Teologia da Prosperidade - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

Teologia da Prosperidade

A teologia da prosperidade de foi e continua sendo ilusória e maléfica. Os amantes do dinheiro vivem iludidos e enganados por essa teologia. As consequências disso são terríveis.

CONSEQUÊNCIAS DA TEOLOGIA DA PROSPERIDADE
Primeiro, essa teologia promove o desejo incontrolável de ser rico. Os ouvintes recebem uma espécie de lavagem cerebral. De imediato, creem que toda pobreza provém do Diabo. Cria em suas mentes uma forma distorcida de prosperidade.

Partindo da premissa de que todo o bem provém de Deus e todo o mal provém do Diabo, o pregador da TP (teologia da prosperidade) ensina com afinco a prosperidade material para todo o crente que tem fé. Diz que ser rico e próspero nas coisas materiais sempre é um bem, por isso é sinal de ser abençoado por Deus, de possuir muita fé e virtude. Já ser pobre é defeito e deficiência na fé - um pecado.
Em segundo lugar, há a fomentação de um "evangelho" triunfalista, que prega uma vida sem derrota ou fracasso. Isso não corresponde à verdade da existência cristã, nem em nossos dias, nem nos tempos apostólicos. Jesus padeceu e foi desprezado.

O apóstolo Paulo falou de perseguição, fome, nudez e outros sofrimentos (2Co 11.23-27; Lc 9.23).
Tiago foi morto à espada; Epafrodito esteve doente, quase à morte; Timóteo sofria do estômago; Paulo tinha um "espinho na carne" (At 12.1-2; Fp 2.25-27; ITm 5.23; 2Co 12.7-10).

Em terceiro lugar, o ouvinte torna-se vítima do princípio da confiabilidade. Ele cai em tentação e laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína (1Tm 6.9,10).
Tentação, no grego, é peirasmos, que significa teste, provação. Também pode significar a tentação de fazer errados na vida.

Cilada ou laço é, no grego, pagis, que significa "armadilha", como aquelas que são usadas para apanhar animais e pássaros, levando-os a seu cativeiro ou destruição.
Essa condição leva o homem a perder o domínio próprio para seu detrimento pessoal. Ele se torna cativo de forças estranhas e malignas, exteriores, como é o caso do "poder de Satanás". Em 2Timóteo 2.26 lemos sobre "os laços do diabo".

Concupiscências, no grego, é epithumia, que significa desejo ou anelo bom ou mau. No contexto pecaminoso, significa desejos malignos, "anelos perversos".
Na tentativa de obter riquezas materiais, a personalidade inteira do indivíduo será perturbada. Quando tiver atingido o seu alvo, já será uma pessoa depravada. Passará a utilizar-se de seu dinheiro para satisfazer paixões ilícitas, dando-se a licença de experimentar os frutos proibidos.
Citando a forma distorcida da doutrina da prosperidade, Joe Magliato, no seu livro O Evangelho de Wall Street, escreve: "Nós temos sido vítimas da nossa cultura. A obsessão americana com o sucesso, estratagemas vários e o prazer têm criado um Evangelho americanizado - um Evangelho pervertido que ensina: 'E sereis conhecidos pelos vossos Cadillacs'".

Tenho amigos que, ouvindo as pregações da Teologia da Prosperidade, objetivando melhorar financeiramente, venderam casas e outras propriedades, doaram tudo. E ficaram sem nada! Essa é uma das terríveis consequências da Teologia da Prosperidade. Deus tenha misericórdia! O Brasil e o mundo estão cheios deles. Lamentavelmente!

Por: Nestor Henrique Mesquita / Divulgação: sub-ebd.blogspot.com


Blog: Subsídios ebd
A ferramenta de Pesquisas e Estudos dos Professores e Alunos da Palavra de Deus" (sub-ebd.blogspot.com.br). 
ATENÇÃO! Muitos dos nossos artigos aqui postados podem ser reproduzidos, desde que a fonte seja citada com link para o site (sub-ebd.blogspot.com.br).

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad