O que é Liderança?

O tema "liderança" está na moda. Diversos livros são publicados todos os anos abordando o assunto. Empresas e igrejas investem em formação de novos líderes. Institutos e pesquisas continuam apontando a necessidade de mais líderes no Estado, nas corporações e em especial nas igrejas.
É importante que se compreenda que uma pessoa não se torna líder apenas porque recebeu este título ou porque foi nomeada para determinado cargo.


A liderança é construída.
Uma pessoa pode sim começar a exercer uma liderança a partir de uma nomeação. Mas há lideranças informais, que surgem espontaneamente no dia a dia e estas costumam exercer grande influencia no grupo.
Líderes não se definem por idade. Qualquer professor observador consegue identificar em sua turma quem é o líder.

Sendo entendida como uma construção, a liderança precisa de um bom alicerce. E este fundamento são os valores do líder. Os princípios e a forma de ver o mundo irão direcionar a maneira como o líder se relaciona com as pessoas.
Por exemplo: um líder auto-suficiente tenderá a ser controlador; Outro inseguro tenderá a desconfiar dos membros de sua equipe; àqueles que são otimistas, terão facilidade de empreender grandes projetos.

Jesus foi o maior líder da história.
Em sua vida podemos ver um inspirador modelo de liderança: "a liderança servidora''. - Ele mesmo disse: "Porque até o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar muita gente." (Mateus 20:28) E em sua prática ministerial podemos identificar os valores que são bons alicerces para construirmos nossa própria liderança. São alguns deles...

• Relacionamento com Deus - É impensável uma pessoa querer liderar o povo de Deus sem uma aliança com o Senhor. O líder cristão precisa zelar pela sua intimidade com o Pai.

• Compromisso com a verdade - Para ser líder é preciso ter caráter. Nenhuma pessoa se sujeita a uma liderança desonesta. O líder cristão é chamado para ser luz, para ser o exemplo. E só quem vive em verdade pode ensinar a Verdade.

• Amor ao próximo - Liderança diz respeito a pessoas. Não há como servir sem amar. O amor é o principal combustível do líder cristão. Quando tudo fica difícil, é o amor que faz o líder continuar firme.

• Perseverança no propósito da liderança - Ao contrário do que muitos pensam liderança não é uma questão de prestígio, mas de responsabilidade. O líder cristão não pode perder o seu senso de propósito. Ele tem uma missão: levar as pessoas até Cristo e ajudá-las na caminhada.
Todos nós podemos ser líderes no Reino de Deus. Para liderar não é necessário nomeações, mas um coração disposto a servir. Conforme Jesus nos ensinou, liderança e serviço andam lado a lado. Siga os valores que Jesus e engaje-se na missão do Reino de Deus: "salvar muita gente"! ( Mt 20:28).
MAXWELL, John. Os 5 níveis de liderança. Ensinador Cristão, n° 66/Divulgação: sub-ebd.blogspot.com


Compartilhar:

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !