FECHAR
Clique e acesse
 

Leitura bíblica: “E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou”(Rm 8.30).

PROBLEMA: Paulo mostra que todos a quem Deus "chamou" também "justificou" e "glorificou" (Rm 8:30). Mas Jesus disse que "muitos são chamados, mas poucos escolhidos" (Mt 20:16).

RESPOSTA APOLOGÉTICA
A palavra "chamou" está sendo usada em sentidos diferentes. Isso não é algo incomum nas diversas línguas humanas.

Considere, por exemplo, a seguinte sentença: "O suco da manga que ele saboreava caiu e manchou a manga da sua camisa". Obviamente a palavra "manga" está sendo usada em dois sentidos diferentes. Da mesma maneira, Paulo e Jesus estão empregando o verbo "chamar" com sentidos diferentes, o que pode ser evidenciado da seguinte maneira:

CHAMADA GERAL
CHAMADA ESPECIFICA
Chamada para a salvação
Chamada de salvação
Para todos os homens
Somente para crentes
Não efetiva
Efetiva para a salvação

Em resumo, quando Jesus referiu-se a que muitos são "chamados", ele estava falando de um convite geral para que todos viessem a crer. Paulo, entretanto, refere-se àqueles que receberam uma chamada específica de Deus, pela qual Deus leva os crentes à salvação. O primeiro caso é a chamada a todos para a salvação; o segundo é a chamada de salvação a alguns
MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia / Norman Geisler - Thomas Howe
 
Top