6)  quando  Filipe  tomou  posse  da  região  e  dominou  a  cidade.  

Filipos, portanto, tornou-se uma  distinta  colônia  romana,  e  as  colônias  romanas  eram  administradas  por  magistrados,  identificados como pretores (At 16.22,35,36,38).
A Macedônia
A Macedônia era um  território  do  antigo  reino  da  península  balcânica  (Balcãs),  que  tinha  limites  com  a  Tessália  ao  sul  e  ao  este  e  nordeste  com  a  Trácia.
A  Macedônia  fazia  parte  dos  domínios  gregos  pelas  conquistas  militares  de  Filipe  II,  todavia,  depois  que  este  foi  assassinado,  seu  filho  Alexandre  III  —  identificado  como  Alexandre,  o  Grande  —  herdou  o  domínio  grego-macedônico.
A partir  desse  domínio,  Alexandre,  o  Grande,  partiu  para  a  conquista  da  parte  ocidental  da  Ásia  e  do  Egito.  Porém,  com  a  divisão  do  império  e  a  sua  morte  em  323  a.C.,  a  Macedônia  tornou-se  outra  vez  um  reino  separado.  Nos  anos  221-179  a.C.,  os  romanos  fizeram  guerra  a  Filipe  e  o  venceram,  mas  os  descendentes  de  Filipe  reagi-ram,  porém  não  conseguiram  se  impor  sobre  os  romanos.
A Macedônia  tornou-se  uma  base  de  expansão  do  Império  Romano.  Nos  novos  tempos  depois  de  Cristo,  o  cristianismo  chegou  à  Macedônia  nas  cidades  de  Tessalônica,  Bereia,  Filipos  e  outras  (ou  colônias).  Portanto,  Paulo  e  seus  companheiros  chegaram  a  Filipos  aproxima damente entre os anos 50 e 51 d.C.
Segundo  o  registro  resultante  das  escavações  arqueológicas  no  local  da  cidade  de  Filipos,  os  arqueólogos  descobriram  que  Filipos  era  uma  cidade  idólatra  com  vários  deuses  gregos  e  romanos,  além  de  várias  divindades  orientais,  como  Baal  e  Astarote  e  outros.
Por não  haver  muitos  judeus  na  cidade,  não  havia  sinagoga  judaica.  Com as  guerras  constantes,  a  cidade  foi  sendo  invadida  e  destruída.
Perdurando o  que  restou  da  cidade  de  Filipos  até  a  Idade  Média,  e  então  os  turcos  a  destruíram  totalmente,  restando  apenas  ruínas  arqueológicas com alguns vestígios do passado.
Como Tudo Começou
A mensagem  do  evangelho  chegou  a  Filipos,  na  Macedônia,  em  51  ou  52  d.C.,  conforme  está  registrado  em  Atos  16.6-40.  Paulo  e  Silas  estavam  na  segunda  viagem  missionária  pela  Asia  Menor  (hoje  Turquia),  quando,  tendo  desembarcado  no  porto  de  Trôade  (ou  Troas),  Paulo  foi  surpreendido  por  uma  visão  de  noite  “em  que  se  apresentava  um  varão  da  Macedônia  e  lhe  rogava,  dizendo:  Passa  à  Macedônia  e  ajuda-nos”  (At  16.9).  Paulo  não  teve  dúvida  de  que  era  uma  visão  de  Deus  e,  por  isso,  partiu  para  a  Macedônia.  Desembarcou no porto de Neápolis e viajou para Filipos.

Os Primeiros Convertidos
Em Filipos,  Paulo  começou  a  pregar  a  Cristo  quando  uma  mulher  vendedora  de  púrpura,  chamada  Lídia,  que  era  da  cidade  de Tiatira,  abriu  o  coração  para  a  mensagem  de  Paulo  e  o  recebeu  em sua  casa  (At  16.14,15).  Havia poucos  judeus  na  cidade  e  gente  de outras  nações.  Filipos era,  de  fato,  uma  cidade  cosmopolita.

Nas primeiras semanas de  evangelização,  uma  vez  que  não  havia  uma sinagoga  em  Filipos,  Paulo  e  seus  companheiros  desciam  à  beira do  rio  no  dia  de  sábado  onde  se  reuniam  algumas  mulheres  e  lhes pregava  a  Cristo.  Entre  os  primeiros  convertidos  ao  cristianismo aparecem  o  carcereiro  e  sua  família,  que  foram  tocados  com  o testemunho  de  Paulo  e  Silas  na  prisão,  os  quais,  estando  com  os  corpos feridos, cantavam ao Senhor (At 16.22-34).

Pr, Elienai Cabral

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