Quatros obstáculos à oração

LEITURA BÍBLICA: "Por isso, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei, porque as vossas mãos estão cheias de sangue." (Isaías 1:15).
Alguém poderá agora dizer: E mesmo assim não tenho um espírito de oração; não consigo orar sem cessar! 
Então há sérios obstáculos à oração em tua vida; coisas que paralisam as tuas asas de oração.

No nosso texto o Senhor diz: não ouvirei as vossas orações, porque as vossas mãos estão manchadas de sangue. Lemos o mesmo em Isaías 59.1-3: “Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vosso pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça. Porque as vossas mãos estão contaminadas de sangue e os vossos dedos de iniquidade; e os vossos lábios falam mentiras, a vossa língua profere maldade.”

Aqui temos o primeiro obstáculo à oração.
 Aquele, cujos dedos estão manchados de sangue, é um assassino. 
Teus dedos estão manchados de sangue? “Não”, respondes. Não o digas tão precipitadamente. A Bíblia diz: “Todo aquele que odeia a seu irmão é assassino.” (1 Jo 3.15) 

Se no teu coração há algum ódio contra qualquer pessoa, tuas mãos estão manchadas com sangue. Deus afasta-se de ti, quando oras. Tu o percebes; o céu parece ser de bronze, não consegues penetrar. 
Por isso, peço-te: vai e te reconcilia com teu irmão e com tua irmã. Experimentarás que o espírito da oração será derramado sobre ti; serás uma pessoa de oração.

O segundo obstáculo, pelo qual Deus não pode ouvir tuas orações, é encontrado em Isaías 56.3: “os vossos lábios falam mentiras, a vossa língua profere maldade”. 
Não percebeste ainda como um poder te domina, levando-te a falar coisas negativas sobre outros quando estás com algumas pessoas? 

Já não falaste coisas terríveis de um pregador do Evangelho a um irmão? Com isso tocaste um ungido do Senhor! A difamação piedosa é algo do pior. Tenho, por exemplo, comunhão cordial e respeito profundo por algum irmão. Então vens e me contas coisas más da sua vida. No mesmo momento, em que ouço essas coisas, o laço invisível da comunhão entre mim e ele se parte. Encontroo e continuo amável como antes, mas no meu coração está o veneno da difamação. Ele o sente, mas nada pode fazer, pois não sabe o que foi falado sobre ele. Quantas vezes já prejudicaste o bom nome de alguém através de falatório, dizendo coisas que nem podes provar. 

Lembra-te que isso é abominável diante d Deus. Podes orar quanto quiseres – o Senhor fecha o céu sobre ti, enquanto não te arrependeres da difamação e a reparares. 

Se sabes que alguém realmente está errado, então fala com o Senhor e com ele pessoalmente sobre isso, mas não o conta adiante. No Salmo 15.1-3 está escrito: “Quem, Senhor, habitará no teu tabernáculo? Quem há de morar no teu santo monte? O que vive com integridade, e pratica a justiça, e, de coração, fala a verdade; o que não difama com sua língua, não faz mal ao próximo, nem lança injúria contra o seu vizinho”.

Peço-te: arrepende-te dos pecados da tua língua. Liberta-te do espírito da tagarelice, pois a Bíblia diz: No muito falar não falta transgressão” (Pv 10.19).

O terceiro obstáculo nos é descrito em 1 Pedro 3.6-7: “como fazia Sara, que obedeceu a Abraão, chamando-lhe senhor, da qual vós vos tornastes filhas, praticando o bem e não temendo perturbação alguma.  Maridos, vós igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, por isso que sois juntamente herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações.”

As orações, de vocês casais, são impedidas se algo não estiver certo no casamento. Sara chamava seu marido de “senhor”, mas era herdeira da mesma graça. A mulher deve ser submissa ao seu marido, pois ele é a cabeça, como Cristo é a cabeça da igreja (veja Ef 5.22-25). Isso não quer dizer, porém, que o marido pode ser um ditador tirano, pelo contrário. 

Em 1Pedro 3.7 é ordenado ao marido que honre sua mulher, para que suas orações não se interrompam. 
Todas as tensões e problemas do casamento procedem do fato de Jesus Cristo, o crucificado, não estar entre vocês. Este é um casal feliz, para o qual Jesus é o centro. 

Quando durante divergências os dois “eus” se aproximam ameaçadores, Jesus está entre eles, e nele eles se encontram sempre de novo. A mulher assume a sua posição diante do marido porque o ama, e o homem a sua, diante da mulher, porque ambos amam o Senhor. 

Pergunto aos casais: o casamento de vocês é levado de maneira a não interromper as orações? Se não, arrependam-se! Arrependam-se rapidamente, pois a hora está adiantada.

O quarto sério obstáculo é a desobediência. 
Em Provérbios 28.9 está escrito: “o que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável”. 

A lei é a Palavra de Deus. O Senhor quer dizer que: Aquele que fecha seus ouvidos, seu coração, à Palavra (o ouvir bíblico significa: concordar em obediência), a sua oração é abominável. João diz com alegre certeza: “e aquilo que pedimos, dele recebemos” (1 Jo 3.22). 

Por quê? “porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos diante dele o que lhe é agradável”.
Entretanto, presenciei em muitas reuniões de santificação que, quando o Espírito Santo acusava alguns crentes e eu liberava a oração, muitos filhos de Deus acusavam a Deus dizendo: Sim, Senhor, dá-me que eu seja obediente. 

No fundo, isso significa: Se não me torno obediente, então a culpa é tua, Senhor. – Por isso, não progrides e não te tornas uma pessoa de oração, porque estás disposto a ser piedoso e a orar piedosamente, mas não a obedecer na prática. Não penses que Deus tem interesse nas tuas considerações teológicas durante a oração. Ele não tem interesse nas tuas lamentações. A Deus interessa a tua obediência! “Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar” (1 Sm 15.22). Pode ser que agora respondas: Mas, Deus dá o querer e o poder. – Isso Ele te dá neste momento, em que torna viva sua Palavra em ti, pelo Espírito Santo.


Fonte: CHAMADO A ORAR – Por Wim Malgo / Reverberação: www.sub-ebd.blogspot.com

Blog: Subsídios ebd
A ferramenta de Pesquisas e Estudos dos Professores e Alunos da Palavra de Deus" (www.sub-ebd.blogspot.com). 

Compartilhar:

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !