FECHAR
Clique e acesse
 

Obs. Lições Bíblicas de Adolescentes – 2°tri. De 2016 – CPAD
TEXTO BÍBLICO
Texto Bíblico
Provérbios 17.6, Salmos 119.63
Destaque
"Eu sou amigo de todos os que te temem, de todos os que obedecem às tuas leis" (SI 119.63).



Trocando ideias
Eles estão sempre ao nosso lado, seja nos momentos bons ou nos momentos ruins. Como seria a vida sem eles?
Quando você precisa decidir alguma coisa importante, com quem você compartilha?
Com seus pais ou com seus amigos?
Você e os seus pais são amigos? Saiba que os seus pais são uma fonte confiável de amizade e conselho para você!
 
Sim, é verdade, o que seria do mundo sem os nossos amigos? Um provérbio da Bíblia nos diz: "Assim como os perfumes alegram a vida, a amizade sincera dá ânimo para viver" (Pv27.9). Mas mais importante que o nossos amigos, são os nossos pais e, por isso, devemos estar atentos aos conselhos deles, pois os nossos pais nos amam e a eles Deus confiou a responsabilidade de cuidar e de nos ensinar sobre a vida e os caminhos divinos (Pv 22.5).

A AMIZADE É UM PRESENTE DE DEUS
Ah, como é bom ter amigos. Esse mundo com suas dificuldades e conflitos se torna muito mais fácil de viver quando temos amigos verdadeiros. Como o provérbio acima nos ensina, os amigos nos dão muita força para caminhar na vida. Quem acha um bom amigo, acha um irmão (Pv 17.17). Já em nossa casa fomos presenteados com a nossa família para nos ajudar em todo tempo como amigos fiéis.
Uma realidade que vemos cada vez mais distante são os pais como amigos dos seus filhos.
O dia a dia tem feito com que os filhos se distanciem cada vez mais dos pais, abrindo um terrível espaço a ser ocupado por pessoas indesejáveis, prontas para nos levar a um caminho de destruição, ao invés de um caminho bom. Cada vez mais adolescentes se distanciam dos seus pais fazendo-se amigo de pessoas que não possuem algum temor do Senhor, com discursos sutis e com palavras que queremos ouvir, se entregam aos desejos humanos sem nenhuma preocupação. £ quando os pais percebem já é tarde, já não sabe se relacionar com o filho e isso se torna um processo autodestrutivo.

Você como adolescente cristão deve tornar sua relação de amizade com seus pais um canal de bênção para sua vida. Eles devem ser os seus melhores amigos, neles você pode confiar, sabendo que seus conselhos servirão para ajudá-lo. Além do mais, nossos pais possuem uma experiência de vida que é maior do que a nossa, eles já viveram muitas situações que nós nunca experimentamos; algumas das quais espero que você nunca experimente.
Qual a última vez que você compartilhou alguma decisão importante com os seus pais?

CONFLITO DE GERAÇÕES
Você pode pensar: "que careta, meu pai não sabe de nada".

E verdade que o tempo em que os nossos pais foram adolescentes era bem diferente de hoje, não só no jeito de se vestir e pentear o cabelo, mas também em relação à oportunidade de se fazer coisas erradas e a dimensão da violência hoje espalhada por todos os cantos do nosso país; no tempo deles não era bem assim. A verdade é que os nossos pais podem nos ajudar muito a enxergar a vida ainda hoje e tomar as decisões mais adequadas. Por mais que sejamos espertos e inteligentes, a experiência de vida que só se ganha vivendo é de muita importância para entendermos a existência e principalmente tomar decisões corretas.

A diferença de tempo entre a geração dos nossos pais e a nossa também afeta muito a percepção das coisas, apesar da experiência deles, é fato que o nosso modo de ver o mundo é diferente, o contexto é outro! Nisso
percebemos o conflito de gerações, mas não esqueça que devemos todo respeito aos nossos pais, e isso nem de longe quer dizer que somos melhores que eles ou que estamos prontos para tomar decisão sem a ajuda deles. Apenas significa que ao ouvirmos os seus conselhos devemos fazer a "tradução" para a nossa atualidade. Afinal, você acha que o conselho dos seus pais tem valor?

MEU AMIGO FALA UMA COISA E MEUS PAIS DIZEM OUTRA. E AGORA?

Um dia chegará a grande situação: o conselho de um amigo é contrário ao conselho dos seus pais. E agora?

Os amigos nem sempre vivem os mesmos valores que você, e nem sempre são cristãos. Tenha cuidado, pois a Bíblia nos ensina que as amizades podem nos influenciar positivamente, mas também podem nos influenciar negativamente. Infelizmente, você já deve ter visto muitos amigos se perderem, e até mesmo perderem a própria vida devido a influência das amizades.

Não existe esse discurso que "não tem nada a ver andar com fulano", a verdade é que as más companhias podem sim nos levar para o mau caminho.

Saiba que os seus pais sempre querem o melhor pra você e suas experiências poderão lhe ajudar a tomar suas próprias decisões. Não se arrisque contrariando o conselho dos seus pais. Lembre-se: Deus ama aquele que honra e obedece aos seus pais.

Conclusão
A vida é ainda melhor para ser vivida com amigos e Deus já nos deu a nossa família como amigos fiéis e companheiros, pelos quais podemos pedir conselhos com segurança. Que nós possamos ser uma influência divina na vida dos nossos amigos, e que possamos rejeitar tudo aquilo que for influência contrária à vontade de Deus.

ATIVIDADES EM CLASSE

Quem é o seu (a) melhor (a) amigo (a)?

Numere as duas frases de acordo com as respectivas expressões:
( 1 ) Bom amigo ( 2 ) Mau amigo
(  )   Fala o que queremos ouvir, só está presente nos bons momentos.
(   )   Fala a verdade, dá bons conselhos e se faz presente em todos os momentos.
Recapitulando
Esse mundo com suas dificuldades e conflitos se torna muito mais fácil de viver Você como adolescente cristão, deve tornar sua relação de amizade com seus pais um canal de bênção para sua vida. Seus pais devem ser seus melhores amigos, neles você pode confiar, sabendo que seus conselhos servirão para lhe ajudar. Por mais que você seja esperto e inteligente, a experiência de vida é de muita importância para entender a vida e principalmente tomar decisões, Porém, saiba que os seus pais querem o melhor para você e as suas experiências de vida poderão ajudá-lo a tomar decisões.
Refletindo
1. Quais são as atitudes de um bom amigo?
2. Você se considera um bom amigo?   

3. Você e seus pais são amigos? Que tal se dedicar a melhorar esta relação.


Blog: Subsídios ebd
A ferramenta de Pesquisas e Estudos dos Professores e Alunos da Palavra de Deus" (sub-ebd.blogspot.com.br). 
ATENÇÃO! Muitos dos nossos artigos aqui postados podem ser reproduzidos, desde que a fonte seja citada com link para o site (sub-ebd.blogspot.com.br).

 
Top