Técnicas de memorização

A Prenda a memorizar versículos bíblicos, capítulos,  feitos e ensinamentos.
Primeiramente você deve saber que Memorização não se restringe a versículos. Ela pode ser aplicada de outras formas como memorizar feitos bíblicos, capítulos, ensinamentos, etc... Outro aspecto importante: Memorizar não é decorar. Neste caso você esquece rápido, mas naquele o que você guardou em sua mente, acompanhará você por toda vida.
Primeiro passo: Leitura exaustiva



Leia o texto exaustivamente, no mínimo 10 vezes ou até sentir que o conteúdo em linhas gerais comece a fixar-se em sua mente. Quando for capaz de lembrar dos pontos principais do texto então já está perto do ponto ideal para passar ao passo seguinte. A leitura dever ser feita de uma forma especial: leia em voz audível, olhando o texto atentamente e como um todo. Evite focar linha a linha, procure ver o texto na página, como se fosse um desenho no papel.

Segundo passo: Repetição

A base da técnica que adotaremos aqui é a repetição. Consiste na leitura de um certo texto um número indeterminado de vezes, variando este número de acordo com a pessoa. Não se trata de uma leitura simples, mas de uma leitura extremamente atenta, onde os esforços não são dirigidos para entender, mas para guardar. Você deve usar os olhos, ver o texto; da mesma forma que você olha para um quadro ou gravura. A fim de facilitar a assimilação, você deve quebrar o texto em partes, usando para isto a própria pontuação do texto. 

Vejamos um exemplo:
"Tampouco queremos, irmãos, que ignoreis acerca dos que dormem, para que não entristeçais como os demais que não tem esperança."

I. Ts. 4.13
Quebrando o texto temos:

"Tampouco queremos,": repita diversas vezes esta parte, até sentir que está em você. Pronto?

Passe para a seguinte.

irmãos,: Repita o processo. Pronto? Agora você deve repetir as duas primeiras partes juntas, vela abaixo:

"Tampouco queremos, irmãos”,: Repita isso muitas vezes. Você adquirirá com o tempo,  experiência para saber quando parar. Concluído, passe para a terceira parte.

Deixando as duas primeiras armazenadas, passe agora para esta parte e repita o processo de repetição.

"que ignoreis acerca dos que dormem,"

Agora ajunte as três partes. Repita as três juntas:

"Tampouco queremos, irmãos, que ignoreis acerca dos que dormem,"

Pronto? Muito bom! Agora guarde estas três e vamos para a última. Repita o processo.

"para que não entristeçais como os demais que não tem esperança."

Assimilou? Então vamos falar todas as partes de uma vez?

"Tão pouco queremos, irmãos, que ignoreis acerca dos que dormem, para que não entristeçais como os outros que não tem esperança."


Uma vez concluída a memorização, você deve repetir o versículo mais algumas vezes incluindo agora a referência, no caso, 1Ts. 4.13. Assim, toda vez que você ouvir o texto lembrar-se-á da referência e vice-versa. Quando ocorrer de estar em um culto e ouvir a referência, mas não conseguir lembrar o texto, então você deve repassar o versículo até que fique gravado em sua memória. Este é o processo básico. Com o muito praticar você começa a falar com o texto e isto começa a facilitar a memorização. No texto acima, por exemplo, note que uma parte pede a outra e assim quando você percebe isto começa a ficar mais fácil lembrar o que está faltando.

A primeira parte diz: Tão pouco queremos. Quem não quer, não quer alguma coisa de alguém. O alguém aqui é irmãos e o que não se quer dos irmãos: que ignoreis acerca dos que dormem. Quem quer, quer alguma coisa de alguém para alguma finalidade. Qual a finalidade? para que não entristeçais como os outros que não tem esperança."

A primeira vista parece difícil, mas com o tempo se torna automático. Quando, pois, for memorizar um texto, secione o mesmo e observe o que pode ser perguntado ao texto. Assim se você esquecer de uma parte pode perguntar ao texto qual a parte que está faltando, até que ela seja inculcada em sua mente.

Terceiro passo:  escrever

Você já ouviu algum aluno de alguma escola dizer o seguinte: "Eu tive o maior trabalho de fazer a cola e nem precisou. Eu lembrei de tudo."? Sabe por quê isto acontece? Porque aquilo que ele ouviu, ele dispôs-se a escrever. O ato de escrever ajuda a fixar o que foi lido e ouvido. Escreva tudo o que você memoriza. Estes são os três passos básicos no estilo de Memorização proposto neste treinamento, existem outros que podem ser aprendidos de escolas profissionais e que estão à disposição daqueles que desejarem se aprofundar nesta área.

O que memorizar?
O professor deve selecionar o que vai memorizar, fazer um planejamento. 

Memorizando por assunto

Se você pretende memorizar versículos sobre um determinado assunto como por exemplo esperar, então você deve usar uma chave bíblica para localizar os textos que falem sobre isto. Você pode usar ainda uma Bíblia que tenha um bom sistema de referências. Neste caso, a Versão Corrigida é uma das mais simples e possui um bom sistema de referências. Uma vez selecionado os textos, mãos à obra.

Memorizando pontos principais

Outra forma de Memorização é você selecionar dentro de um livro os principais versículos do mesmo. Para isto leia o livro atentamente marcando todos os textos que você julga importante.

Memorizando temas

É importantíssimo para o professor saber o que trata cada livro da Bíblia, o seu tema central. Ainda em relação a temas você pode memorizar todos os capítulos que falam acerca de um mesmo assunto. Um exemplo quais os capítulos que falam sobre carne sacrificada aos ídolos? At. 15; I Co. 8,10. E assim por diante. Invente a sua maneira, Deus pode te levar a seguir outros rumos dentro desta disciplina.

Conclusão

De maneira resumida, isso é o mínimo necessário que você precisa saber acerca da memorização. Tenha certeza de uma coisa: se você praticar, ainda que seja este mínimo, você perceberá a diferença com o tempo. Não se desespere, tenha paciência. Depois fazer uma ou duas memorizações você poderá determinar o seu ritmo. Um, dois, três, dez versículos por dia, não importa. O importante é fazer.


Fonte: Apontamentos Teológicos
Compartilhar:

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !