Lição 6- Meus pais têm religiões diferentes, e agora? - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

Lição 6- Meus pais têm religiões diferentes, e agora?

Obs. Lições Bíblicas de Adolescentes – 2°tri. De 2016 – CPAD
TEXTO BÍBLICO
Mateus 10.37
DESTAQUE
"Quem ama o seu pai ou a sua mãe mais do que ama a mim não merece ser meu seguidor. Quem ama o seu filho ou a sua filha mais do que ama a mim não merece ser meu seguidor" (Mt 10.37).

LEIA TAMBÉM:
Trocando ideias
Estar em dúvida sobre o que fazer certamente é uma situação pela qual você já passou. Atender a uma ordem dos pais, trocar de celular, começar a dieta, praticar uma atividade física etc.

Mas quando a questão é obedecer a Deus não pode haver espaço para dúvidas, pois obedecê-Lo deve ser sempre a nossa resposta. Agora, quando obedecer a Deus pode significar uma orientação religiosa diferente dos seus pais, o que fazer?

ESTUDANDO A BÍBLIA
Por certo, e por diversas vezes, você já se viu em situações em que não concorda com a opinião e a escolha de seus pais. E não há nada de errado nisso.
Por sermos diferentes é bastante comum que essas diferenças apareçam em nossas escolhas. Mas como sabemos, a Bíblia nos orienta sobre a maneira de como Deus espera que tomemos as nossas decisões e de como amá-Lo acima de todas as coisas.

O nosso Deus não quer ser o motivo de brigas e desentendimentos em sua família e, por isso, Ele deseja lhe mostrar como ser um instrumento de salvação em sua própria casa.

A RELIGIÃO
Você saberia explicar o que é religião?
Podemos entendê-la como o conjunto de práticas e crenças relativas às coisas sagradas que é adotado por um grupo de
pessoas.
Por exemplo, você muito provavelmente está em uma igreja crista, que por sinal é classificada como parte de uma estrutura religiosa em nosso país.

Uma de nossas práticas é o hábito de se reunir regularmente para cultuar a Deus e uma crença nossa é a da inspiração divina da Bíblia, pois cremos que ela é a Palavra de Deus.

Nós vivemos num país de liberdade religiosa, onde cada cidadão tem o direito de exercer a religião que lhe agradar. Nós somos cristãos, seguidores de Jesus Cristo, o que nos coloca numa posição de extrema importância na diversidade religiosa, pois o nosso Senhor nos ensinou que devemos amar a todo ser humano indistintamente da sua religião.
Isso não quer dizer que devemos concordar ou apoiar em tudo a quem pensa diferente de nós, mas que precisamos afirmar os nossos pontos de fé, entretanto, sem infringir o mandamento áureo que Jesus nos entregou (Mc 12.31). E o primeiro lugar onde enfrentamos essa situação é em nossa família.

AS RELIGIÕES DOS MEUS PAIS SÃO DIFERENTES, E AGORA?

Como abordar o assunto dentro de casa?
O melhor caminho é sendo um exemplo de servo do Senhor, vivendo em amor e respeito.

Jamais esqueça que eles são seus pais, a Bíblia nos ordena que devemos honrá-los e isso não depende de qual seja a sua religião. E por amá-los é que devemos insistir em levá-los a conhecer a mensagem do Evangelho.

Certa vez Jesus foi visto por alguns homens pregando e ensinando como quem tinha autoridade para falar, pois viram que Ele vivia o que pregava e isso lhe dava autoridade e peso em suas palavras.

Se você é um cristão e quer pregar o amor de Deus, antes de fazê-lo, viva em obediência com suas atitudes e, em seguida, pregue o amor de Deus.

A Palavra nos ensina que Deus é amor e que em Jesus podemos entender mais facilmente o que é amar. A vida de Jesus é um exemplo claro, sua obediência até o fim e o seu empenho em fazer sempre a vontade do Pai nos ensina o que é amar a Deus acima de todas as coisas.

