O Louvor e a Adoração Infantil - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

O Louvor e a Adoração Infantil

A música é divina e exerce uma atração especial sobre as crianças. Elas gostam de cantar! E são na grande maioria espontâneas e sinceras em sua adoração. Os pequeninos cantam porque gostam e quando não querem participar, não tem jeito - não abrem nem a boca - e não há regente que as faça cantar.

JESUS E O LOUVOR DOS PEQUENINOS
Certa vez, Jesus entrou no Templo e ficou indignado com a falta de reverência das pessoas. O louvor e a adoração haviam sido substituídos pelo comércio (Mt 21.12). O que se ouvia ali não eram aleluias e glórias ao Todo-Poderoso, mas o grito dos cambistas e dos que comercializam os pombinhos que eram utilizados nos sacrifícios. O Mestre ficou indignado! Jesus colocou toda aquela "turma " no seu devido lugar. O louvor, a adoração e a oração estavam sendo substituídos. Porém o texto bíblico no versículo 15 mostra que os sacerdotes (os principais) e os escribas ficaram muito revoltados com a adoração das crianças (Mt 21.15). Pasmem! Eles não se envergonharam com o fato de a Casa de Deus ter sido transformada num "covil de salteadores" (v. 13), porém ficaram aborrecidos com o louvor e adoração espontâneos dos pequeninos.

Leituras sugeridas – Clique e leia:



As crianças não tiveram dificuldades em perceber que diante delas estava o Salvador. Elas louvavam e adoravam ao Messias, não pelas maravilhas que viram Jesus operar. Atualmente para adorar a Deus, muitos precisam ver milagres. Esses se esquecem de que o maior milagre de Deus, Jesus, está presente. Na sua pureza, humildade e sinceridade as crianças perceberam que aquEle homem era o Filho de Deus e que somente Ele merecia receber a honra, a adoração e o louvor.

O Mestre então declara: "Sim, nunca lestes: Pela boca dos meninos e das criancinhas de peito tirastes o perfeito louvor?" (M t 21.16). Jesus não aceitou a ideia absurda de calar os pequeninos. Ele recebeu o louvor das crianças (v. 16), mostrando que não existe idade para adorar ao Senhor. O Pai procura os que o adoraram em Espírito e em verdade. É muito bom ver o amor e o carinho que Jesus dedicou às crianças.

A CRIANÇA NA ATUALIDADE
A cada dia a infância parece ficar mais curta. São tantas as atividades e responsabilidades a que elas são submetidas que não sobra tempo para ser criança. Já se foi o tempo que a vida de criança era boa. Agora é escola pela manhã, à tarde curso de inglês e espanhol, informática, natação, balé e outras coisas mais.
Até na adoração e no louvor na igreja a situação está mudando. É a tal da adultização precoce no louvor. As crianças já não querem cantar mais as músicas infantis. Elas querem cantar as músicas dos adultos, dos grupos gospel que estão fazendo sucesso.

Por quê? Porque esses louvores agradam os adultos. Muitos dirigentes de corais e conjunto infantil não gostam dos cânticos infantis e acabam influenciando as crianças. Certa vez, um grupo de crianças falou: "A igreja pega fogo, tia, quando cantamos essa música!" As crianças precisam louvar a Deus com hinos que elas compreendam a letra. Precisam saber o que estão cantando. Porém, vale dizer que tem muita música infantil sem conteúdo. Não podemos subestimar a capacidade da criança.
A letra da música precisa ter conteúdo bíblico. Por isso, leia com atenção a letra das músicas antes de cantar com as crianças.

A MÚSICA INFANTIL
Para cada faixa etária, tem os um tipo de música. Para as crianças do pré-escolar, por exemplo, a letra deve ter frases diretas, palavras simples, de fácil com preensão e repetidas, o que torna a aprendizagem mais fácil. A música não deve variar muito o tom. A melodia deve ser fácil.


Em uma classe de Escola Dominical ou culto infantil, não cantam os por cantar. Em primeiro lugar, cantam os para adorar a Deus. O louvor é uma forma de gratidão. Cantam os porque a música facilita a aprendizagem. Por intermédio da música as crianças aprendem, de forma lúdica, verdades fundamentais da Palavra de Deus, ou seja, doutrinas. A criança até pode esquecer as histórias, mas os cânticos dificilmente elas esquecem, nem que seja o refrão. Por meio do louvor elas também evangelizam os familiares. Quantos pais foram alcançados pela Palavra de Deus mediante o louvor das crianças? Elas podem levar a mensagem da salvação por meio dos cânticos.
Quem não gosta de ouvir uma criança cantar? Faça sempre do período de cânticos um momento especial. As crianças precisam saber que esse é um momento de adoração a Deus e que o Senhor merece o melhor. Nossos cânticos devem ser dirigidos tão som ente ao Senhor (SI 100.1). Por isso, nossas crianças precisam conhecer a Deus e ao seu Filho Jesus.

A Bíblia relata que Samuel desde p e q u e n o viveu no Templo junto ao sacerdote Eli, porém em 1 Samuel 3.7 lemos que 'ele ainda não conhecia ao Senhor’ . Triste, não? Existem milhares de crianças que vão à igreja, pertencem a famílias cristãs, cantam nos conjuntos de crianças, corais, mas também não conhece a Jesus com o Salvador. A fé em Cristo não é herdada, mas a prendida. Existe a crença infundada de que nascer em um lar evangélico e frequentar a Escola Dominical ou a igreja é suficiente para que a criança receba a salvação e se torne um cristão. Isso não é suficiente. Vou fazer uma analogia bem simples para que fique bem claro o pensamento: 'Deixar o seu filho (a ) durante várias horas em uma cozinha vai fazer dele(a) um cozinheiro (a)?

ADORAÇÃO VERDADEIRA E SEM LIMITES
Deus deseja uma adoração espontânea e sincera, por isso, ensine as crianças não som ente a cantar, mas a amar a Deus e a Jesus Cristo de todo o coração. As crianças precisam louvar a Deus pelo que Ele é. Muitos prometem algum tipo de recompensa se cantar toda a música ou se participar do coral, porém a motivação deve ser correta — louvamos ao Senhor pelo que Ele é.

VEJA ALGUMAS OBSERVAÇÕES IMPORTANTES QUANTO AO LOUVOR INFANTIL:
1. Ore antes de escolher os louvores. Peça a direção de Deus, pois Ele conhece o coração de cada criança;
2. Ensine as crianças a louvar a Deus independentemente das circunstâncias.
3. Oriente as crianças para que louvem a Deus com alegria e entusiasmo. Por isso, é importante que vocês sorria, brinque com elas e deixe a glória de Deus refletir em seu rosto.
4. Você pode brincar, mas é importante que as crianças saibam que você está no comando.
5. Seja um adorador. As crianças percebem o seu modo de adorar a Deus. Um verdadeiro adorador entusiasma os outros.
6. Incentive as crianças a ler a Palavra de Deus e a orar.
7. Ensine as crianças o princípio da gratidão. O louvor é resultado de um coração grato.
8. Oriente as crianças para que louvem a Deus de todo o coração. Que o louvor de nossas crianças continue a ecoar na Casa de Deus: " Hosana a o Filho de Davi! "

Fonte: Ensinador Cristão, n° 70 – CPAD
Por: Telma Bueno
Reverberação: Subsídios EBD
Acesse Aqui o Curso para Professores da EBD

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad