Lição 1 – Na Bíblia, a Bússola da Vida - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

Lição 1 – Na Bíblia, a Bússola da Vida

TEXTO BÍBLICO
Salmos 119.97 – 104
97 Oh! quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia.
98 Tu, pelos teus mandamentos, me fazes mais sábio do que os meus inimigos; pois estão sempre comigo.
99 Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação.
100 Entendo mais do que os antigos; porque guardo os teus preceitos.
101 Desviei os meus pés de todo caminho mau, para guardar a tua palavra.
102 Não me apartei dos teus juízos, pois tu me ensinaste.
103 Oh! quão doces são as tuas palavras ao meu paladar, mais doces do que o mel à minha boca.

104 Pelos teus mandamentos alcancei entendimento; por isso odeio todo falso caminho.
DESTAQUE
"A tua palavra é lâmpada para guiar os meus passos, é luz que ilumina o meu caminho" (SI 119.105).

LEITURA DEVOCIONAL
SEG................................................................Dt 4.2
TER............................................................Ez 1.3;63.;12.25
QUA...............................................................Mt 4.4
QUI................................................................Lc 8.9 - 15
SEX................................................................1Co 1.18 SÁB................................................................Ef 6.17
DOM...............................................................Tito 1.1-5



Prezado professor, você é privilegiado, pois tem a oportunidade de ensinar aos adolescentes da sua igreja. Uma faixa etária marcada por confusão de ideias, por identidades, por questionamentos, irritabilidade e tantas outras marcas que fazem desta fase da vida um das mais difíceis de ser administrada.

Lembre de que você também foi um adolescente. Lembrar-se dessa fase da vida é fundamental para alcançar o êxito na educação dos nossos pequenos jovens. Estes não são mais crianças, mas igualmente, não são adultos. Ou seja, trata-se de uma fase de transição da personalidade e dos sentimentos. Por isso, questionam as regras, as normas, sentem-se inseguros e indecisos. Aqui, o nosso desafio é abordar um tema que remete-os exatamente ao que lhe é o oposto nessa faixa etária: a Doutrina Cristã.

Estudaremos as principais Doutrinas Cristãs. Longe de decorar um monte de regras, desejamos que os adolescentes compreendam e amem mais ao Senhor nosso Deus; a Cristo, o nosso Salvador; o Espírito Santo, o nosso Consolador. Que creiam nos dons espirituais, sejam batizados no Espírito Santo, amem a Igreja de Cristo, tenham a esperança da vinda e da eternidade com Cristo. Mas, sobretudo, vivam como Cristo Jesus viveu!

VOCÊ SABIA?
Que "doutrina" significa "ensinar, instruir, educar". A palavra vem do latim doctrina e do verbo docio. Tecnicamente, a palavra remete-nos à ideia de um conjunto de princípios e orientações que formam a base de um sistema religioso. No caso da Igreja de Cristo, sua doutrina está fundamentada na Bíblia Sagrada. Ou seja, todo princípio e para a vida emerge das Escrituras Sagradas.
Devido às acusações despropositadas, sob o regime do império romano, a Igreja teve de expressar sua fé em poucas linhas. Isto ocorreu nos dois primeiros", séculos de nossa história. Para que essa comunicação da fé fosse clara ao mundo daquela época, a Igreja publicou o Credo Apostólico primeiro, documento oficial da Igreja Cristã.
A BÍBLIA, O LIVRO DO POVO
A palavra Bíblia é o plural de "livro" e "rolo". No idioma antigo, a língua grega, o termo "Bíblia" significava "coleção de livros", uma coleção de obras literárias em único volume. Quando os seus pais colocam a Bíblia nas mãos, ou você a conduz nos braços, de uma só vez, sessenta e seis livros são carregados num único volume. Há mais de dois mil anos, na época de Jesus, isso não era possível. Primeiro, porque não havia o Novo Testamento e depois, não existia máquinas para unificar e imprimir os livros que formam a Bíblia hoje. Por f alar em "Testamento", você sabe o que esta palavra significa? "Pacto", "Contrato" e "Aliança". A Bíblia está dividida em dois testamentos: o Antigo e o Novo. A partir destes dois documentos uma aliança foi realizada para com um povo em particular, Israel (Antigo Testamento); e outra universal, para todos os homens e mulheres do mundo, a Igreja (Novo Testamento).


TEXTO DO PROFESSOR
Pegue uma Bíblia e apresente aos alunos. Pergunte a eles sobre como a Igreja do Novo Testamento lia a Bíblia. Ouça as respostas com atenção. Em seguida, explique que no tempo dos apóstolos ainda não havia um único livro identificado como Novo Testamento. Quando a Igreja se reunia para cultuar a Deus, lia o Antigo Testamento. £ quando recebia as cartas apostólicas, as lia nas reuniões semanais. Posteriormente, e paulatinamente, estas cartas foram consideradas, pela igreja, mas inspiradas por Deus. Até que, por milagre e inspiração divina, pudéssemos hoje ter os 27 livros reunidos em o Novo Testamento, mais os 39 do Antigo.
Totalizando 66 livros na Bíblia. Afirme para os alunos que, se hoje temos uma Bíblia em mãos é um milagre de Deus! Povos do mundo todo têm entrado em contato com a Palavra de Deus e sido transformados pelo Evangelho do Senhor Jesus. Mas, infelizmente, muitos povos, igualmente, nunca ouviram falar de Jesus e nem tiveram acesso, ao menos, a um versículo da Bíblia em sua própria língua. Por isso, devemos agradecer a Deus, pois temos a sua Palavra em nossas mãos. Não apenas agradecê-lo, mas honrá-lo meditando dia e noite nas Escrituras.
A palavra Bíblia plural de "livro" e "rolo". Marque a resposta correia em relação ao significado da Bíblia.
[   ] Epístolas de Paulo
[   ] O livro de Salmos
[X ] Coleção de livros
[   ] Coleção de jogos
[   ] O livro de desenhos

BÍBLIA FOI REDIGIDA POR PESSOAS
A pergunta "Como a Bíblia foi escrita e para quem foi dirigida?" nos ajuda a compreender a forma de Deus revelar a sua Palavra aos seres humanos.

Em primeiro lugar, a Bíblia não caiu do céu com zíper e tudo. O nosso Deus usou pessoas simples, em épocas diferentes, de povoamentos distintos, com habitantes e hábitos diversos aos nossos. Mas que ao longo de aproximadamente 1600 anos, ou seja, 16 séculos, organizaram o conjunto do livro sagrado, a Bíblia.

O Antigo Testamento vem do povo judeu e, séculos mais tarde, tornou-se o livro dos cristãos. É composto por trinta e nove livros (39). Nestes escritos aparecem os nossos primeiros pais da fé, guerreiros, juízes, reis, rainhas, animais, e tantos outros personagens que podem deixar você admirado. A maneira como vemos Deus hoje tem origem neste Testamento da Bíblia. Ele aparece como o Criador, o Pai cuidadoso dos filhos amados. Ali também pessoas oraram ao único Deus verdadeiro, outras choraram, mas se fortaleceram no Senhor. Não há pessoas que fiquem indiferentes à leitura do Antigo Testamento.

O Novo Testamento é formado por vinte e sete livros (27). Ele nos conta a história de Jesus de Nazaré, dos seus discípulos e, mais tarde, dentre estes, os doze apóstolos. O Novo Testamento conta-nos como as igrejas foram formadas e multidões passaram a crer em Jesus como o Salvador. Entretanto, bem lá no início da história da Bíblia não existiam as divisões que hoje conhecemos—Antigo e o Novo Testamentos, números de capítulos e versículos, etc. Estas vieram depois de um tempo para que, didaticamente, compreendêssemos mais facilmente a leitura da Bíblia. A soma de todos os livros da Bíblia é 66. Isto é, temos ao todo na Bíblia, 66 livros.

AUXÍLIO DIDÁTICO
O cânon bíblico está fechado. A revelação infalível que Deus fez de si mesmo já foi registrada. Hoje, Ele continua falando através dessa Palavra. Assim como Deus revelou a si mesmo, e inspirou os escritores a registrar essa revelação, Ele mesmo preservou esses escritos inspirados e orientou o seu povo na escolha destes, a fim de garantir que a sua verdade viesse a ser conhecida. Não se deve acrescentar outros escritos às Escrituras canónicas, nem se deve tirar delas nenhum escrito. O cânon contém as raízes históricas da Igreja Cristã, e o cânon não pode ser refeito assim como a história não pode ser mudada(Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. CPAD, 2007, p.115).

A BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS
Pela fé, cremos que Deus inspirou pessoas no passado para redigir a sua Palavra e revelar-nos as riquezas do seu Reino e da sua justiça. Podemos conhecer a vontade de Deus somente pela sua Palavra. A Bússola da Vida revelou-nos o Pai Celestial através dos homens mortais, fazendo-nos conhecer a sua vontade:
a) Abraão.
O próprio Deus se revelou a Abraão, nosso pai na fé, pela Palavra (Gn 1-3). Com Abraão somos herdeiros das promessas da fé por Cristo Jesus (G! 3.6-9).

b) Moisés.
O Senhor entregou a Moisés os Dez Mandamentos. Estes mandamentos eram instruções sobre a nossa relação com Deus e com as outras pessoas (Êx 20.1-17).

c) Os Profetas.
Através dos profetas, os mensageiros de Deus, o Senhor revelou seus planas para Israel. Corrigiu-os quando era preciso corrigir e os consolou quando era a hora de consolar (Is 7; Os 6.1-3; 2 Pe 1.19-21; 3.14-16).

d) Os Apóstolos.
Os apóstolos do Senhor Jesus Cristo escreveram várias cartas para orientar as igrejas que foram estabelecidas por eles. Essas igrejas reconheciam os escritos dos apóstolos como ensinos inspirados por Deus. As cartas dos apóstolos guiaram a Igreja de Cristo nesses 21 séculos de história cristã (2 Tm 3.16,17; 2 Pe 1.19-21).

e) Jesus Cristo.
A maneira pela qual Deus tem falado nestes últimos dias é através do seu Filho, Jesus Cristo (Hb 1.1-4). A partir de Jesus, a Palavra de Deus transformou-se em homem (Jo 1.1-5). Ele é a palavra plenamente revelada por Deus ao seu povo!

AME A PALAVRA!
Quando uma pessoa escreve-nos um bilhete carinhoso e afetuoso ficamos surpresos e percebemos o quanto somos valorizados por alguém que, talvez, nem tivéssemos tão em alta conta assim. Você um dia não sentiu isto a respeito de algum colega? Este é o sentimento que deve haverem nosso coração com relação a Deus e a sua Palavra.
Através do seu Filho, o Pai nos revelou a sua Palavra para vivermos uma vida de alegria e paz. Mas precisamos conhecê-la. A Bíblia é preciosa e eterna. A Palavra de Deus é a vida escrita para nós. E o carinho de Deus o qual eu e você devemos desfrutar. E só podemos conhecer a Deus através de Jesus Cristo, o seu amado Filho. Este está na Palavra. Ele é a Palavra!

Quem vê o Filho vê o Pai! Ame a Palavra!
Uma das melhores maneiras de aprendermos a Palavra de Deus é participando de cultos onde ela tenha destaque: O culto doutrinário, a Escola Dominical e as pregações dos cultos públicos. São oportunidades para aprendermos mais a Palavra do Senhor Desenvolva o hábito de levar papel e caneta em sua Bíblia ou use o bloco de notas para fazer anotações e apontamentos na hora da pregação. Leia a Bíblia. Comece pelo Novo Testamento. A melhor maneira de conhecer a Palavra de Deus é lendo-a e estudando-a. Busque conhecer mais ao Senhor através da Palavra!


Revista de Adolescentes - Professor 

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad