Como o professor se Prepara idealmente para aula na Escola Dominical? - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

Como o professor se Prepara idealmente para aula na Escola Dominical?

O versículo 28 de Lucas 14 faz um alerta: vai edificar? Então planeje! O versículo cita uma torre, e podemos pensar em uma casa, um prédio ou, podemos ir mais longe, e pensar na edificação de vidas.
Li em um livro de John Maxxuel sobre o conselho de um velho carpinteiro a seu jovem aprendiz: "Meça duas vezes e serre apenas uma. 

Esse conselho é bom tanto para a construção de casas quanto para a edificação de vidas." Uma organização prévia potencializa o resultado de qualquer empreendimento.
Leia também:
 E a isso que se propõe alguém que assume o compromisso de lecionar na Escola Dominical. É esse o seu dever diário, que se torna manifesto no domingo. E isso só é possível com planejamento, amor e dedicação.


Cada aula é uma grande oportunidade e deve ser muito bem aproveitada. Para isso ela tem de ser pensada e arquitetada com antecedência para que os devidos ajustes possam ser feitos. Pois cada aula é uma ocasião única para fortalecer bases, acrescentar tijolinhos à fé de alguém, construir muros de proteção espiritual, aprumar  paredes, contribuir para a renovação de mentes e transformação de vidas (Rm 12.2).

O professor, independente da área em que atua, deve esforçar-se para que seu aprendizado nunca termine, pois, antes de ser professor, ele é um aprendiz. Sua formação precisa ser contínua e diversificada.

Segundo Lécio Dornas, teólogo e educador cristão, os seguintes aspectos, quanto ao preparo do professor, devem ser observados:

  Clique e leia também:
PREPARO ESPIRITUAL: O professor da Escola Dominical, antes deve ser um servo obediente e dependente em tudo do seu Senhor, um adorador e um exemplo a ser copiado. Sua devoção deve ser diária e suas experiências com Cristo enriquecerão as suas aulas.

Antes de métodos e recursos didáticos, o professor precisa saber o caminho da cruz. Os alunos da EBD precisam de um professor motivado e motivador, sereno e confiante, alegre e com paz no coração. E essas características são aperfeiçoadas em nós na proporção da nossa intimidade com Deus, pois são aspectos do fruto do Espírito Santo (GI 5.22).

PREPARO BÍBLICO: a leitura bíblica deve ser um hábito na vida de todo cristão, especialmente do professor. Fazer uso de dicionários, inclusive da língua portuguesa, concordâncias é um meio de melhorar nossa compreensão e enriquecer nosso vocabulário.

PREPARO DIDÁTICO: muitos educadores cristãos acreditam que conhecimento bíblico basta para ensinar a Bíblia, mas estão enganados. Quando Paulo nos orienta a nos esforçarmos para exercer com excelência nosso ministério, está dizendo, também, para pensarmos nas várias maneiras em que uma aula pode ser ministrada.
A criatividade tem de ser trabalhada e colocada em prática, tudo isso visando um maior alcance, um melhor aprendizado.

É urgente o entendimento da orientação que Paulo nos dá em Romanos 12.7: esmerem-se, dediquem-se ao máximo! Que nós, professores, compreendamos essa necessidade e nossa valorosa missão, nos esforçando para que cada aula seja um momento oportuno para o agir do nosso Mestre.





Post Bottom Ad