Em Gaiatas 1.4 vemos que por obediência a Deus, Jesus se entregou para ser morto por nós. Com certeza não há maior demonstração de amor do que essa. Se você ama a Deus, deve também amar o seu próximo (l Jo 4.21).

E não há outra maneira de expressar o seu amor, a não ser se colocando no lugar do próximo, assim como Cristo se fez próximo de nós. Por isso, antes de tomar qualquer atitude pense: como você gostaria de ser tratado em tal situação?
Agindo assim, você demonstrará o seu amor ao próximo e consequentemente também a Deus, mesmo em situações de diferenças.

PREGAÇÃO SEM PALAVRAS

E natural que conhecendo o amor de Deus, tenhamos o desejo de pregá-lo a todas as pessoas que conhecemos, principalmente, as da nossa família.

Que cristão não tem o desejo de dizer "Eu e minha casa servimos
ao Senhor"?

Porém, o serviço a Deus e a pregação do Evangelho devem ser feitos com sabedoria e cuidado. Caso contrário, não alcançaremos o objetivo de levarmos o Evangelho.

Vejamos algumas orientações encontradas na Bíblia para esse fim:

1) A palavra não pode ser mentirosa.
Deus disse: Este povo com sua boca diz que me respeita, mas na verdade seu coração está longe de mim. A adoração deste povo é inútil..." (Mt 15.8,9). Somos um instrumento para outras pessoas conhecerem a Deus. Mas Deus só aceita a nossa adoração e nos usa quando esta for feita em espírito e em verdade.

2) A boca fala do que o coração está cheio (Mt 12.34).
As palavras ditas por você refletirão o sentimento do seu coração. Se você diz ter o amor de Deus como pode usar palavras que não refletem esse amor?
Jesus disse que o que sai da boca contamina o homem porque isso vem do coração (Mt 15.18). Para que sua boca diga palavras purificadoras, tenha um coração segundo o coração de Deus.

Atender ao chamado de Deus para ser um anunciante das Boas Novas, vai muito além de pregar palavras. Servimos a Deus a todo tempo, inclusive quando estamos calados.

Em Mateus 25.40 Jesus nos diz que quando fazemos algo para um necessitado, na verdade fazemos a Ele. Hoje, temos os mais diversos tipos de necessitados, pessoas com fome, frio, carentes de atenção e de amor. Cuidar destas pessoas com amor é a maneira mais eficaz de falar alto do amor de Deus.

Conclusão
Nossos pais são as pessoas que mais amamos, e por isso queremos vê-las sempre felizes. Porém, às vezes não conseguimos corresponder as suas expectativas e tomamos decisões contrárias a suas vontades. Caso a decisão de seguir a Cristo seja somente sua e não de toda a sua família, não se revolte e tão pouco volte atrás da sua decisão. Mas que através de você e das suas atitudes, a sua família veja a demonstração do amor de Deus.

MARQUE A RESPOSTA CORREIA
Em qual verso, não consta o mandamento do Senhor "Ame o Senhor, teu Deus com todo coração; com toda a alma e toda a mente”.
(        ) Mt 22.37
(        ) Lc 10.27
(        ) Mt 15.4

COMPLETE COM AS PALAVRAS QUE ESTÃO FALTANDO
Ser um _____ das Boas Novas, vai muito além de pregar_____, somos ______ inclusive quando estamos______. Pôr-se no lugar do ______, atendendo as suas
_______ com amor e por ______, é a maneira que temos de falar mais _____do amor de__________.

palavras / Deus / necessidades / calados / alto / amor / falar / mensageiros / anunciante / próximo




Blog: Subsídios ebd
A ferramenta de Pesquisas e Estudos dos Professores e Alunos da Palavra de Deus" (sub-ebd.blogspot.com.br). 
ATENÇÃO! Todos os artigos aqui postados podem ser reproduzidos, desde que a fonte seja citada com link para o site (sub-ebd.blogspot.com.br).

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad